domingo, 29 de março de 2015

Lição da Semana: 30 de março a 5 de abril, 2015

Tema: A irrealidade

Leitura Alternada

Isaías 52: 10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus

A expressão desnudou o seu santo braço significa que Deus "manifestou, deixou claro, Seu poder". O braço do Senhor aparece diversas vezes no Antigo Testamento para significar a força, o poder de Deus em determinada situação. É importante notarmos que todas as nações serão beneficiadas pela salvação do nosso Deus.

Hebreus 12: 1,2 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

O termo traduzido como Autor pode ter diversos significados: "o que inicia"; "o que vai à frente, dando o exemplo"; "o que proporciona oportunidade". Diversos comentários dizem, para explicar a expressão Consumador da fé: "o que deu a mais completa expressão de fé"; "o que deu o exemplo máximo de fé"; "o que elevou a fé ao máximo da perfeição". 

Vale notar que este capítulo do livro de Hebreus é repleto de referências atléticas, e a palavra aqui traduzida como corrida, no seu original grego é agón. Agón significa agonia, esforço. Agón pode ser usado para se referir a qualquer evento esportivo, porém, aqui, a corrida está claramente sendo usada como uma metáfora para a luta espiritual que requer determinação, disciplina e empenho consagrado.

Isaías 12:27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.

Abaladas, no original, tem o significado de "agitadas como ondas". Dá a ideia de algo que não tem firmeza nem estabilidade e, consequentemente, rui por terra, é destruído. 

Seção 1

Isaías 41: 10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Na linguagem figurada da Bíblia, é muitas vezes usada a imagem direita de Deus ou a destra de Deus para significar a força e a capacidade de Deus, pois a mão direita é, na maioria das pessoas, a que tem mais força e destreza.
A palavra traduzida como fiel tem, no original hebraico, um sentido mais amplo de "salvação" e "vitória". Por isso, algumas traduções modernas dizem:"... com a minha destra vitoriosa".

Isaías 11:1 Do Tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo

Jessé era o pai de Davi, rei de Israel. De sua linhagem deveria nascer o Messias esperado. A imagem aqui é de uma árvore cortada até o tronco, representando, provavelmente, a nação de Israel que havia sido destroçada pelo cativeiro na Assíria e Babilônia. No entanto, de tronco e suas raízes brotou um renovo.

Isaías 11: 3 Deleitar-se-á no temor do Senhor

Deleitar-se é uma tradução de um termo hebraico que contém a ideia de "sentir logo o cheiro". A frase poderia, então, ser traduzida como: "Terá faro para identificar imediatamente o temor do Senhor". Um comentarista bíblico diz que esse "faro" seria uma singular capacidade de percepção do genuíno temor do Senhor, mesmo quando adormecido no homem pecador.

Seção 2

Filipenses 3:13,14  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Versículos na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje: É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui me tornar perfeito. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a meta a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.

O conceito geral é de que a perfeição seja uma situação estática, isto é, aquilo que é perfeito pode ficar como está. Porém, para Paulo o progresso contínuo faz parte da perfeição. 


Ciência e Saúde

352: 9 Para Jesus, não era a materialidade, mas a espiritualidade, que constituía a realidade da existência do homem, enquanto que para os rabinos, o espiritual era o intangível e incerto, se não o irreal.

Intangível: que não se pode tanger, tocar, pegar; intocável; que não é suficientemente claro ou definido para ser percebido ou entendido; que elude a percepção ou o entendimento

426: 22-26 A renúncia a toda a fé na morte e também ao medo do seu aguilhão elevaria o padrão de saúde e de moral muito acima de seu atual nível, e nos habilitaria a manter erguido o estandarte do Cristianismo com fé inabalável em Deus, na Vida eterna.

Aguilhão: vara com ponta de ferro afiada, usada para tanger bois.

Seção 3

João 12: 12, 13  No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!

Os ramos de palmeira representavam triunfo e vitória. 
Hosana é uma outra palavra para bendito seja, com isso podemos ver que essa expressão foi usada aqui para reforçar a ideia que vem a seguir. 

