domingo, 24 de setembro de 2017

Lição da semana: 25 de setembro a 1º de outubro, 2017

Tema: A irrealidade


Seção 1

Apocalipse 2: 7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

A palavra ouvidos é usada, aqui, metaforicamente com o sentido de a capacidade de discernir e compreender. Já a palavra vencedor tem o significado de "aquele que prevalece", ou seja, aquele que não se deixa enganar pelo erro.

Ciência e Saúde

103:7 A destruição das alegações da mente mortal por meio da Ciência, graças à qual o homem pode se libertar do pecado e da mortalidade, abençoa toda família humana. (...)

Alegação: aquilo que se apresenta como argumento.


Seção 2

1 João 2:1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;

É interessante notar que a palavra Advogado tem em sua origem o sentido de "aquele que é chamado para auxiliar e toma a decisão correta". A palavra Justo, aqui,  tem o sentido de "aquele que age com retidão".

Mateus 9: 2,3 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema. 

A teologia judaica aceitava a noção de que Deus perdoava os pecados de quem buscasse Seu perdão, mas os escribas acharam que era muita presunção Jesus afirmar que o perdão havia ocorrido. Como podia ele saber se Deus havia perdoado ou não? Para eles, essa presunção era uma blasfêmia. No entanto, Jesus estava, como sempre, se baseando, numa lei espiritual invariável. 



Seção 4

Romanos 8:2 a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Apesar da palavra lei ser usada duas vezes neste versículo, ela é aplicada de diferente formas. De acordo com um comentarista bíblico, a primeira vez tem o sentido de "a ação do Espírito que não pode ser impedida"; já a segunda é usada para significar "o impulso humano que não reflete a lei divina".


Seção 5

Salmos 91:1,2 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.

Nestes dois versículos, quatro palavras são usadas para Deus; elas demonstram a evolução da compreensão espiritual ao longo do tempo.

Altíssimo: esse é um nome antigo para Deus que aparece frequentemente no livro de Salmos. Esse também era o termo que Melquisedeque utilizou para abençoar Abraão - veja Gênesis 14:18-20.

Onipotente: refere-se à supremacia divina. Deus declara Seu predomínio ao fazer a aliança com Abraão - veja Gênesis 17:1,2.

Senhor: é o nome mais utilizado para se referir a Deus, aparece 6500 vezes no Antigo Testamento. Alguns comentaristas bíblicos dizem que foi este o nome revelado a Moisés no Monte Horebe.

Deus: ou Eloim, aparece cerca 2500 vezes no Antigo Testamento. Quando usado refere-se à presença única de Deus, Seu poder e majestade.

1 João 4: 1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.

A palavra grega que corresponde a espírito, significa "vento", "respiração", "corrente de ar". Não se refere, portanto, a alguma entidade misteriosa ou personalidade mística. Essa palavra é muitas vezes usada no Novo Testamento para significar "ideias", "doutrinas", como em Efésios 4:14, onde o autor fala de "vento de doutrina". O verbo traduzido como provar, no original grego, possui o sentido de "analisar", "conferir a procedência".


Por isso, devemos analisar que tipo de ideias influenciam nossas atitudes e ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário