domingo, 28 de maio de 2017

Lição da semana: 29 de maio a 04 de junho, 2017

Tema: Deus, a causa única e o único criador

Leitura alternada

1 Crônicas 16: 26 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; o Senhor, porém, fez os céus.

A palavra traduzida como ídolos, aqui, tem o sentido de "inutilidade, insuficiênca". 


Seção 1

Salmos 104: 24 Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

A palavra riquezas, no original hebraico, completo, onde não falta nada. E a expressão cheia está a terra das tuas riquezas de acordo com um comentarista bíblico quer dizer que as criações de Deus estão bem distribuídas por todos os cantos, não há nenhum lugar onde falta qualquer coisa.



Salmos 104: 30 Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.


O verbo renovar em seu original tem a ideia de assim como o sol nasce todos os dias, assim nós todos os dias temos novo frescor quando guiados pelo Espírito.

Isaías 42:5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. 

Estender os céus é uma expressão usada que significa "tornar acessível a todos". 


Seção 2

1 Sam. 1: 2 ... Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.

Nos tempos mais antigos da Bíblia, a imortalidade do homem estava ligada à existência de filhos e a esterilidade significava para eles que Deus se desagradava da pessoa, por isso a mulher estéril era considerada culpada e merecedora de repreensão.


1 Sam. 2: 1, 2 Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.

Esses versículos (1 Sam. 2: 1-10) são conhecidos como "O cântico de Ana", e a ideia nele contido estão refletidos no Novo Testamento, nas palavras de Maria (Lucas 1:46-55).

Ciência e Saúde

260: 8 As concepções do pensamento mortal, que erra, têm de ceder lugar ao ideal de tudo o que é perfeito e eterno. Ao longo de muitas gerações as crenças humanas vão ganhando concepções mais divinas, e o modelo imortal e perfeito da criação de Deus será finalmente visto como a única concepção verdadeira do existir.

Concepção: compreensão, percepção, entendimento.

Perfeito: completo.

Seção 3

Êxodo 31: 2, 3 Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício. 

Com essas palavras, Deus designou Bezalel para um trabalho bem específico no tabernáculo. A palavra traduzida como artíficio é usada, aqui, para significar o trabalho de artesão.

Salmos 9: 1 Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

É interessante notar que a palavra traduzida como maravilha, ao longo do livro do Salmos, não tem o sentido de algo difícil, mas sim "ações que nos fazem lembrar da nossa ligação com Deus".

Seção 4

Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

O verbo traduzido como criar tem, no seu original hebraico, o sentido de "trazer à tona algo que já é meu". 


Salmos 51: 12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.

A Bíblia na Linguagem de Hoje dá a seguinte versão para esse versículo: "Dá-me novamente a alegria da tua salvação e faze que o meu espírito seja obediente."


Salmos 143: 10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

É interessante notar que o verbo traduzido como ensinar, no original, inclui o sentido de "exercitar", ou seja, é algo ativo que requer que façamos a nossa parte.

Mateus 9: 2-8  E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema. Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração? Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. E, levantando-se, partiu para sua casa. Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.   

É interessante notar que aqui Jesus não separa a cura e o perdoar os pecados. 

Seção 5

Atos 2:Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

Pentecostes era a segunda das três grandes festas judaicas, celebradas anualmente em Jerusalém, a sétima semana após a Páscoa. Durante a celebração, os judeus traziam os primeiros frutos de suas colheitas como gratidão, reconhecimento e boa expectativa de colheita.

Atos 2:2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.

Ventofogoáguaóleo: são símbolos constantes das Escrituras para o Espírito de Deus.

Um comentarista diz: "Espírito" é "vento". O vento é apenas o ar em movimento. A respiração é o sinônimo da vida. "Espírito" e "vida" são duas palavras para uma só coisa. 

Ciência e Saúde

136: 1-5 Jesus estabeleceu sua igreja e alicerçou sua missão sobre o fundamento espiritual da cura pelo Cristo. (...)

Alicerçar: dar fundamento ou base a; basear.

583: 13-20 Igreja. A estrutura da Verdade e do Amor; tudo o que assenta no Princípio divino e dele procede. (...)

Assentar: estabelecer de forma permanente.

Seção 6

Isaías 65: 8 vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo.

Folgareis tem o sentido de "alegrar-se, jubilar-se".

domingo, 21 de maio de 2017

Lição da semana: 22 a 28 de maio, 2017


Tema: Denunciadas a necromancia antiga e a moderna, isto é, o mesmerismo e o hipinotismo


Texto áureo 1 Reis 5:4
... o Senhor, meu Deus, me tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigos, nem adversidade alguma.

A Bíblia na Nova Versão Transformadora traz esse versículo assim: “... o Senhor, meu Deus, me deu paz em todas as fronteiras; não tenho inimigos, e tudo vai bem.”

Leitura alternada

Salmos 71:1 - 
Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.

Envergonhado deriva de uma raiz do idioma hebraico que significa “cair em desgraça, geralmente devido ao fracasso próprio ou por falha de algo em que se confiava”.

Salmos 71:3 - Sê tu para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha; ...
Rocha habitável

A expressão rocha habitável, aqui, tem o sentido de uma rocha onde eu possa fazer minha residência com segurança, ou para o lugar que eu possa recorrer e me sentir seguro.

Seção 1

Neemias 2: 1-5, 6 Aprouve (até enviar-me), 11, 16 (até fazia), 18-20 - 
1- No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. Nisã, esse mês do antigo calendário lunar hebraico caiu entre abril e maio. Vários acontecimentos em Neemias podem ser confirmados por datas em registros persas que sobreviveram ao tempo e relacionados com precisão ao calendário moderno. 19- Porém Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?  

Sambalá era governador da vizinha província de Samaria que, já naquela época, estava em rixa com os judeus. Tobias era “servo” do próprio rei Artaxerxes, ou seja, era como um alto funcionário de governo persa; estava muito bem relacionado na cidade de Jerusalém, sendo parente por afinidade do sumo sacerdote judeu e gozando de bastante influência na cidade. Gesém era xeque de uma tribo árabe que provavelmente ia e vinha livremente na região. Vemos, portanto, que os três tinham motivos pessoais para não ver com bons olhos a fortificação da cidade e o ressurgimento de uma identidade nacional judia, ainda mais sob a liderança de uma pessoa totalmente nova na cidade.

Ciência e Saúde

vii: 1-2 Para os que se apoiam no infinito sustentador, o dia de hoje está repleto de bênçãos.

Sustentar: evitar a queda, manter o equilíbrio de; manter a resistência a; resistir.

Seção 2

1 Pedro 5: 6, 8 - Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar

Sóbrio, (em grego nēphō) pode aludir à abstinência de bebidas alcoólicas. Porém na Bíblia, frequentemente, significa calma, vigilância e temperança no comportamento.


Ciência e Saúde

392: 8 Expulsar o mal e o medo permite que a verdade prepondere sobre o erro. O único caminho a seguir é firmar-se em posição antagônica a tudo o que se opõe à saúde, à santidade e à harmonia do homem, a imagem de Deus.

Antagônico: que opõe duas forças ou princípios; contrário, incompatível, oposto

96: 12-15, 24-26, 30 Mesmo agora este mundo material está se tornando uma arena de forças em conflito. De um lado haverá desarmonia e consternação; do outro lado haverá Ciência e paz. À medida que essa ultimação se aproximar, aquele que tiver pautado seu curso de acordo com a Ciência divina resistirá até o fim. Durante esse conflito final, mentes maldosas se empenharão em encontrar meios de causar males piores; mas aqueles que discernem a Ciência Cristã porão freio ao crime. Eles ajudarão a expulsar o erro. Manterão a lei e a ordem, e aguardarão com alegria a certeza da perfeição suprema.

Consternação: grande tristeza; falta de ânimo; desalento, abatimento, prostração.

Ultimação: ato ou efeito de levar a termo, de concluir; finalização, término; aprimoramento.

Seção 3

Isaías 50: 7-9 o Senhor (até ajuda) - 7- ... o Senhor Deus me ajudou, pelo que não me senti envergonhado; por isso, fiz o meu rosto como um seixo e sei que não serei envergonhado.  

Seixo é uma pedra dura, difícil de quebrar; fazer o “rosto como um seixo” indica determinação, isto é determinado a não ceder diante de oposições ou dificuldades.


Ciência e Saúde

234: 33-4 Os pensamentos e propósitos maus não têm maior alcance, nem fazem maior dano, do que nossa crença permite. Os maus pensamentos, a cobiça e os propósitos malévolos não podem ir, como o pólen errante, de uma mente humana para outra e ali encontrar alojamento sem serem percebidos, se a virtude e a verdade formam forte defesa.

Propósito: intenção (de fazer algo)

Seção 4

Neemias 6: 10 - Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te.  

Semaias propôs que eles entrassem no templo para estarem a salvo dos assassinos. Ele sugeriu que Neemias fugisse para o santuário, já que os israelistas tinham, por lei, o direito de buscar refúgio no altar fora do templo (ver Êxodo 31:13,14); porém, somente um sacerdote podia entrar no santuário. Os inimigos de Neemias procuravam tentá-lo sutilmente. Dessa maneira ele seria surpreendido cometendo um pecado e isso desacreditaria tanto ele quanto a obra que fazia.

Neemias 6:15- Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinquenta e dois dias.
  
Aos vinte e cinco dias do mês de elul corresponde ao dia 2 de outubro e o ano era 445 BCE.

Veja como algumas utilizaram o exemplo de Neemias em diversas situações, alguns desses artigos estão muito relacionados à atual situação política que enfretamos mundialmente:






Ciência e Saúde

18| 102: 17-21 As formas brandas do magnetismo animal estão desaparecendo e seus aspectos agressivos estão vindo à tona. Os teares do crime, ocultos nos recantos escuros do pensamento mortal, estão tecendo a toda hora tramas mais complicadas e sutis.

Tramar: fazer maquinação, intriga

Seção 5

Lucas 13: 12- Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;  

No novo testamento, estar enfermo era o equivalente a “falta de força, fraqueza, debilidade”. E a palavra “livre” tem os significados de:
- deixar livre, libertar um cativo i.e. soltar as cadeias e mandar partir, dar liberdade para partir
- absolver alguém acusado de um crime e colocá-lo em liberdade
- indulgentemente conceder a um prisioneiro partir
- desobrigar um devedor, i.e. cessar de exigir pagamento, perdoar a sua dívida

Ciência e Saúde

25| 473: 7-11 O Princípio-Deus é onipresente e onipotente. Deus está em toda parte, e nada, a não ser Ele, está presente ou tem poder. O Cristo é a Verdade ideal que vem curar a doença e o pecado mediante a Ciência Cristã e atribui todo o poder a Deus.

Ideal: que possui, em grau superlativo, as qualidades que se ajusta exatamente a um modelo, a uma lei;

Seção 6

Apoc. 21: 27- Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira. ...

As palavras contaminado, abominação e mentira no original grego possuem, respectivamente, os seguintes significados:

- Contaminado: “tornar (leviticamente) imundo, fazer impuro, corromper; declarar ou considerar imundo.

- Abominação: “ídolos e coisas pertencentes a idolatria”.

- Mentira: “falsidade; num sentido amplo, tudo que não é o que parece ser; preceitos perversos, ímpios, enganadores.



domingo, 14 de maio de 2017

Lição da semana: 15 a 21 de maio, 2017

Tema: A Alma e o corpo


Texto áureo: Efésios 4:24  revistai-vos do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

A Bíblia na Linguagem de Hoje dá a seguinte versão desse versículo: "Vistam-se com essa nova natureza, que Deus criou de acordo com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, que é correta e dedicada a Ele."


Seção 1

Jeremias 32: 41 Alegrai-me-ei por causa deles e lhes farei bem, plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

É interessante notar que o verbo plantar inclui a ideia de estabilidade, ou seja, Deus assegura nossa estabilidade com firmeza.

Ciência e Saúde

467: 17-19, 22-24 A Ciência revela o Espírito, a Alma, não como se estivesse no corpo, e revela a Deus não como se estivesse no homem, mas como sendo refletido pelo homem. (...)

Revelar: tirar o véu, manifestar, fazer conhecer.

Seção 2

Romanos 8:5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

Cogitar significa "pensar, meditar, refletir, imaginar, planejar, tencionar, cuidar, ficar absorto em pensamento". Um comentarista bíblico faz notar que, nas cartas de Paulo, carne indica um estado mental que aceita como reais as coisas do mundo, caracterizadas e condicionadas pela mortalidade, com fraquezas, necessidades e desejos. Os que se inclinam para a carne seriam, portanto, os que se consideram parte de uma "ordem natural" que é essencialmente material. Damos a seguir três traduções modernas desse mesmo versículo: "O homem carnal não enxerga além das coisas carnais." "Os que vivem no nível da nossa natureza inferior, têm sua perspectiva moldada por essa natureza inferior." E a terceira: "Os que vivem como dita sua natureza humana, têm sua mente controlada por aquilo que a natureza humana quer."

Romanos 8: 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 

É importante ressaltar que o verbo traduzido como agradar, no original grego, inclui o sentido de "agir conforme a expectativa, conforme o esperado".

Seção 3

2 Reis 5: 12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.

Os rios Abana e Farfar eram rios de águas límpidas, ao passo que o rio Jordão era lamacento. Além disso, na reação de Naamã está claro o orgulho nacional; afinal, nessa época a Síria era mais poderosa do que Israel. Ele estava se sentindo humilhado, por ter Eliseu simplesmente mandado um mensageiro falar com ele, em vez de atendê-lo pessoalmente.

Veja aqui como algumas pessoas utilizaram o exemplo de Naamã em suas vidas:





Seção 4

João 8: 34 Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.

Neste versículo, Jesus responde a um comentário dos fariseus "Eles responderam: Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?" (João 8:33), e deixa claro que a liberdade ou escravidão não está relacionada a hereditariedade, mas sim à nossa maneira de agir.

Efésios 4: 17,18 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração

Na linguagem bíblica, o andar significa o estilo de vida, a maneira de viver. O termo vaidade tem um significado amplo e dá a ideia de "falta de substância", "nulidade", "caos", futilidade". Um comentário bíblico diz que essa maneira de viver sem objetivos, vazia, instável, afeta a faculdade intelectual e moral de perceber a realidade (a "vida de Deus"), por isso, o Apóstolo, no versículo seguinte diz "obscurecidos de entendimento" e fala de "ignorância" e "dureza de coração".

Efésios 4:22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.

A palavra trato, também, significa "maneira de viver". Uma tradução moderna diz, nesse versículo: "A pessoa que tu costumavas ser irá te arruinar, através dos desejos que te enganam".  

                                                                Seção 5

João 3: 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

A água era para os judeus um símbolo de purificação, portanto é provável que com a expressão nascer da água Jesus estivesse se referindo à purificação dos pecados, isto é, ao batismo de arrependimento, e não a um batismo meramente cerimonial. É significativo que Jesus dissesse isso a Nicodemos, que era fariseu e "um dos principais", pois estes acreditavam que não tinham nada para se arrepender, ou seja, não precisavam mudar em nada.

João 3: 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus,

A palavra grega traduzida como de novo pode também significar "desde o começo" ou "que vem de cima". A maioria dos estudiosos bíblicos defendem que a tradução mais correta seria "que vem de cima", pois representa uma transformação completa para uma vida somente centrada em Deus.



Seção 6

1 Tess. 5: 23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


No original, a palavra mesmo quer dizer o "único, ele mesmo". Por isso, uma outra tradução para esse versículo pode ser "O único Deus da paz vos santifique em tudo;"

domingo, 7 de maio de 2017

Lição da Semana: 08 a 14 de maio, 2017

Tema: Os mortais e os imortais

Leitura alternada

1 Pedro 1:23 - 
Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

A semente corruptível refere-se ao processo material de geração, no qual a semente apodrece, corrompe-se, antes de germinar e dar origem à planta. A geração incorruptível é a espiritual, em que não há elemento material, pois provém da palavra de Deus.

Seção 1

1| Isaías 2: 5 - 
Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.   

Um comentarista diz que o termo “luz” é uma metáfora para “lei de Deus”, que ilumina o caminho e nos guia.

2| Tiago 1: 17 - Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.   

O original grego de variação tem a acepção de movimento gradual, como aquele dos astros e que, no caso do sol, produz mudança no formato das sombras, ao longo do dia. Sendo Deus o “Pai das luzes”, isto é, a origem da luz, esta é sempre plena e não muda conforme a hora do dia. A lei de Deus é espiritual por isso ela é imutável.

Ciência e Saúde

1| 552: 14-20 — A experiência humana, na vida mortal que começa de um óvulo, corresponde àquela de Jó, quando ele diz: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação”. Os mortais precisam emergir dessa noção de que a vida material seja tudo-em-tudo. Precisam romper seu casulo mediante a Ciência Cristã e olhar para fora e para cima.

Casulo: abrigo, proteção, casca

Seção 2

8| Gênesis 27: 
35 - Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua bênção.   

Astúcia: habilidade de dissimular e usar artifícios enganadores e, com isso, obter vantagens às custas de outrem; malícia, treta, artimanha.

Ciência e Saúde

7| 409: 20-23 — O homem real é imortal e espiritual, mas os chamados “filhos dos homens”, mortais e imperfeitos, são, desde o começo, falsificações que têm de ser abandonadas a favor da realidade pura.

Falsificar: dar aparência enganadora com o fim de fraudar, de contrafazer alterando o valor, de fazer passar por verdadeiro o que não é.

8| 294: 27-29, 31 O ladrão ...  O ladrão acredita ganhar algo roubando, e o hipócrita acredita estar se escondendo. A Ciência da Mente corrige tais enganos, pois a Verdade demonstra a falsidade do erro.

Hipócrita: o que ou aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso.

Seção 3

11| Gênesis 32: 1 - ... Jacó seguiu o seu caminho, e anjos de Deus lhe saíram a encontrá-lo.  

Fazia vinte anos que Jacó fugiu de seu irmão Esaú. Jacó  teve uma visão aonde “os anjos de Deus subiam e desciam” por uma escada, e também obteve a promessa da Orientação e proteção de Deus. Neste relato, Jacó está retornando para casa e, novamente, percebe e reconhece a presença divina. 
  
Gênesis 32: 30 - Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.

A expressão ver face a face o Deus incorpóreo, ou seja que não é percebido pelos sentidos, é uma metáfora que quer dizer ter uma profunda e clara compreensão da natureza divina.

Veja como algumas pessoas utilizaram esse trecho em suas vidas:





Ciência e Saúde

13| 308: 17-29 — Jacó estava sozinho, lutando contra o erro — debatendo-se com o senso mortal de que a vida, a substância e a inteligência existam na matéria com seus falsos prazeres e dores — quando um anjo, uma mensagem da Verdade e do Amor, lhe apareceu e lhe tocou a articulação, ou seja, a força do seu erro, até que Jacó reconheceu a irrealidade do erro; e a Verdade, que desse modo foi compreendida, deu-lhe força espiritual nesse Peniel da Ciência divina. Então o mensageiro espiritual lhe disse: “Deixa-me ir, pois já rompeu o dia”; isto é, a luz da Verdade e do Amor desponta sobre ti. Mas o patriarca, percebendo que estava equivocado e que precisava de ajuda, não se desprendeu dessa luz gloriosa até sua natureza ser transformada.

Falso: contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento

Prazer: sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma vontade, uma necessidade.

Dor: sensação penosa, desagradável; mágoa; arrependimento, pesar, remorso

Seção 4

12| Gênesis 33: 4- Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.   

A expressão “arrojou-se-lhe ao pescoço” descreve um abraço caloroso e sincero.
Demonstrando que os temores de Jacó haviam se desvanecido. Deus havia cumprido sua promessa de guia-lo e protegê-lo e também havia abençoado a Esaú que não mais guardava rancor contra Jacó.

Ciência e Saúde

16| 572: 6 — “Que... nos amemos uns aos outros” (1 João 3:23) é o conselho mais simples e mais profundo do escritor inspirado. Na Ciência, somos filhos de Deus; mas tudo o que provém do senso material, e que é mortal, não pertence a Seus filhos, pois a materialidade é a imagem invertida da espiritualidade.

Conselho: opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer; opinião refletida ou resolução maduramente tomada

22| 248: 3 (somente) — O Amor jamais perde de vista a beleza.

Beleza: qualidade do ser ou da coisa que suscita a admiração e um sentimento de adesão por seu valor moral ou intelectual; característica daquilo que possui harmonia.
  
Seção 5

Ciência e Saúde

24| 369: 17 — Jesus nunca perguntava se a doença era aguda ou crônica e nunca recomendava obediência às leis de saúde, nunca dava drogas, nunca orava para saber se era da vontade de Deus que um homem vivesse. Ele compreendia que o homem, cuja Vida é Deus, é imortal, e sabia que o homem não tem duas vidas, uma para ser destruída e a outra para se tornar indestrutível.

Agudo:
que apresenta fortes sintomas e evolução rápida.

Crônico: de longa duração, que dura muito tempo.

28| 495: 24 — Deixa que a Ciência Cristã, em vez de o senso corpóreo, sustente tua compreensão do existir, e essa compreensão suplantará o erro pela Verdade, substituirá a mortalidade pela imortalidade e imporá silêncio à desarmonia mediante a harmonia.

Sustentar: instruir, edificar; defender com argumentos, arrazoados, provas

Seção 6

18| 1 Cor. 15: 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.

então, se cumprirá a palavra que está escrita” é uma referência a Isaías 25:8, dessa forma  Paulo afirma que a promessa feita no Antigo Testamento é válida, não só, naquela ocasião e em todas as épocas, mostrando a perenidade da promessa divina. 

Ciência e Saúde

29| 476: 17-18 — A mortalidade é finalmente tragada pela imortalidade.


Tragar: fazer desaparecer; absorver,