João 12:24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

Ao ler esse versículo, o que Jesus diz parece ser muito duro e forte. Porém, a palavra traduzida como morrer tem, no seu original grego, o significado de transformar-se. Ou seja, quando nos depararmos com o mundo mortal e material se não nos transformarmos e não mudarmos nossas perspectivas, para perspectivas espirituais,  ficaremos sozinhos. Porém, ao adotar perspectivas espirituais, seremos transformados e com isso produziremos muito, daremos muito fruto.


Seção 4

Lucas 22:44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]

É importante notar que a palavra traduzida como agonia, vem do original grego agónia que significa "estar sob pressão", "extrema necessidade de deixar o senso pessoal". Lucas, era um discípulo de Jesus que se interessava pelas ciências médicas, por isso é o único a relatar que o suor de Jesus tornou gotas de sangue. Os comentaristas bíblicos relatam que isso se deve a extrema "luta" de Jesus entre o senso espiritual e o material. 

Seção 6

Efésios 4:7 ... a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

A palavra traduzida como graça é, no original grego, caris que indica "aquilo que satisfaz nas maneiras e nos atos, especificamente a influência divina no coração e seu reflexo na vida". A palavra dom, em grego, tem o sentido de "livremente", "gratuitamente", "disponível a todos". Por isso, podemos entender esse versículo como "aquilo que nos satisfaz nos vêm de acordo como nos colocamos disponíveis a Deus, que a tudo nos dá livremente."



domingo, 22 de março de 2015

Lição da Semana: 23 a 29 de março, 2015

Lição bíblica: A realidade


Texto Áureo
 1 João 1:5 ... Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
A luz representa aquilo que é bom e verdadeiro enquanto que as trevas representam o mal e o falso.

Seção 1
Salmos 119:104 Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.
Preceitos: leis, estatutos.


Ciência e Saúde
503:28 Deus, o Espírito, que permanece na infinita luz e harmonia de onde emana a ideia verdadeira, nunca é refletido por algo que não seja o bem.
Emana: tem origem em.

275: 6-12, 17 Para captar a realidade e a ordem do existir, na sua Ciência, tens de começar por reconhecer que Deus é o Princípio divino de tudo o que realmente existe. ... (...) nenhum bem existe, a não ser o bem que Deus outorga.

Reconhecer: admitir como bom, legítimo ou verdadeiro.

505: 17-18, 21-28 (...) A Compreensão é a linha de demarcação entre o real e o irreal. (...) Essa compreensão não é intelectual, não é o resultado de conhecimentos eruditos; é a realidade de todas as coisas trazidas à luz
O
Demarcação: separação, distinção (entre realidades heterogêneas).
Intelectualproduto do intelecto humano, produto de estudos eruditos, em contraposição à inspiração.

Seção 2


Isaías 60:1 Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre tu 
Dispõe-te, resplandece no original tem o significado de erguer, estar em pé
Gênesis 32: 3 ... Jacó enviou mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom.
O nome Jacó significa "aquele que segura o calcanhar". O nome "Israel" era a combinação de duas palavras: "prevalecer" e "todo poderoso".


Ciência e Saúde
477: 21 A identidade é a reflexão do Espírito, o reflexo em variadíssimas formas do Princípio vivente, o Amor. (...)
O
Variadíssimas: que se apresenta em formas múltiplas, diversas, diferentes
Inferior: situado abaixo de, em posição menos elevada.
Seção 3
Mateus 13:10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?
Parábolas:  narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.
Joio / trigo: O alimento básico na Palestina (e da dieta antiga em geral) era o pão. Daí o valor essencial do trigo. Mas havia uma erva daninha, venenosa, um tipo de arbusto conhecido como “joio”, parecido com o trigo nos primeiros estágios de seu desenvolvimento, e que só se distinguia deste quando a espiga aparecia.


