segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Lição da semana: 18 a 24 de setembro, 2017

Tema: A realidade

Texto áureo - Bendito és tu, Senhor... Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

A expressão desvendar os olhos é usada para pedir um despertar de compreensão, 


Seção 1

Gênesis 13:7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló.

Ló era sobrinho de Abrão e este o havia trazido consigo desde o início de sua migração. Embora viajassem juntos, mantinham cada um suas propriedades em separado. Os dois rebanhos deviam alcançar muitos milhares de cabeças e não havia, naquela região, água e pasto suficiente para todos, especialmente depois da seca recente. Um comentarista faz notar que, se os dois grupos começassem a lutar entre si, ficariam enfraquecidos e sujeitos ao ataque das tribos vizinhas.


Gênesis 13: 14,15 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.

Ló havia escolhido a terra mais plana e mais irrigada, deixando a Abrão a zona rochosa e mais árida das colinas. À primeira vista, Abrão havia ficado em desvantagem. Deus porém lhe ordenou que erguesse os olhos, ou seja, não deixar que as aparências ou fatos materiais limitassem seu pensamento.


Veja o que algumas pessoas aprenderam com essa experiência de Abrão:

Abrão: Leal, Generoso e Valente

Não há fronteira no Amor divino

O ponto de vista mais elevado


Hebreus 11: 8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

É interessante notar que a palavra traduzida como obedecer, no original grego, inclui o sentido de "agir como porteiro", ou seja, vigiar para poder agir da maneira correta. 

Ciência e Saúde

109: 4-6, 34 (...) Essas propriedade eternas revelam a existência primeva como a realidade radiante da criação de Deus, na qual Sua sabedoria declara que tudo o que Ele fez é bom.

Primeva: que diz respeito aos tempos primitivos.

505: 21-22 O senso espiritual é o discernimento do bem espiritual.

Discernimento: capacidade de perceber e julgar sobre as diferenças entre as coisas.

Seção 2

Salmos 146: 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus.

A palavra traduzida como auxílio, no original hebraico, tem o sentido de ajuda, apoio, aquele em quem podemos nos apoiar.

2 Reis 6:8-17

Ao ler esse relato é possível vermos que Eliseu tinha plena consciência de Deus como a Mente, aqui também vemos que ele sabia que "o Amor se reflete em amor". Podemos usar o exemplo de Eliseu atualmente ao orarmos e buscarmos uma resposta para os episódios de violência que procuram assolar o mundo.

Ciência e Saúde

264: 7-10, 13-16, 21-22 (até 1º.) (...) Onde é que o olhar repousará, senão no reino insondável da Mente? À medida que os mortais alcançam perspectivas mais corretas a respeito de Deus e do homem, inumeráveis objetos da criação, que antes eram invisíveis, se tornam visíveis. (...)

Insondável: que não se pode encontrar o fundo our o limite.

Perspectiva: sentimento de esperança; expectativa.

Seção 3

Efésios 2: 8 pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

A expressão dom de Deus tem o significado de "dado livremente por Deus" e não de algo especial disponível a somente algumas pessoas.

Efésios 2: 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

É importante ressaltar que o verbo traduzido como andar, aqui, tem o sentido de "agir, conduzir a vida".

Mateus 9: 29 Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-vos conforme a vossa fé.

A palavra  inclui o sentido de "firmeza, fidelidade em Deus". É interessante notar que Jesus ordena que aconteça conforme a firmeza que aqueles homens tinham em Deus; isso nos dá uma ótima indicação de como devemos proceder quando buscamos uma cura. 

2 Cor. 5: 7 andamos por fé e não pelo que vemos.

Este versículo deixa claro que agir com base na nossa convicção em Deus e não levando em consideração aquilo que aparente ser real. 

Seção 4

Lucas 24:27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. 

Antes de ir para Emaús, Jesus comprovou seu messiado de duas maneiras: por meio de suas curas e por meio da sua ressurreição (e depois, sua ascensão). Porém, Jesus percebeu que seus seguidores precisavam compreender uma coisa a mais antes deles continuarem o trabalho da cura cristã: eles precisam entender o lugar de Jesus na profecia bíblica. Por isso, "começando por Moisés" Jesus revela aos dois discípulos no caminho a Emaús que ele fazia parte do plano de Deus.

Localização de Emaús
Veja o que algumas pessoas aprenderam com essa passagem bíblica:





Nenhum comentário:

Postar um comentário