domingo, 3 de maio de 2015

Lição da Semana: 4-10 de maio de 2015

Tema: Adão e a queda do homem


Leitura alternada

Romanos 13.11   ... já é hora de vos despertardes do sono; ...

Na filosofia grega, o sono era tomado como símbolo de fraqueza, inatividade, apatia. No Novo Testamento, a palavra assume também um significado moral, indicando o estado temporal das coisas, sendo que o despertar significa a compreensão das realidades espirituais.

Leitura alternada

Isaías 52.2 Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.

Um comentarista diz, com relação a esse versículo, que o povo deve sacudir o pó das dúvidas e do medo, deve soltar-se das cadeias que estes representam. A ordem de levantar-se e tomar assento é em contraposição à atitude de prostração e abatimento de alguém que se arrasta no sofrimento.

Isaías 52.3   Porque assim diz o SENHOR: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados.

Segundo o comentarista, essa frase é uma forma de dizer: “Teus captores não têm nenhum direito sobre ti, tua liberdade não precisa ser paga.

Isaías 52.9   Rompei em júbilo, exultai à uma, ó ruínas de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.

Jerusalém estava em ruínas, pois fora atacada e destruída pelos babilônios. O profeta porém encoraja ao júbilo e à exultação, apesar das aparências de ruínas, antecipando a restauração e a volta do povo levado cativo. O comentarista faz notar que “consolou” e “remiu” estão no passado, embora aos olhos humanos a libertação ainda não tenha acontecido. Parece que o profeta via a salvação como já tendo ocorrido, embora não fosse visível ao olho humano.

Seção 1

Gênesis 1.26, 27   Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Há dois verbos distintos nesses versículos: “criar” e “fazer”. No original, “criar” é um verbo que significa “dar início” e é usado exclusivamente para a ação de Deus, em todo o Antigo Testamento. Por outro lado, “fazer” significa “modelar, dar feições, estabelecer os pormenores daquilo que é criado”. Vemos, então, que esses pormenores são à imagem e semelhança de Deus.

Ciência e Saúde

502: 27-3 ... Essa criação consiste no desdobramento de ideias espirituais e suas identidades, que estão abrangidas na Mente infinita e são para sempre refletidas.

Desdobramento: desenvolver(-se) sucessivamente; desenrolar(-se).

Seção 2

Isaías 2.22   Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz. Pois em que é ele estimado?

Um comentarista observa que “o homem cujo fôlego está no seu nariz” é aquele que se deixa levar pela arrogância, ambição, tentando se tornar igual a Deus. O imperativo “afastai-vos” no seu original traz implícita a ideia de confiar em Deus e não nos mortais.

Ciência e Saúde

306: 33-3 ... A origem de toda desarmonia humana foi o sonho de Adão, o sono profundo no qual se originou a delusão de que a vida e a inteligência procederam da matéria e nela foram introduzidas.

Delusão: engano, delírio

Seção 3

A serpente: Algumas culturas no antigo Oriente médio associavam a serpente com a sabedoria e adivinhação. Na Bíblia, a serpente é muitas vezes descrita como símbolo do mal. Em hebraico, a palavra para serpente “nahash”  é similar à palavra “nashah” que significa “enganar”. Esse jogo de palavras enfatiza o papel da serpente como o tentador.

Isaías 52.2   Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.

Um comentarista diz, com relação a esse versículo, que o povo deve sacudir o pó das dúvidas e do medo, deve soltar-se das cadeias que estes representam. A ordem de levantar-se e tomar assento é em contraposição à atitude de prostração e abatimento de alguém que se arrasta no sofrimento.

Provérbios 31.10   Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.

Mulher virtuosa: a palavra traduzida como “virtuosa” tem, em realidade, o significado de “excelente, capaz”. O comentarista faz notar que a mulher descrita neste e nos versículos seguintes nada tem da mera “auxiliadora” do homem, de que fala o segundo capítulo do Gênesis, mas é uma pessoa com plena capacidade de prover ao sustento da família e de realizar negócios.

Ciência e Saúde

533:11-15, 25 A alegoria mostra que a serpente falante profere a primeira mentira persuasiva, que engana a mulher e corrompe o homem. ... Ela diz: “A serpente me enganou, e eu comi” como se, em humilde penitência, dissesse: “Nem o homem, nem Deus, é responsável por minha falta”.

Persuasiva: habilidade de convencer (alguém) da necessidade ou
conveniência
de; induzir.
Corromper: tornar diferente do que era originalmente; adulterar, alterar.
Penitência: arrependimento ou remorso por erro que se cometeu.

Seção 4

Romanos 13.11  E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
Na filosofia grega, o sono era tomado como símbolo de fraqueza, inatividade, apatia. No novo Testamento, a palavra assume também um significado moral, indicando o estado temporal das coisas, sendo que o despertar significa a compreensão das realidades espirituais.
Romanos 13.12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

Alguns manuscritos antigos, em vez de “obras das trevas”, dizem “armas das trevas”, o que é uma lógica contraposição às “armas da luz”.
Ciência e Saúde

342:21-22 A Ciência Cristã desperta o pecador, redime o descrente e levanta do leito de dor o enfermo desamparado.

Redimir: resgatar, reaver

Descrente: que ou aquele que não crê, que não acredita nas possibilidades ou capacidade de (alguém ou alguma coisa).

Desamparado: que ou quem não conta com amparo, com qualquer ajuda material e/ou moral; abandonado.
 Seção 5

Lucas 7.14   Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!

 Esquife: caixão de defunto

Ciência e Saúde

427: 31-3 O sonho da morte tem de ser subjugado pela Mente, aqui ou no além. ...

Subjugar: manter ou adquirir domínio sobre (alguém, si próprio ou algo).

429: 31-6 (...) Essa declaração não se limita à vida espiritual, mas inlcui todos os fenômenos da existência. (...)

Fenômeno: fato ou evento que pode ser descrito e explicado cientificamente

Seção 6

 1 Tess. 5: 5 ... vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.

A expressão “filhos da luz” significa que somos descendentes da luz. Essa expressão é um convite a pensarmos sobre a nossa verdadeira natureza, a reconhecermos que não somos da escuridão, que o pecado não faz parte de nós. Somente a estabilidade e a excelência de Deus, representada pelo Cristo, é o que pode nos influenciar.

Ciência e Saúde

546: 24 ...A prova de que o sistema exposto neste livro é cristãmente científico reside no bem que esse sistema realiza, pois cura com base no Princípio divino demonstrável, que todos podem compreender.


Sistema: conjunto de regras ou leis que fundamentam determinada ciência, fornecendo explicação para uma grande quantidade de fatos.

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