Ciência e Saúde
Analogias: relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos
Evidente: claro, aceitável.
Fusão: união resultante de combinação de seres, coisas ou ideias; aliança, pacto

Seção 4
1 Cor. 13: 9-12
Nesses versículos, Paulo  propõe aos Coríntios duas imagens com a mesma conclusão. Nosso conhecimento atual cresce e amadurece, tal como uma criança. Ou nossa atual percepção de quem somos é indireta como olhar-se em um espelho. Basicamente, devemos nos conhecer da mesma maneira que Deus já nos conhece – a reflexão do Seu próprio caráter, expressando inteireza e perfeição.

                                                  Ciência e Saúde

Incontrovertível: que não se tem como discutir; incontestável, inquestionável,
Invertido: virado em sentido contrário, oposto ao que é natural.
Subverter: revolver(-se) de baixo para cima; destruir(-se).
Fantasma: ilusão, miragem.

Seção 5

                                                  Ciência e Saúde
Reforma: aprimoramento, mudança.

Revigora: vigor, força, energia.

sábado, 14 de março de 2015

Lição da Semana: 16 a 22 de março, 2015

Lição bíblica: A Matéria

Leitura alternada

1 Coríntios 2:9 ...como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam 

Está escrito significa um trecho das Escrituras está sendo citado . Neste caso, trata-se de Isaías 64:4.

1 Coríntios 2:10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 

Na cultura hebraica, o Espírito de Deus, o Espírito Santo, tinha duas funções: primeiro, revelar a verdade divina aos homens; segundo, capacitar os homens a reconhecer e compreender a verdade que lhe é revelada.

Perscrutar: examinar, investigar rigorosamente.

1 Coríntios 2:13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais

Uma outra tradução para essa última frase poderia ser: "interpretando verdades espirituais em linguagem espirital" ou "interpretando verdades espirituais para homens espirituais". 


Seção 1

Isaías 45: 9 Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. 

Este versículo aponta para a banalidade que incorremos ao tentarmos mostrar para Deus o que Ele tem que fazer.

Gálatas 5: 16 ... andai no Espírito e jamais satisfareis à concupisciência da carne.

O verbo andar, no original grego, inclui o sentido de "maneira de conduzir as coisas", por isso podemos pensar sobre esse versículo da seguinte forma "conduzirei minha vida com base no Espírito" ou "terei o Espírito como base para das minhas ações".

Concupsciência: luxúria, cobiça.

Ciência e Saúde

277: 24-12 ... A matéria é uma afirmação errônea. Esse erro na premissa leva a erros na conclusão em toda proposição em que entra. ...

Premissa: ponto ou ideia de que se parte para armar um raciocínio.

Proposição: proposta, sugestão.

Seção 2

Isaías 58: 11 O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

No pensamento hebraico, os ossos representavam a estabilidade báscia do ser, da identidade forticada por Deus. Como os hebreus viviam em uma região semi-árida, um jardim regado e um manancial perene são imagens concretas do máximo do bem.




    
2 Reis 2:19-22 Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade.

Com as águas estavam impuras, o povo de Jerico estava passando por muitos desafios e transtornos. Eliseu, ao saber da situação, prontamente vai para lá e não só purifica as águas, mas como reconhece e diz ao povo que foi Deus quem realizou a cura e por isso a purificação é permanente. Moisés também purificou águas amargas, ver Êxodo 15: 23-25.

Desafio da semana: Como podemos utilizar esses dois relatos sobre purificação das águas, para orarmos sobre o problema de abastecimento de águas que algumas regiões do Brasil estão enfrentando?

Compartilhe suas ideias!


