domingo, 26 de março de 2017

Lição da semana: 27 de março a 02 de abril, 2017

Tema: A irrealidade

Leitura alternada

Joel 1: 12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.

Ao se especificar todas as espécies que estavam secas, o profeta procurou deixar claro o estado de desolação no qual a terra estava. Com isso, ele também incita o povo a confiar no cuidado divino e não nas aparências materiais.

Seção 1 

Deuter. 32: 4- Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.   

O adjetivo traduzido como perfeita, no original hebraico, inclui o sentido de "completo, ínteiro". Ao ler esse versículo vemos que a lei divina está sempre atuando e a Sua retidão esta sempre presente e atuando, é continua sem interrupção.

Jeremias 23:23 Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?

O profeta desafia aqui o conceito tradicional de um Deus limitado a um determinado local, do qual seria possível fugir para fazer a própria vontade. 

1 João 4: 1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.

A palavra grega que corresponde a espírito, significa "vento", "respiração", "corrente de ar". Não se refere, portanto, a alguma entidade misteriosa ou personalidade mística. Essa palavra é muitas vezes usada no Novo Testamento para significar "ideias", "doutrinas", como em Efésios 4:14, onde o autor fala de "vento de doutrina". O verbo traduzido como provar, no original grego, possui o sentido de "analisar", "conferir a procedência".

Por isso, devemos analisar que tipo de ideias influenciam nossas atitudes e ideias.

Ciência e Saúde


205: 16 — Envoltos nas brumas do erro (o erro de se crer que a matéria possa ser inteligente para o bem ou para o mal), só podemos captar claros vislumbres de Deus quando a neblina se dissipa, ou se torna tão tênue que percebemos a imagem divina em alguma palavra ou ato que indica a verdadeira ideia — a supremacia e a realidade do bem, a nulidade e a irrealidade do mal.

Brumas: nevoeiro, neblina; aquilo que não é claro ou impede de ver ou de compreender algo com clareza.

Seção 2

Provérbios 14: 26- No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.

Aqui, o verbo traduzido como temor não inclui o sentido de "ter medo, receio de", mas sim o significado de "ser fiel a, obedecer a" Deus.

2 Reis 4: 8- Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer.   

Localização de Sunem
2 Reis 4: 10- Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.   

A frase obra de pedreiro não está presente em todas as traduções da Bíblia. Ao especificar que seria obra de pedreiro, vemos que a mulher sunamita fez um quarto com boa estrutura para Eliseu; ou seja, ela reconhecia a importância do profeta e buscou dar do seu melhor. 

Veja como algumas pessoas utilizaram a experiência da sunamita em suas orações:



Seção 3

2 reis 18: 13- No ano décimo quarto do rei Ezequias, subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá e as tomou.    28- Então, Rabsaqué se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e disse: Ouvi as palavras do sumo rei, do rei da Assíria.

No sexto ano do reinado de Ezequias (722 a. C.), o Reino do Norte (Israel) foi levado cativo para a Assíria (2Rs 18.9-11). Oito anos depois a mesma ameaça de cativeiro bateria às portas de Judá, o Reino do Sul (2Rs 18.13-37; 2Cr 32.1-20; Is 36). A confiança de Ezequias em Deus foi severamente desafiada por Rabsaqué, comandante do exército de Senaqueribe, rei da Assíria. 

O idioma mais falado era o aramaico, e o fato de Ezequias clamar em alta voz em judaico mostra que ele estava se referindo especificamente àqueles que estavam junto às muralhas das cidades.

2 Reis 19: 1- Tendo o rei Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, cobriu-se de pano de saco e entrou na Casa do Senhor.

pano de saco era um tecido escuro e grosseiro, usado pelos judeus como sinal de luto, desgraça ou arrependimento. Era o sinal exterior de que a pessoa estava passando por problemas graves ou estava grandemente arrependida. 

Seção 4

Lucas 8: 40- Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando.

É interessante notar que o verbo traduzido como esperar inclui o sentido de "ter a expectativa de"; isso mostra o preparo espiritual das pessoas.

Seção 5

Salmos 121: 8- O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

A palavra traduzida como guardar, no original hebraico, é um verbo ativo, que inclui a ideia de "estar sempre alerta, constante proteção". Ou seja, em qualquer atividade Deus está sempre atuando.

Seção 6

Prov. 19: 21- Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá.  

É interessante notar a diferença entre as palavras propósito e desígnio. A primeira tem a ideia de "plano", já a segunda inclui o sentido de "decisão, ação". 

domingo, 19 de março de 2017

Lição da semana: 20 a 26 de março, 2017

Tema: A realidade

Texto áureo Salmos 18:28  ... fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas.

Derramar luz tem o significado de iluminar, fazer brilhar. Não só a luz brilha na escuridão, mas o próprio lugar onde estava a escuridão fica cheio de luz.

 Seção 1

Gênesis 1: 1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Deus, em hebraico Eloim, é uma palavra que está no plural e significa deidade. No relato da criação em Gênesis, capítulo 1, não há referência ao mal, tudo é  bom.
Ciência e Saúde

503: 28 Deus, o Espírito, que permanece na infinita luz e harmonia de onde emana a ideia verdadeira, nunca é refletido por algo que não seja o bem.

Emanar: ter origem em

Seção 2

Salmos 86:11 Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade;
...
Versículo na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje: Ó SENHOR Deus, ensina-me o que queres que eu faça, e eu te obedecerei fielmente!

Seção 3

Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.

As palavras “Ide, ... e aprendei” eram usadas pelos rabinos no ensino. Jesus dirigiu-se aos fariseus como estudantes ignorantes de seus próprios textos. Jesus, em sua advertência, cita Oseias 6:6, no Antigo Testamento, “pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocausto.”

Fariseu: Os fariseus eram um outro grupo “leigo” (não sacerdotal, os outros eram os Essênios e os Saduceus) e se preocupavam com a forma como as pessoas viviam a lei. Frequentemente desafiavam Jesus, acusando-o de não obedecer à lei mosaica, e assim tentavam enfraquecer os ensinamentos dele.

Seção 4

João 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
...
Versículo na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje: De novo Jesus começou a falar com eles e disse: — Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. 

 Seção 5

Efésios 5:14 ...Cristo te iluminará.

A palavra traduzida como “iluminar” tem a ideia de “amanhecer”.


Cristo é comparado a “uma luz que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,” 2Pedro 1:19.


Para mais ideias de cura assista à palestra "A cura cristã" clicando aqui

domingo, 12 de março de 2017

Lição da semana: 13 a 19 de março, 2017

Tema: A matéria

Leitura alternada

Isaías 58:12 Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os  fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.

As antigas ruínas é uma referência ao estado no qual a terra dos Israelistas ficou após o exílio de 70 anos. O autor aqui se refere à uma restauração espiritual, que fica claro no versículo 61:4.


Seção 1

Jeremias 2: 13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manacial das águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Jeremias utiliza uma imagem muito comum da época para clarificar seu ponto, mancial e cisternas. Onde há um manacial, uma fonte sempre jorrando, não existe a necessidade de se fazer uma cisterna; ou seja, Deus é a fonte de todo o bem e proteção, porém frequentemente nos volvemos para coisas materiais para assegurar o bem.


Isaías 40: 26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

Nesta época, os judeus estavam cativos na Babilônia, por isso foram expostos a muitos cultos pagãos. Aqui, o autor usa a ideia das estrelas para simbolizar a presença de Deus e mostrar que não há nada que possa igualar Seu poder.

Seção 2

Gênesis 9:1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.

É interessante notar que Deus repete a mesma benção de quando criou o homem (Gênesis 1:28).

Veja como algumas pessoas utilizaram a experiência de Noé nas suas vidas:

Viajando na arca

A arca de Noé - do ponto de vista espiritual

Ciência e Saúde

96: 12 (...) A desagregação das crenças materiais pode parecer fome e peste, carência e aflição, pecado, doença e morte, que assumem novas fases até que sua nulidade apareça.

Desagregação: dissolução, divisão.


Seção 3

Ciência e Saúde

356: 8 A matéria não é o vestíbulo do Espírito. (...)

