segunda-feira, 18 de maio de 2015

Lição da Semana: 18 a 24 de maio, 2015

Tema: A Alma e o corpo

Texto áureo ... nós somos santuário do Deus vivente,...


No original grego, a palavra traduzida como santuário tem um significado mais amplo que inclui a ideia de "lugar para a manifestação divina". Por isso podemos entender este versículo como "nós podemos manifestar o Deus vivente"

Leitura alternada

Salmos 27:4 Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.

Um comentarista faz a seguinte paráfrase desse versículo: "Uma coisa peço ao Senhor e me empenharei em consegui-la: que eu possa estar constantemente em comunhão com Deus, contemplando a harmonia da Sua perfeição e sentindo a proteção da Sua presença."

Salmos 27: 5 Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.

pavilhão e o tabernáculo eram partes do templo, que simbolizava a presença de Deus com os homens, e eram, portanto, lugares seguros, refúgios. A rocha é outro símbolo de segurança e muitas vez, na Bíblia,  é usada como metáfora para o próprio Deus. 

Jeremias 32: 41 Alegrai-me-ei por causa deles e lhes farei bem, plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

É interessante notar que o verbo plantar inclui a ideia de estabilidade, ou seja, Deus assegura nossa estabilidade com firmeza.

Seção 1

1 Cor. 6: 20 - Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

A palavra glorificai significa "reconhecer a verdadeira substância", "valorizar a verdadeira origem".


Seção 2

Josué 14: 6 Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal: e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.

A promessa de Deus a respeito de Calebe encontra-se em Números 14: 24 "Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá."

Josué 14:7 Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.

Aqui é feita referência a um acontecimento narrado nos capítulos 13 e 14 do livro de Números. O povo de Israel havia fugido do Egito e estava chegando ao limiar da Terra Prometida. Moisés enviou doze homens a espiar a terra de Canaã, para ver se poderiam entrar nela. Dez voltaram dando parecer desfavorável e só dois, Josué e Calebe, incentivaram o povo a ter confiança na promessa divina e seguir em frente.

Seção 3

Salmos 24: 3 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?

Na Bíblia, o monte aparece em ocasiões em que o homem faz contato com Deus. Foi em cima de um monte que Moisés foi chamado a realizar sua missão e foi sobre o monte que recebeu os Mandamentos. Foi sobre o monte que Elias ouviu o "cicio tranquilo e suave". Jesus foi transfigurado sobre um monte. O monte do Senhor tem portanto o significado de elevação espiritual, de revelação.

Salmos 24: 4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.

Nesse versículo, a palavra hebraica traduzida como jurar significava "prometer solenemente, perante Deus, fazer ou deixar determinada coisa". Equivalia a um contrato. Jurar dolosamente seria então, prometer já com a intenção de não cumprir.

Atos 22: 16 E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados.

O  demorar significa quando procrastinamos a mudança, já compreendemos a verdade espiritual, mas relutamos em modificar nosso pensamento e agir. No original grego esse verbo significa, literalmente, "saber que algo tem que acontecer, mas postergar que aconteça"

Com os primeiros cristãos, o batismo deixou de ser uma prática de arrependimento e limpeza do corpo, mas uma maneira de reivindicarmos nossa pureza espiritual.

"Batismo. Purificação pelo Espírito; imersão no Espírito." (Ciência e Saúde p.581:26)

Seção 4

Mateus 11: 2,3 Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhes: És  tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?

Assim como a maioria dos judeus, João talvez tivesse imaginado a vinda do Messias de forma diferente de como Jesus estava agindo, e agora, preso na fortaleza de Herodes, sem poder seguir de perto a carreira do Mestre, João começa a duvidar e manda pedir uma confirmação.

Marcos 7: 34 depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te!

O fato de a Bíblia apresentar a expressão "Efatá" e depois a tradução "Abre-te" é porque Jesus falou no dialeto da época, o aramaico, e o livro de Marcos foi escrito em grego; por isso o autor quis manter a palavra original que Jesus falou, mas colocou uma tradução para as pessoas poderem entender o que ele havia dito. 

Seção 5

Salmos 103: 2 - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

A palavra traduzida como benefícios não significa "vantagem" como atualmente, mas se refere especificamente às recompensas por se agir corretamente. Deus corrige, perdoa, cura e ama a todos incondicionalmente. 

Atos 3:2, 6 - Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.(...) Pedro, porém lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!

Vemos aqui um homem desesperado pela cura - ele nunca havia andado e tinha que ser carregado todos os dias até a porta do templo. Como aleijado, ele era considerado impuro, impedido de entrar no templo. Pedro viu a necessidade do homem e deu o que tinha. Pedro deu uma ordem para o homem se levantar em nome de Jesus Cristo, não por acreditar que o nome de Jesus tinha algum poder, mas por saber que a natureza de Cristo vê a todos como homem perfeito e tem autoridade. E com isso a cura veio imediatamente. 

Ciência e Saúde

92: 32 Acaso dizes que ainda não é chegada a hora de reconhecer a Alma como substancial e capaz de controlar o corpo?(...)

Substancial: o que é mais importante, essencial, fundamental, básico
.
Seção 6

Isaías 54: 10 - Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti.

Segundo os comentaristas bíblicos, essa passagem não é uma profecia de que os montes serão retirados. É antes uma comparação. Os montes e outeiros são as coisas mais estáveis que podemos imaginar, contudo, a misericórdia e a aliança do Senhor são mais estáveis. Ainda que os montes se mexam, a misericórdia de Deus continuará firme.

Isaías 54: 11 - Ó tu, aflita, arrojada com a tormenta e desconsolada! Eis que eu assentarei as tuas pedras com argamassa colorida e te fundirei sobre safiras.

Não se tem certeza sobre o que seria essa argamassa colorida. Alguns dizem que seria algo pintado com uma substância brilhante e colorida, também usada para pintar as sobrancelhas e ressaltar o brilho dos olhos. Outros acham que talvez se trate de uma espécie de mosaico. De qualquer forma, a mensagem desse versículo quer dar a ideia de gloriosa beleza. Os fundamentos de safiras podem ser entendidos como fundamentos sólidos, bonitos e preciosos, como as safiras. 

Atos 14: 19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastam-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade.


Antioquia, Icônio, Listra e Derbe foram cidades que Paulo e outros apóstolos visitaram juntos durante a primeira viagem para pregar os Evangelhos. Como muitos judeus se converteram ao cristianismo, as autoridades judaicas e outros judeus se enfureceram contra Paulo. Em Icônio, os apóstolos souberam de uma conspiração para os apedrejarem. Como vemos neste relato, alguns judeus rodearam Paulo e o apedrejaram até o terem como morto. Porém, Paulo levantou-se completamente são e foi para Derbe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário