sábado, 21 de fevereiro de 2015

Lição da Semana: 23 de fevereiro a 1º de março, 2015

Lição bíblica: Cristo Jesus


Texto áureo
Hebreus 13:8 Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

É interessante notarmos como Paulo, autor da epístola aos Hebreus, percebeu a constância do Cristo que não se alterou nem se alterará. 

Desafio da semana: Pense sobre isso e veja os exemplos da perenidade do Cristo presentes na lição. Anote-os e compartilhe! Bom estudo!


Leitura alternada

João 10:16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. 

Aprisco é uma instalação para acolher as ovelhas. Aqui, Jesus usa essa palavra para se referir ao povo judeu e as "outras ovelhas" eram os gentios, como eram chamados os povos não judeus. 

Seção 1

2 Pedro 1:16  ...não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade.

O autor da epístola responde a críticas de que os apóstolos haviam inventado a segunda aparição de Jesus após a ressurreição. O autor, aqui, identifica-se como um dos apóstolos que estavam presentes durante a transfiguração de Jesus.(Mateus 17:1-9).
A palavra traduzida como fábula tem, como em português, dois matizes de significado: "algo totalmente inventado, sem nenhuma relação com a realidade", ou "parábola que apresenta uma verdade profunda sob forma alegórica". Esta última forma de literatura era muito usada na cultura da época do Novo Testamento. O autor da epístola, porém, deixa claro que a história de Jesus não é uma fábula, nem em um sentido nem no outro. 

Atos 10:38 ... Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

A palavra ungir em hebraico possui muitos significados, um deles é derramar óleo sobre a cabeça de um rei como sinal de as pessoas reconhecem sua autoridade. Aqui, Pedro deixa claro que Jesus foi ungido com o Espírito e que a sua autoridade foi concedida por Deus. 

Ciência e Saúde

332: 23-26 Jesus era filho de uma virgem. Ele foi designado para proclamar a palavra de Deus e aparecer aos mortais sob uma forma humana que eles pudessem compreender e também perceber.

Designado: indicado com precisão; apontado.

333: 16-22 O advento de Jesus de Nazaré marcou o primeiro século da era cristã, mas o Cristo não tem começo de anos nem fim de dias. Em todas as gerações, tanto antes como depois da era cristã, o Cristo, como a ideia espiritual - o reflexo de Deus - vem com certa medida de poder e de graça a todos os que estejam preparados para receber o Cristo, a Verdade.

Advento: aparecimento, chegada.

Seção 2

Salmos 67:1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe

Gracioso tem o significado pouco usado de "algo que envolve generosidade, liberdade".

João 4: 50 Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.

É interessante notar que o verbo crer, em grego, inclui a ideia de ser persuadido por Deus. 

João 14: 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

Um comentarista bíblico diz que a expressão "muitas moradas" significa que todos são bem-vindos e têm seu lugar assegurado na casa do Pai, ou seja, nenhum povo e ninguém está excluído. As moradas representam as diversas maneiras que cada um sente a presença divina, seja pela Sua benevolência, amor, paz e muito mais. 

Ciência e Saúde

286: 10 O Mestre disse: "Ninguém vem ao Pai [o Princípio divino do existir] senão por mim", o Cristo, a Vida, a Verdade, o Amor; pois Cristo diz: "Eu sou o caminho". Do começo ao fim, a causalidade física foi posta de lado por Jesus, que era a manifestação da ideia original de homem. Ele sabia que o Princípio divino, o Amor, cria e governa tudo o que é real.

Causalidade: eventualidade, acaso.

46: 25-26 Jesus foi "o caminho", isto é, ele traçou o caminho para todos os homens.

Traçar: fazer esboço de; esboçar; compor o retrato, a imagem, a trajetória de.

Hoje em dia usamos o verbo traçar relacionado a nossos planos, que tal usar a ideia contida nesta citação para sua semana?


Seção 3


João 1: 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

A palavra carne aqui, não tem o significado negativo que prevalece em outras passagens do Novo Testamento. Nesse contexto, significa apenas "corpo humano", forma visível.

Efésio 4: 17-18 ... não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,

Na linguagem bíblica, o andar significa o estilo de vida, a maneira de viver. O term vaidade tem um significado amplo e dá a ideia de "falta de substância", "nulidade", "caos", "futilidade". Um comentário bíblico diz que essa maneira de viver sem objetivos, vazia, instável, afeta a faculdade intelectual e moral de perceber a realidade (a "vida de Deus"), por isso, o Apóstolo, no versículo seguinte, diz "obscurecidos de entendimento" e fala de "ignorância" e "dureza de coração".
A palavra original grega, utilizada para indicar a dureza de coração, refere-se a uma pedra mais dura do que o mármore. Ela descreve um estado tão petrificado no qual já não há nenhuma capacidade de sentir. 

Ciência e Saúde

135: 24 O Cristianismo, como Jesus o ensinava, não era um dogma, nem um sistema de cerimônias, nem um dom especial concedido por um Jeová ritualista; mas era a demonstração do Amor divino, que expulsava o erro e curava os doentes, não meramente em nome do Cristo, a Verdade, mas em demonstração da Verdade, como tem de ser o caso nos ciclos da luz divina.

Dogma: ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo e indiscutível; princípio estabelecido; opinião firmada; preceito, máxima.
Jeováno Antigo Testamento, denominação de Deus; Iavé, Javé.


Seção 4

João 6: 35 Declarou-lhes , pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome;

Nos tempos de Jesus, a comida era simples. Pão, queijo, azeitonas, frutas e vegetais consistiam a dieta principal. O pão era o elemento principal da alimentação deles que, para eles, se tornou um sinônimo para a vida. "Comer o pão" era o mesmo que dizer "Fazer uma refeição". "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;" era uma oração afirmando o sustento espiritual diário. Dessa maneira, era natural para Jesus referir a si mesmo como "o pão da vida", ou seja, a necessidade diária de agirmos como ele agiu.


Ciência e Saúde

333: 8-12 Cristo expressa a natureza eterna e espiritual de Deus. Esse nome é sinônimo de Messias e faz alusão à espiritualidade que é ensinada, exemplificada e demonstrada na vida da qual Cristo Jesus foi a corporificação.

Alusão: referência maneira indireta.

270: 34-4 A vida de Cristo Jesus não foi milagrosa, mas foi inerente à sua espiritualidade - a boa terra na qual a semente da Verdade germina e dá muito fruto. O Cristianismo do Cristo é o encadeamento do existir científico que reaparece em todas as épocas, mantendo sua óbvia concordância com as Escrituras e unindo todos os períodos no designo de Deus.

Inerente: que existe como um constitutivo ou uma característica essencial de alguém ou de algo.


Seção 5

Coloss. 3: 16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria.

No original grego, o verbo aqui traduzido como habitar tem o sentido "ser o único a influênciar". Já, a palavra traduzida como ricamente, no seu original, tem o sentido de abundância. Por isso, a primeira parte desse versículo pode ser entendida como "Que a palavra de Cristo seja a nossa única influência e que esta influência seja abundante em nós"






Nenhum comentário:

Postar um comentário