domingo, 14 de maio de 2017

Lição da semana: 15 a 21 de maio, 2017

Tema: A Alma e o corpo


Texto áureo: Efésios 4:24  revistai-vos do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

A Bíblia na Linguagem de Hoje dá a seguinte versão desse versículo: "Vistam-se com essa nova natureza, que Deus criou de acordo com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, que é correta e dedicada a Ele."


Seção 1

Jeremias 32: 41 Alegrai-me-ei por causa deles e lhes farei bem, plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

É interessante notar que o verbo plantar inclui a ideia de estabilidade, ou seja, Deus assegura nossa estabilidade com firmeza.

Ciência e Saúde

467: 17-19, 22-24 A Ciência revela o Espírito, a Alma, não como se estivesse no corpo, e revela a Deus não como se estivesse no homem, mas como sendo refletido pelo homem. (...)

Revelar: tirar o véu, manifestar, fazer conhecer.

Seção 2

Romanos 8:5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

Cogitar significa "pensar, meditar, refletir, imaginar, planejar, tencionar, cuidar, ficar absorto em pensamento". Um comentarista bíblico faz notar que, nas cartas de Paulo, carne indica um estado mental que aceita como reais as coisas do mundo, caracterizadas e condicionadas pela mortalidade, com fraquezas, necessidades e desejos. Os que se inclinam para a carne seriam, portanto, os que se consideram parte de uma "ordem natural" que é essencialmente material. Damos a seguir três traduções modernas desse mesmo versículo: "O homem carnal não enxerga além das coisas carnais." "Os que vivem no nível da nossa natureza inferior, têm sua perspectiva moldada por essa natureza inferior." E a terceira: "Os que vivem como dita sua natureza humana, têm sua mente controlada por aquilo que a natureza humana quer."

Romanos 8: 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 

É importante ressaltar que o verbo traduzido como agradar, no original grego, inclui o sentido de "agir conforme a expectativa, conforme o esperado".

Seção 3

2 Reis 5: 12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.

Os rios Abana e Farfar eram rios de águas límpidas, ao passo que o rio Jordão era lamacento. Além disso, na reação de Naamã está claro o orgulho nacional; afinal, nessa época a Síria era mais poderosa do que Israel. Ele estava se sentindo humilhado, por ter Eliseu simplesmente mandado um mensageiro falar com ele, em vez de atendê-lo pessoalmente.

Veja aqui como algumas pessoas utilizaram o exemplo de Naamã em suas vidas:





Seção 4

João 8: 34 Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.

Neste versículo, Jesus responde a um comentário dos fariseus "Eles responderam: Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?" (João 8:33), e deixa claro que a liberdade ou escravidão não está relacionada a hereditariedade, mas sim à nossa maneira de agir.

Efésios 4: 17,18 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração

Na linguagem bíblica, o andar significa o estilo de vida, a maneira de viver. O termo vaidade tem um significado amplo e dá a ideia de "falta de substância", "nulidade", "caos", futilidade". Um comentário bíblico diz que essa maneira de viver sem objetivos, vazia, instável, afeta a faculdade intelectual e moral de perceber a realidade (a "vida de Deus"), por isso, o Apóstolo, no versículo seguinte diz "obscurecidos de entendimento" e fala de "ignorância" e "dureza de coração".

Efésios 4:22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.

A palavra trato, também, significa "maneira de viver". Uma tradução moderna diz, nesse versículo: "A pessoa que tu costumavas ser irá te arruinar, através dos desejos que te enganam".  

                                                                Seção 5

João 3: 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

A água era para os judeus um símbolo de purificação, portanto é provável que com a expressão nascer da água Jesus estivesse se referindo à purificação dos pecados, isto é, ao batismo de arrependimento, e não a um batismo meramente cerimonial. É significativo que Jesus dissesse isso a Nicodemos, que era fariseu e "um dos principais", pois estes acreditavam que não tinham nada para se arrepender, ou seja, não precisavam mudar em nada.

João 3: 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus,

A palavra grega traduzida como de novo pode também significar "desde o começo" ou "que vem de cima". A maioria dos estudiosos bíblicos defendem que a tradução mais correta seria "que vem de cima", pois representa uma transformação completa para uma vida somente centrada em Deus.



Seção 6

1 Tess. 5: 23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


No original, a palavra mesmo quer dizer o "único, ele mesmo". Por isso, uma outra tradução para esse versículo pode ser "O único Deus da paz vos santifique em tudo;"

Nenhum comentário:

Postar um comentário