VestíbuloPeça por onde se passa ao entrar numa casa ou apartamento, e que frequentemente serve de passagem para os outros cômodos. Espaço entre a rua e a entrada de um edifício.


domingo, 5 de março de 2017

Lição da semana: 06 a 12 de março, 2017

Tema: A substância

Leitura alternada

Deuter. 30:9 O SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o SENHOR tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais;


Deuteronômio, o quinto livro da Bíblia, foi assim chamado na primeira tradução para o grego, a Septuaginta. Esse nome significa: "Segunda lei, repetição da lei". Nele estão repetidos os Dez mandamentos, já incluídos no livro de Êxodo, e são acrescentadas e detalhadas diversas outras leis que visavam a estabelecer regras para a vida dos Israelitas na terra que eles passariam a habitar após a travessia do deserto. O povo de Israel havia sido um povo de pastores antes de ir para o Egito e nos primeiros tempos de sua estadia lá. Depois, tornara-se um povo escravo, fabricante de tijolos e serventes de construção. Ao entrar na terra de Canaã, eles iriam enfrentar uma nova revolução na economia: tornar-se-iam um povo de agricultores (a agricultura era uma atividade estranha à sua cultura e até um tanto desprezada), além de voltar à atividade pastoril. Daí a promessa contida no versículo acima, para encorajá-los a enfrentar essas novas atividades nas quais seriam abençoados como o foram seus ancestrais. 

Deuter. 28:12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; ...

Os cananeus acreditavam que Baal enviava a chuva e o orvalho. Mas Deus assegurou a Israel que Ele é quem controla os céus e faz frutífera as terras. 

Seção 1

 4| Tiago 1:18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

Primícias ou primeiros frutos eram simbolicamente oferecidos a Deus como reconhecimento de Seu domínio sobre a terra. Primícias (Houaiss): primeiras coisas de uma série; os primeiros frutos colhidos; os primeiros animais nascidos num rebanho.

Seção 2

7| 2 Reis 4:1 Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos.

A Bíblia (Lv 25:39-45) e outras leis antigas permitiam a venda de membros da família como escravos para o pagamento de dívidas. Neste caso vemos a lei de Deus atuando para impedir tal acontecimento e ao mesmo tempo fornecendo o sustento para a viúva.

Seção 3

12| Salmos 27:4 Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.

Um comentarista faz a seguinte paráfrase desse versículo: "Uma coisa peço ao Senhor e me empenharei em consegui-la: que eu possa estar constantemene em comunhão com Deus, contemplando a harmonia da Sua perfeiçãoe sentindo a proteção da Sua presença".

Salmos 27:13 Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. 
 
Versículos na Bíblia na Linguagem de Hoje: "Estou certo de que verei, ainda nesta vida, o SENHOR Deus mostrar a sua bondade".
Seção 4

16| Lucas 12:15 ...Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

No original grego a palavra avareza (pleonexia) tem a ideia de "desejo ávido de ter mais, cobiça.

Também é interessante notar que nos versículos 17, 18 e 19 os verbos estão na 1ª pessoa demonstrando o apego ao ego e à fortuna pessoal. (17- E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18- E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstrui-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19- Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.)
                                                                                                                                                                                                                     Seção 5

18| Atos 3:1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.

Os apóstolos com frequencia atuavam como parceiros. E durante o aprendizado deles, Jesus os enviava de "dois em dois". 

No Templo havia três orações diárias: as 9 da manhã e as 3 da tarde quando acontecia os sacrifícios diários, e ao por do sol. A hora nona era 3 horas da tarde. 

Seção 6

20| Mateus10:8 Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

"de graça recebestes, de graça dai" um comentarista bíblico estabelece uma relação dessas palavras de Jesus com Deuter. 15:10 [Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o SENHOR, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes]. Cristo livremente nos concede esses dons.

Ciência e Saúde 

28| 241:19-21 - A substância de toda a devoção é o reflexo e a demonstração do Amor divino, curando a doença e destruindo o pecado.

Devoção: Dedicação diligente e criteriosa; empenho.