Seção 3

2 Reis 4:8 Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer.

A palavra hebraica que aqui foi traduzida como rica tem um significado muito mais vasto do que o de possuir muitos bens materiais. Ela significa, mais exatamente, "possuidora de grandeza de alma, de benevolência, de muitas qualidades". O termo constrangeu deve-se provavlemente ao fato de Eliseu não ter aceito o convite facilmente, por humildade e modéstia. 
Seção 4

2 Reis 5: 12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.

Os rios Abana e Farfar eram rios de águas límpidas, ao passo que o rio Jordão era lamacento. Além disso, na reação de Naamã está claro o orgulho nacional; afinal, nessa época a Síria era mais poderosa do que Israel. Ele estava se sentindo humilhado, por ter Eliseu simplesmente mandado um mensageiro falar com ele, em vez de atendê-lo pessoalmente. . 
 o
Ciência e Saúde

208: 29-1 Deverias banir todos os pensamentos de doença, de pecado e de outras crenças incluídas na matéria.
o
Banir: proibir que continue a fazer parte de ou frequentar; expulsar.


Seção 5

2 Reis 6:1 Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós.

Os discípulos dos profetas eram jovens que estavam estudando com Eliseu e, conforme o costume da época, moravam juntos com o mestre. Seu número havia aumentado muito pois a fama de Eliseu e de sua sabedoria havia se espalhado pelo país. Embora se dedicassem ao estudo, não deixavam de fazer trabalhos braçais para atender às suas necessidades, como os vemos aqui, dispondo-se a construir uma casa.

2 Reis 6:6 Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro.

Naquele tempo em Israel o ferro era muito escasso, seu uso era principalmente militar. O machado usado aqui era, provavelmente, emprestado. Ao recuperar o ferro, Eliseu livrou o homem de adquirir uma dívida que possivelmente jamais conseguiria pagar. 


Ciência e Saúde

282: 24 Não há poder inerente à materia; pois tudo o que é material é um pensamento mortal, humano e material, que sempre se governa erradamente.

Inerente: essencial de algo ou alguém.

124: 21-22 A adesão, a coesão e a atração são propriedades da Mente.

Adesão: encontrar-se estreitamente ligado; apoio, aprovação, reconhecimento.

Coesão: unidade lógica, coerência de um pensamento.

Atração: sentimento de interesse que um indivíduo experimenta em relação a outrem ou a algo.


Seção 6

Mateus 6: 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e à riquezas.

A palvra grega trauzida como servir, significa "ser escravo" e o original de senhor indica "proprietário". Por isso, o versículo diz: "Ninguém pode pertencer a dois proprietários". Onde nossa versão diz riquezas, o original diz "posses materiais" e a palavra inclui em si mesma a ideia de confiança. Por isso, o significado completo é "ser escravo da confiança em posses materiais". 





domingo, 8 de março de 2015

Lição da Semana: 9 a 15 de março, 2015

Lição bíblica: A Substância

Texto áureo 
Salmos 16:5 O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice tu és o arrimo da minha sorte.

É interessante notar que as palavras porção e herança, no seu original , são praticamente sinônimos com a pequena diferença de que porção, originalmente, usa-se para designar algum bem individual e herança um bem que é seu por pertencer a uma comunidade. Então, podemos ver que tanto individual como coletivamente nós somos herdeiros de Deus. 
A palavra cálice é usada para ilustrar a nossa experiência, nossa maneira de agir. Já a palavra que foi traduzida como sorte, no seu original, tem o sentido de parte, ou seja, aquilo que me cabe é garantido, tem o apoio e proteção de Deus.  

Leitura alternada

Salmos 107: 32 Exaltem-no também na assembleia do povo e o glorifiquem no conselho dos anciãos. 

A palavra traduzida como assembleia tem, aqui, o sentido de agrupamento de pessoas. Um comentarista bíblico diz que este versículo nos mostra que devemos enaltecer a glória de Deus quando estamos conversando com pessoas e em reuniões. 

2 Coríntios 9: 11 enriquencendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. 

A palavra generosidade, no original grego, possui muitas nuances que incluem liberdade, uma liberdade singular e específica a cada um. 

Seção 1

Salmos 33: 6 Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. 

A palavra aqui traduzida como sopro de sua boca, em outros trechos foi traduzida como espírito

Romanos 1: 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.

Neste verso, Paulo afirma que apesar de Deus ser invisível, a natureza divina é claramente visível por meio da Sua criação. Ou seja, a natureza verdadeira de Deus - Sua inteireza, inteligência e cuidado - é refletida por toda Sua criação.

Ciência e Saúde

479: 28-2 Paulo diz: "Porque os atributos invisíveis de Deus ... claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas" (Romanos 1:20). Quando a substância do Espírito aparece na Ciência Cristã, a nulidade da matéria é reconhecida.

Substância: "A substância é aquilo que é eterno e incapaz de manifestar desarmonia e sofrer deteriorização. A Verdade, a Vida e o Amor são a substância, no sentido em que as Escrituras empregam essa palavra na epístola aos Hebreus: ' A substância das coisas que se esperam, a prova das coisas que se não veem'*. O Espírito, sinônimo da Mente, da Alma, ou seja, Deus, é a única substância verdadeira. O universo espiritual, que inclui o homem individual, é uma ideia composta que reflete a substância divina do Espírito." (C&S 468: 16)

Nulidade: qualidade do que é nulo, do que não existe; incapacidade de criar, de realizar coisas.

Seção 2

Salmos 139: 1 Senhor, tu me sondas e me conheces.

O significado mais comum do verbo sondar é o de perguntar com cautela. Todavia, o sentido que o tradutor quis dar, para acompanhar o original hebraico, é aquele menos comum, mas igualmente correto, de avaliar, perscrutar.

Salmos 18: 32,33 O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas

O termo bíblico caminho é uma maneira figurada de dizer maneira de agir, sistema de vida. O Salmista vê a si mesmo equipado com a força de Deus a qual, porém, não constitui um peso, pois ele tem ao mesmo tempo, a ligeireza das corças. 
1 Crônicas 29: 11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. 

Este capítulo do livro de 1 Crônicas reconta as provisões tomadas pelo Rei Davi para a construção do Templo, que seria terminada pelo seu filho Salomão. Davi convida todos a constribuir e se oferece para ser o porta-voz da gratidão do povo. Este versículo contém uma grande relação com o versículo final da Oração do Senhor (ver Mateus 6:13).

Seção 3

Salmos 34: 8 Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

Um comentarista parafraseia assim esse versículo: "Reparai na bondade do Senhor, isto é, prestai atenção nela, e experimentai o conforto que ela traz."

Seção 4

Lucas 17: 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

Segundo a lei de Moisés, o leproso era separado da sociedade e proibido de entrar no Templo, a fim de evitar o contágio. Qualquer pessoa que sarasse da lepra devia apresentar-se aos sacerdotes para que estes se certificassem da cura e lhe permitissem voltar ao convívio da família e sociedade. Apresentar-se aos sacerdotes era um procedimento para depois da cura, mas Jesus lhes deu essa ordem antes que a cura ficasse evidente, numa indicação clara de que via a saúde independentemente do que aparecia à vista humana. Ao obedecer, sem se basear nas aparências, os leprosos mostram sua receptividade. 
Seção 5

1 Pedro 1: 22 ... amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente.

É interessante notar que a palavra traduzida como ardentemente no seu sentido original tem o sentido de atentamente, ou seja, com atenção e interesse honesto pelo outro.

Romanos 16: 3 Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

Em Atos 18: 1-4 vemos como Paulo veio a conhecer Priscila e Áquila e o ajudam. 
Por isso, no trecho, Paulo escreve uma carta para a igreja fundada juntamente com Áquila e Priscila e nos versículos decorrentes Paulo cita outros nomes de pessoas que conheceu.

Ciência e Saúde

241: 19-27 A substância de toda a devoção é o reflexo e a demonstração do Amor divino, curando a doença e destruindo o pecado. Nosso Mestre disse: ' Se me amais, guardareis os meus mandamentos".

Devoção: dedicação zelosa, apego sincero. 
Seção 6

1 Pedro 1: 22 ... amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente.

É interessante notar que a palavra traduzida como ardentemente no seu sentido original tem o sentido de atentamente, ou seja, com atenção e interesse honesto pelo outro.