domingo, 28 de maio de 2017

Lição da semana: 29 de maio a 04 de junho, 2017

Tema: Deus, a causa única e o único criador

Leitura alternada

1 Crônicas 16: 26 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; o Senhor, porém, fez os céus.

A palavra traduzida como ídolos, aqui, tem o sentido de "inutilidade, insuficiênca". 


Seção 1

Salmos 104: 24 Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

A palavra riquezas, no original hebraico, completo, onde não falta nada. E a expressão cheia está a terra das tuas riquezas de acordo com um comentarista bíblico quer dizer que as criações de Deus estão bem distribuídas por todos os cantos, não há nenhum lugar onde falta qualquer coisa.



Salmos 104: 30 Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.


O verbo renovar em seu original tem a ideia de assim como o sol nasce todos os dias, assim nós todos os dias temos novo frescor quando guiados pelo Espírito.

Isaías 42:5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. 

Estender os céus é uma expressão usada que significa "tornar acessível a todos". 


Seção 2

1 Sam. 1: 2 ... Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.

Nos tempos mais antigos da Bíblia, a imortalidade do homem estava ligada à existência de filhos e a esterilidade significava para eles que Deus se desagradava da pessoa, por isso a mulher estéril era considerada culpada e merecedora de repreensão.


1 Sam. 2: 1, 2 Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.

Esses versículos (1 Sam. 2: 1-10) são conhecidos como "O cântico de Ana", e a ideia nele contido estão refletidos no Novo Testamento, nas palavras de Maria (Lucas 1:46-55).

Ciência e Saúde

260: 8 As concepções do pensamento mortal, que erra, têm de ceder lugar ao ideal de tudo o que é perfeito e eterno. Ao longo de muitas gerações as crenças humanas vão ganhando concepções mais divinas, e o modelo imortal e perfeito da criação de Deus será finalmente visto como a única concepção verdadeira do existir.

Concepção: compreensão, percepção, entendimento.

Perfeito: completo.

Seção 3

Êxodo 31: 2, 3 Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício. 

Com essas palavras, Deus designou Bezalel para um trabalho bem específico no tabernáculo. A palavra traduzida como artíficio é usada, aqui, para significar o trabalho de artesão.

Salmos 9: 1 Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

É interessante notar que a palavra traduzida como maravilha, ao longo do livro do Salmos, não tem o sentido de algo difícil, mas sim "ações que nos fazem lembrar da nossa ligação com Deus".

Seção 4

Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

O verbo traduzido como criar tem, no seu original hebraico, o sentido de "trazer à tona algo que já é meu". 


Salmos 51: 12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.

A Bíblia na Linguagem de Hoje dá a seguinte versão para esse versículo: "Dá-me novamente a alegria da tua salvação e faze que o meu espírito seja obediente."


Salmos 143: 10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

É interessante notar que o verbo traduzido como ensinar, no original, inclui o sentido de "exercitar", ou seja, é algo ativo que requer que façamos a nossa parte.

Mateus 9: 2-8  E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema. Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração? Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. E, levantando-se, partiu para sua casa. Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.   

É interessante notar que aqui Jesus não separa a cura e o perdoar os pecados. 

Seção 5

Atos 2:Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

Pentecostes era a segunda das três grandes festas judaicas, celebradas anualmente em Jerusalém, a sétima semana após a Páscoa. Durante a celebração, os judeus traziam os primeiros frutos de suas colheitas como gratidão, reconhecimento e boa expectativa de colheita.

Atos 2:2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.

Ventofogoáguaóleo: são símbolos constantes das Escrituras para o Espírito de Deus.

Um comentarista diz: "Espírito" é "vento". O vento é apenas o ar em movimento. A respiração é o sinônimo da vida. "Espírito" e "vida" são duas palavras para uma só coisa. 

Ciência e Saúde

136: 1-5 Jesus estabeleceu sua igreja e alicerçou sua missão sobre o fundamento espiritual da cura pelo Cristo. (...)

Alicerçar: dar fundamento ou base a; basear.

583: 13-20 Igreja. A estrutura da Verdade e do Amor; tudo o que assenta no Princípio divino e dele procede. (...)

Assentar: estabelecer de forma permanente.

Seção 6

Isaías 65: 8 vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo.

Folgareis tem o sentido de "alegrar-se, jubilar-se".

Nenhum comentário:

Postar um comentário