sábado, 14 de março de 2015

Lição da Semana: 16 a 22 de março, 2015

Lição bíblica: A Matéria

Leitura alternada

1 Coríntios 2:9 ...como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam 

Está escrito significa um trecho das Escrituras está sendo citado . Neste caso, trata-se de Isaías 64:4.

1 Coríntios 2:10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 

Na cultura hebraica, o Espírito de Deus, o Espírito Santo, tinha duas funções: primeiro, revelar a verdade divina aos homens; segundo, capacitar os homens a reconhecer e compreender a verdade que lhe é revelada.

Perscrutar: examinar, investigar rigorosamente.

1 Coríntios 2:13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais

Uma outra tradução para essa última frase poderia ser: "interpretando verdades espirituais em linguagem espirital" ou "interpretando verdades espirituais para homens espirituais". 


Seção 1

Isaías 45: 9 Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. 

Este versículo aponta para a banalidade que incorremos ao tentarmos mostrar para Deus o que Ele tem que fazer.

Gálatas 5: 16 ... andai no Espírito e jamais satisfareis à concupisciência da carne.

O verbo andar, no original grego, inclui o sentido de "maneira de conduzir as coisas", por isso podemos pensar sobre esse versículo da seguinte forma "conduzirei minha vida com base no Espírito" ou "terei o Espírito como base para das minhas ações".

Concupsciência: luxúria, cobiça.

Ciência e Saúde

277: 24-12 ... A matéria é uma afirmação errônea. Esse erro na premissa leva a erros na conclusão em toda proposição em que entra. ...

Premissa: ponto ou ideia de que se parte para armar um raciocínio.

Proposição: proposta, sugestão.

Seção 2

Isaías 58: 11 O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

No pensamento hebraico, os ossos representavam a estabilidade báscia do ser, da identidade forticada por Deus. Como os hebreus viviam em uma região semi-árida, um jardim regado e um manancial perene são imagens concretas do máximo do bem.




    
2 Reis 2:19-22 Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade.

Com as águas estavam impuras, o povo de Jerico estava passando por muitos desafios e transtornos. Eliseu, ao saber da situação, prontamente vai para lá e não só purifica as águas, mas como reconhece e diz ao povo que foi Deus quem realizou a cura e por isso a purificação é permanente. Moisés também purificou águas amargas, ver Êxodo 15: 23-25.

Desafio da semana: Como podemos utilizar esses dois relatos sobre purificação das águas, para orarmos sobre o problema de abastecimento de águas que algumas regiões do Brasil estão enfrentando?

Compartilhe suas ideias!


Seção 3

2 Reis 4:8 Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer.

A palavra hebraica que aqui foi traduzida como rica tem um significado muito mais vasto do que o de possuir muitos bens materiais. Ela significa, mais exatamente, "possuidora de grandeza de alma, de benevolência, de muitas qualidades". O termo constrangeu deve-se provavlemente ao fato de Eliseu não ter aceito o convite facilmente, por humildade e modéstia. 
Seção 4

2 Reis 5: 12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.

Os rios Abana e Farfar eram rios de águas límpidas, ao passo que o rio Jordão era lamacento. Além disso, na reação de Naamã está claro o orgulho nacional; afinal, nessa época a Síria era mais poderosa do que Israel. Ele estava se sentindo humilhado, por ter Eliseu simplesmente mandado um mensageiro falar com ele, em vez de atendê-lo pessoalmente. . 
 o
Ciência e Saúde

208: 29-1 Deverias banir todos os pensamentos de doença, de pecado e de outras crenças incluídas na matéria.
o
Banir: proibir que continue a fazer parte de ou frequentar; expulsar.


Seção 5

2 Reis 6:1 Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós.

Os discípulos dos profetas eram jovens que estavam estudando com Eliseu e, conforme o costume da época, moravam juntos com o mestre. Seu número havia aumentado muito pois a fama de Eliseu e de sua sabedoria havia se espalhado pelo país. Embora se dedicassem ao estudo, não deixavam de fazer trabalhos braçais para atender às suas necessidades, como os vemos aqui, dispondo-se a construir uma casa.

2 Reis 6:6 Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro.

Naquele tempo em Israel o ferro era muito escasso, seu uso era principalmente militar. O machado usado aqui era, provavelmente, emprestado. Ao recuperar o ferro, Eliseu livrou o homem de adquirir uma dívida que possivelmente jamais conseguiria pagar. 


Ciência e Saúde

282: 24 Não há poder inerente à materia; pois tudo o que é material é um pensamento mortal, humano e material, que sempre se governa erradamente.

Inerente: essencial de algo ou alguém.

124: 21-22 A adesão, a coesão e a atração são propriedades da Mente.

Adesão: encontrar-se estreitamente ligado; apoio, aprovação, reconhecimento.

Coesão: unidade lógica, coerência de um pensamento.

Atração: sentimento de interesse que um indivíduo experimenta em relação a outrem ou a algo.


Seção 6

Mateus 6: 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e à riquezas.

A palvra grega trauzida como servir, significa "ser escravo" e o original de senhor indica "proprietário". Por isso, o versículo diz: "Ninguém pode pertencer a dois proprietários". Onde nossa versão diz riquezas, o original diz "posses materiais" e a palavra inclui em si mesma a ideia de confiança. Por isso, o significado completo é "ser escravo da confiança em posses materiais". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário