domingo, 8 de março de 2015

Lição da Semana: 9 a 15 de março, 2015

Lição bíblica: A Substância

Texto áureo 
Salmos 16:5 O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice tu és o arrimo da minha sorte.

É interessante notar que as palavras porção e herança, no seu original , são praticamente sinônimos com a pequena diferença de que porção, originalmente, usa-se para designar algum bem individual e herança um bem que é seu por pertencer a uma comunidade. Então, podemos ver que tanto individual como coletivamente nós somos herdeiros de Deus. 
A palavra cálice é usada para ilustrar a nossa experiência, nossa maneira de agir. Já a palavra que foi traduzida como sorte, no seu original, tem o sentido de parte, ou seja, aquilo que me cabe é garantido, tem o apoio e proteção de Deus.  

Leitura alternada

Salmos 107: 32 Exaltem-no também na assembleia do povo e o glorifiquem no conselho dos anciãos. 

A palavra traduzida como assembleia tem, aqui, o sentido de agrupamento de pessoas. Um comentarista bíblico diz que este versículo nos mostra que devemos enaltecer a glória de Deus quando estamos conversando com pessoas e em reuniões. 

2 Coríntios 9: 11 enriquencendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. 

A palavra generosidade, no original grego, possui muitas nuances que incluem liberdade, uma liberdade singular e específica a cada um. 

Seção 1

Salmos 33: 6 Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. 

A palavra aqui traduzida como sopro de sua boca, em outros trechos foi traduzida como espírito

Romanos 1: 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.

Neste verso, Paulo afirma que apesar de Deus ser invisível, a natureza divina é claramente visível por meio da Sua criação. Ou seja, a natureza verdadeira de Deus - Sua inteireza, inteligência e cuidado - é refletida por toda Sua criação.

Ciência e Saúde

479: 28-2 Paulo diz: "Porque os atributos invisíveis de Deus ... claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas" (Romanos 1:20). Quando a substância do Espírito aparece na Ciência Cristã, a nulidade da matéria é reconhecida.

Substância: "A substância é aquilo que é eterno e incapaz de manifestar desarmonia e sofrer deteriorização. A Verdade, a Vida e o Amor são a substância, no sentido em que as Escrituras empregam essa palavra na epístola aos Hebreus: ' A substância das coisas que se esperam, a prova das coisas que se não veem'*. O Espírito, sinônimo da Mente, da Alma, ou seja, Deus, é a única substância verdadeira. O universo espiritual, que inclui o homem individual, é uma ideia composta que reflete a substância divina do Espírito." (C&S 468: 16)

Nulidade: qualidade do que é nulo, do que não existe; incapacidade de criar, de realizar coisas.

Seção 2

Salmos 139: 1 Senhor, tu me sondas e me conheces.

O significado mais comum do verbo sondar é o de perguntar com cautela. Todavia, o sentido que o tradutor quis dar, para acompanhar o original hebraico, é aquele menos comum, mas igualmente correto, de avaliar, perscrutar.

Salmos 18: 32,33 O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas

O termo bíblico caminho é uma maneira figurada de dizer maneira de agir, sistema de vida. O Salmista vê a si mesmo equipado com a força de Deus a qual, porém, não constitui um peso, pois ele tem ao mesmo tempo, a ligeireza das corças. 
1 Crônicas 29: 11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. 

Este capítulo do livro de 1 Crônicas reconta as provisões tomadas pelo Rei Davi para a construção do Templo, que seria terminada pelo seu filho Salomão. Davi convida todos a constribuir e se oferece para ser o porta-voz da gratidão do povo. Este versículo contém uma grande relação com o versículo final da Oração do Senhor (ver Mateus 6:13).

Seção 3

Salmos 34: 8 Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

Um comentarista parafraseia assim esse versículo: "Reparai na bondade do Senhor, isto é, prestai atenção nela, e experimentai o conforto que ela traz."

Seção 4

Lucas 17: 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

Segundo a lei de Moisés, o leproso era separado da sociedade e proibido de entrar no Templo, a fim de evitar o contágio. Qualquer pessoa que sarasse da lepra devia apresentar-se aos sacerdotes para que estes se certificassem da cura e lhe permitissem voltar ao convívio da família e sociedade. Apresentar-se aos sacerdotes era um procedimento para depois da cura, mas Jesus lhes deu essa ordem antes que a cura ficasse evidente, numa indicação clara de que via a saúde independentemente do que aparecia à vista humana. Ao obedecer, sem se basear nas aparências, os leprosos mostram sua receptividade. 
Seção 5

1 Pedro 1: 22 ... amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente.

É interessante notar que a palavra traduzida como ardentemente no seu sentido original tem o sentido de atentamente, ou seja, com atenção e interesse honesto pelo outro.

Romanos 16: 3 Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

Em Atos 18: 1-4 vemos como Paulo veio a conhecer Priscila e Áquila e o ajudam. 
Por isso, no trecho, Paulo escreve uma carta para a igreja fundada juntamente com Áquila e Priscila e nos versículos decorrentes Paulo cita outros nomes de pessoas que conheceu.

Ciência e Saúde

241: 19-27 A substância de toda a devoção é o reflexo e a demonstração do Amor divino, curando a doença e destruindo o pecado. Nosso Mestre disse: ' Se me amais, guardareis os meus mandamentos".

Devoção: dedicação zelosa, apego sincero. 
Seção 6

1 Pedro 1: 22 ... amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente.

É interessante notar que a palavra traduzida como ardentemente no seu sentido original tem o sentido de atentamente, ou seja, com atenção e interesse honesto pelo outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário