domingo, 24 de setembro de 2017

Lição da semana: 25 de setembro a 1º de outubro, 2017

Tema: A irrealidade


Seção 1

Apocalipse 2: 7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

A palavra ouvidos é usada, aqui, metaforicamente com o sentido de a capacidade de discernir e compreender. Já a palavra vencedor tem o significado de "aquele que prevalece", ou seja, aquele que não se deixa enganar pelo erro.

Ciência e Saúde

103:7 A destruição das alegações da mente mortal por meio da Ciência, graças à qual o homem pode se libertar do pecado e da mortalidade, abençoa toda família humana. (...)

Alegação: aquilo que se apresenta como argumento.


Seção 2

1 João 2:1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;

É interessante notar que a palavra Advogado tem em sua origem o sentido de "aquele que é chamado para auxiliar e toma a decisão correta". A palavra Justo, aqui,  tem o sentido de "aquele que age com retidão".

Mateus 9: 2,3 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema. 

A teologia judaica aceitava a noção de que Deus perdoava os pecados de quem buscasse Seu perdão, mas os escribas acharam que era muita presunção Jesus afirmar que o perdão havia ocorrido. Como podia ele saber se Deus havia perdoado ou não? Para eles, essa presunção era uma blasfêmia. No entanto, Jesus estava, como sempre, se baseando, numa lei espiritual invariável. 



Seção 4

Romanos 8:2 a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Apesar da palavra lei ser usada duas vezes neste versículo, ela é aplicada de diferente formas. De acordo com um comentarista bíblico, a primeira vez tem o sentido de "a ação do Espírito que não pode ser impedida"; já a segunda é usada para significar "o impulso humano que não reflete a lei divina".


Seção 5

Salmos 91:1,2 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.

Nestes dois versículos, quatro palavras são usadas para Deus; elas demonstram a evolução da compreensão espiritual ao longo do tempo.

Altíssimo: esse é um nome antigo para Deus que aparece frequentemente no livro de Salmos. Esse também era o termo que Melquisedeque utilizou para abençoar Abraão - veja Gênesis 14:18-20.

Onipotente: refere-se à supremacia divina. Deus declara Seu predomínio ao fazer a aliança com Abraão - veja Gênesis 17:1,2.

Senhor: é o nome mais utilizado para se referir a Deus, aparece 6500 vezes no Antigo Testamento. Alguns comentaristas bíblicos dizem que foi este o nome revelado a Moisés no Monte Horebe.

Deus: ou Eloim, aparece cerca 2500 vezes no Antigo Testamento. Quando usado refere-se à presença única de Deus, Seu poder e majestade.

1 João 4: 1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.

A palavra grega que corresponde a espírito, significa "vento", "respiração", "corrente de ar". Não se refere, portanto, a alguma entidade misteriosa ou personalidade mística. Essa palavra é muitas vezes usada no Novo Testamento para significar "ideias", "doutrinas", como em Efésios 4:14, onde o autor fala de "vento de doutrina". O verbo traduzido como provar, no original grego, possui o sentido de "analisar", "conferir a procedência".


Por isso, devemos analisar que tipo de ideias influenciam nossas atitudes e ideias.


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Lição da semana: 18 a 24 de setembro, 2017

Tema: A realidade

Texto áureo - Bendito és tu, Senhor... Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

A expressão desvendar os olhos é usada para pedir um despertar de compreensão, 


Seção 1

Gênesis 13:7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló.

Ló era sobrinho de Abrão e este o havia trazido consigo desde o início de sua migração. Embora viajassem juntos, mantinham cada um suas propriedades em separado. Os dois rebanhos deviam alcançar muitos milhares de cabeças e não havia, naquela região, água e pasto suficiente para todos, especialmente depois da seca recente. Um comentarista faz notar que, se os dois grupos começassem a lutar entre si, ficariam enfraquecidos e sujeitos ao ataque das tribos vizinhas.


Gênesis 13: 14,15 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.

Ló havia escolhido a terra mais plana e mais irrigada, deixando a Abrão a zona rochosa e mais árida das colinas. À primeira vista, Abrão havia ficado em desvantagem. Deus porém lhe ordenou que erguesse os olhos, ou seja, não deixar que as aparências ou fatos materiais limitassem seu pensamento.


Veja o que algumas pessoas aprenderam com essa experiência de Abrão:

Abrão: Leal, Generoso e Valente

Não há fronteira no Amor divino

O ponto de vista mais elevado


Hebreus 11: 8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

É interessante notar que a palavra traduzida como obedecer, no original grego, inclui o sentido de "agir como porteiro", ou seja, vigiar para poder agir da maneira correta. 

Ciência e Saúde

109: 4-6, 34 (...) Essas propriedade eternas revelam a existência primeva como a realidade radiante da criação de Deus, na qual Sua sabedoria declara que tudo o que Ele fez é bom.

Primeva: que diz respeito aos tempos primitivos.

505: 21-22 O senso espiritual é o discernimento do bem espiritual.

Discernimento: capacidade de perceber e julgar sobre as diferenças entre as coisas.

Seção 2

Salmos 146: 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus.

A palavra traduzida como auxílio, no original hebraico, tem o sentido de ajuda, apoio, aquele em quem podemos nos apoiar.

2 Reis 6:8-17

Ao ler esse relato é possível vermos que Eliseu tinha plena consciência de Deus como a Mente, aqui também vemos que ele sabia que "o Amor se reflete em amor". Podemos usar o exemplo de Eliseu atualmente ao orarmos e buscarmos uma resposta para os episódios de violência que procuram assolar o mundo.

Ciência e Saúde

264: 7-10, 13-16, 21-22 (até 1º.) (...) Onde é que o olhar repousará, senão no reino insondável da Mente? À medida que os mortais alcançam perspectivas mais corretas a respeito de Deus e do homem, inumeráveis objetos da criação, que antes eram invisíveis, se tornam visíveis. (...)

Insondável: que não se pode encontrar o fundo our o limite.

Perspectiva: sentimento de esperança; expectativa.

Seção 3

Efésios 2: 8 pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

A expressão dom de Deus tem o significado de "dado livremente por Deus" e não de algo especial disponível a somente algumas pessoas.

Efésios 2: 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

É importante ressaltar que o verbo traduzido como andar, aqui, tem o sentido de "agir, conduzir a vida".

Mateus 9: 29 Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-vos conforme a vossa fé.

A palavra  inclui o sentido de "firmeza, fidelidade em Deus". É interessante notar que Jesus ordena que aconteça conforme a firmeza que aqueles homens tinham em Deus; isso nos dá uma ótima indicação de como devemos proceder quando buscamos uma cura. 

2 Cor. 5: 7 andamos por fé e não pelo que vemos.

Este versículo deixa claro que agir com base na nossa convicção em Deus e não levando em consideração aquilo que aparente ser real. 

Seção 4

Lucas 24:27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. 

Antes de ir para Emaús, Jesus comprovou seu messiado de duas maneiras: por meio de suas curas e por meio da sua ressurreição (e depois, sua ascensão). Porém, Jesus percebeu que seus seguidores precisavam compreender uma coisa a mais antes deles continuarem o trabalho da cura cristã: eles precisam entender o lugar de Jesus na profecia bíblica. Por isso, "começando por Moisés" Jesus revela aos dois discípulos no caminho a Emaús que ele fazia parte do plano de Deus.

Localização de Emaús
Veja o que algumas pessoas aprenderam com essa passagem bíblica:





segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Lição da semana: 11 a 17 de setembro, 2017

 Tema: A matéria

Seção 1

2| Romanos 8: 5 os que
5- ... os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.  

A Bíblia na Linguagem de Hoje traz esse versículo da seguinte forma: ...os que vivem como a natureza humana quer têm as suas mentes controladas por ela. Mas os que vivem como o Espírito de Deus quer têm as suas mentes controladas pelo Espírito.

Ciência e Saúde

4| 277: 24 O reino do real é o Espírito. A dessemelhança do Espírito é a matéria, e o oposto do real não é divino — é um conceito humano. A matéria é uma afirmação errônea. Esse erro na premissa leva a erros na conclusão em toda proposição em que entra. Nada do que possamos dizer ou crer sobre a matéria é imortal, pois a matéria é temporal e, portanto, é um fenômeno mortal, um conceito humano, às vezes belo, sempre errôneo.
Premissa: ponto ou ideia de que se parte para armar um raciocínio.

Seção 2

5| Salmos 18: 31-33 quem
32- O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho,  
33- ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.  
No original hebraico, o termo “aperfeiçoou” tem o sentido de “tornar completo, sadio, reto em tudo”. E o termo bíblico “caminho” é uma maneira figurada de dizer: “maneira de agir, sistema de vida”. O Salmista vê a si mesmo equipado com a força de Deus a qual, porém, não constitui um peso, pois ele tem, ao mesmo tempo, a ligeireza das corças.

Ciência e Saúde

9| 485: 32 Dizer que a força está na matéria, é como dizer que a força motriz está na alavanca. A noção de que haja vida ou inteligência na matéria não está fundamentada em fatos, e não podes ter fé na falsidade depois de teres conhecido a verdadeira natureza da falsidade.

 Força motriz: força que impulsiona, que faz mover ou ocasiona movimento.

Seção 3

1| Romanos 8: 9 (até em vós)
9- Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós.
A Bíblia na Linguagem de Hoje traz esse versículo da seguinte forma: Porém vocês não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que de fato o Espírito de Deus vive em vocês. ...
Ciência e Saúde

12| 317: 1 Jesus declarou coisas que estavam “ocultas desde a criação do mundo” — desde que o conhecimento material usurpou o trono do divino Princípio criador, insistiu no poder da matéria, na força da falsidade, na insignificância do espírito, e proclamou um Deus antropomorfo.

Usurpar: apossar-se de ou tomar (algo) pela força ou sem direito.

Seção 4
15| Marcos 3: 1-5 entrou
2- E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem.  
Na época de Jesus, certos judeus (particularmente os escribas e os
Fariseus) demasiadamente se ocupavam debatendo o que era permitido fazer no sábado. Eles questionaram se tarefas tão pequenas como mudar de lugar
uma lâmpada ou pegar uma criança no colo deveria ser permitido.

4- Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio
O fato de Jesus mencionar em paralelo fazer o bem e fazer o mal, salvar e tirar a vida, pode ser uma maneira de chamar nossa atenção para o ensinamento de que deixar de fazer o bem equivale a fazer o mal e deixar de salvar a vida equivale a tirá-la. Por isso, deixar de curar no sábado  seria o mesmo que fazer o mal no sábado. Qual das duas coisas é lícita?

5- Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.
Esta não é a única vez em que Jesus se deparou com a "dureza de
coração" das pessoas que ele estava ensinando e curando. A frase vem da palavra grega “sklerokardia”, que significa "falta de percepção espiritual" e se relaciona com o interior da pessoa.

Ciência e Saúde

23| 120: 7-26 A Ciência inverte o falso testemunho dos sentidos físicos, e por essa inversão os mortais chegam aos fatos fundamentais a respeito do existir. Surge então inevitavelmente a pergunta: Estará doente um homem, se os sentidos materiais indicarem que ele está em plena saúde? Não, pois a matéria não pode impor condições ao homem! E estará ele bem, se os sentidos disserem que está doente? Sim, ele está bem na Ciência, na qual a saúde é normal, e a doença é anormal.
   A saúde não é um estado da matéria, mas da Mente; e os sentidos materiais não podem dar testemunho confiável no tocante à saúde. A Ciência da cura pela Mente mostra que é impossível a qualquer outra coisa, a não ser à Mente, dar testemunho verídico ou apresentar o status real do homem. Por isso, o Princípio divino da Ciência, ao inverter o testemunho dos sentidos físicos, revela que o homem existe harmoniosamente na Verdade, a qual é a única base da saúde; e assim a Ciência nega toda doença, cura os doentes, derruba a falsa aparência e desmente a lógica materialista.
Status: conjunto de direitos e deveres que caracterizam a condição de alguém.


Seção 5

19- Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor.  

Em seu livro A UNIDADE DO BEM, p.11:3 a 12:3, a Sra. Eddy escreve: “Jesus nos ensinou a caminhar sobre as correntezas da matéria, ou seja, da mente mortal, e não dentro delas nem com elas. Seus ensinamentos enfrentam os leões em suas covas. Ele transformou a água em vinho, deu ordens aos ventos, curou os doentes — tudo em direta oposição à filosofia humana e à chamada ciência natural. Anulou as leis da matéria, mostrando que eram leis da mente mortal, não de Deus. Ele mostrou a necessidade de mudar essa mente e suas leis abortivas. Exigiu mudança de consciência e de evidência, e efetuou essa mudança por meio das leis superiores de Deus. A mão paralítica moveu-se apesar da jactância da lei e da ordem físicas. Jesus não se curvou à consciência humana nem à evidência dos sentidos. Ele não levou em conta a sugestão agressiva: “essa mão ressequida parece muito real à vista e ao tato”; mas pôs fim à vã jactância e destruiu o orgulho humano, eliminando a evidência material. Quer esse paciente tenha sido um teólogo de alguma seita fanática, quer tenha sido um médico ou um professor de filosofia natural — do tipo rudimentar que havia na época — ele jamais agradeceu a Jesus por lhe restaurar a mão insensível; mas nem o formalismo nem as ofensas impediram o processo divino. Jesus não precisava de ciclos de tempo nem de pensamento para fosse alcançado o merecimento à perfeição e suas possibilidades. Ele disse que o reino do céu está aqui, e está incluído na Mente; e que, enquanto dizeis: Ainda há quatro meses até a ceifa, eu digo: Olhai para cima e não para baixo, porque vossos campos já branquejam para a ceifa; e juntai a colheita por processos mentais, não materiais. 

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Lição da semana: 04 a 10 de setembro, 2017

Tema: A substância


Leitura Alternada 

Salmos 68:11 - O Senhor deu a palavra, grande é a falange das mensageiras da boas-novas.


Falange é um agrupamento de pessoas; legião; tropa.

Seção 1

2 Reis 18: 1 começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.

Ezequias foi rei por quase 30 anos; diferente de seu pai, Acaz, Ezequias foi um líder exemplar, demonstrando uma clara dedicação a Deus muito similar à manifestada por Davi.


Durante o seu governo, Ezequias pode demonstrar muita sabedoria e habilidade militar, pois derrotou os Filisteus e resistiu aos Assírios, sempre seguindo a orientação divina. O mais importante foi que ele conseguiu restaurar a adoração a Deus, que havia sido deixada de lado.


2 Reis 18: 6 Porque se apegou ao Senhor, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés. 


O verbo traduzido como apegar no original tem o sentido de "ser leal a".


1 Tim. 6:6 grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.

A palavra traduzida como piedade, no original grego significa "santidade" e a palavra contentamento, no original grego, tem o sentido de "suficiência". 

Ciência e Saúde

239: 5, 17-19, 22  Deixemos de dar importância à riqueza, à fama e às organizações sociais, que não pesam nem sequer umtil na balança de Deus, e obteremos uma percepção mais clara do Princípio. Dissolvamos os grupos exclusivistas, nivelemos a riqueza com a honestidade, façamos com que o mérito seja julgado de acordo com a sabedoria, e obteremos uma percepção melhor da humanidade.

Nesse trecho a Sra. Eddy faz uma referência a Mateus 5:18 quando Jesus diz: "Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra." 
Jesus usou a palavra para referir-se às pequenas linhas ou projeções pelas quais as letras hebraicas diferenciavam-se umas das outras; o significado é, "nem mesmo a menor parte da lei perecerá". 

Da mesma forma forma a Sra. Eddy nos ensina que a riqueza, a fama e as organizações sociais não pesam na balança de Deus, o Espírito. 

Seção 2

2 Crôn. 24: 1 Tinha Joás sete anos de idade quando começou a reinar e quarenta anos reinou em Jerusalém. 


Quando Joás era criança, seu pai, o rei Acazias, foi assassinado. A mãe de Acazias, Atalia mandou matar todos os membros de sua família para poder, assim, assumir o reinado. Joás foi o único sobrevivente, graças aos esforços de uma tia, que era casada com o sacerdote Joiada. Joás ficou escondido por 6 anos no templo, até que pode se tornar rei. (veja 2 Crônicas 22: 10-12 e 23: 12-21).


Atalia é a única monarca mulher de Israel mencionada no Antigo Testamento; durante seu reinado, o templo foi roubado.


Ciência e Saúde

79: 33-1 — Dar não nos empobrece no serviço de nosso Criador, e reter tampouco nos enriquece.


Empobrecer: desprover(-se) de recursos.

Seção 3
Mateus 6: 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
É interessante notar que a palavra traduzida como tesouros, no original grego, tem o sentido de "substância".
Prov. 12:27 ...o bem precioso do homem é ser ele diligente.
A palavra diligente tem o sentido de "prontidão".

Ciência e Saúde

312: 1 — Quão verdadeiro é que tudo o que se aprende pelo senso material tem de ser deixado para trás, porque esse chamado conhecimento é invertido na Ciência pelos fatos espirituais do existir. Constata-se que aquilo que o senso material chama intangível é, de fato, substância. O que ao senso material parece substância, se reduz a nada, à medida que o sonho dos sentidos se desvanece e a realidade aparece.


Intangívelque não se pode tocar, pegar.
Seção 4
Hebreus 10: 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

A palavra traduzida como confissão, no seu original, não possui o sentido negativo como em Português; tem o sentido de "conclusão, afirmação". E a palavra esperança, aqui, significa "expectativa do bem". Por isso, podemos ler esse versículo assim "Fiquemos firme na afirmação da expectativa do bem, sem vacilar, pois quem fez a promessa [ou seja, Deus] é fiel."

Seção 5

Hebreus 11:1 - ... a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

É interessante notar que a palavra , no seu original grego, possui a ideia de garantia.  Alguns estudiosos sugerem a seguinte versão para este versículo "A fé é o título de propriedade de coisas esperadas."

Ciência e Saúde

418: 5  Agarra-te firmemente à verdade do existir, em contraposição ao erro de que a vida, a substância e a inteligência possam estar na matéria. Faz tua defesa com uma convicção sincera da verdade e uma percepção clara do efeito invariável, infalível e inquestionável da Ciência divina. Então, se a tua fidelidade equivaler à metade da verdade em que se apoia tua defesa, curarás os doentes.

Contraposição: posição em sentido contrário