domingo, 26 de abril de 2015

Lição da Semana: 27 de abril a 3 de maio, 2015

Tema: O castigo eterno

Leitura alternada

Salmos 77: 2 - No dia da minha angústia, procuro o Senhor;

A expressão no dia da minha angústia é usada como referência aos momentos que precisamos de auxílio e orientação e para isso nos volvemos a Deus.

Salmos 77:6 De noite indago o meu íntimos, e o meu espírito perscruta

Perscrutar: examinar, investigar rigorosamente.

Salmos 77:7,8 Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício? Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?

Nestes dois versículos, o Salmista mostra o questionamento que às vezes fazemos quando estamos com alguma dificuldade e não conseguimos sentir a presença divina. Porém, nos versículos seguintes da leitura alternada (77:13,14,15), vemos que pensamentos vieram a ele para curar suas dúvidas, ele, também se lembrou de um exemplo concreto de como o cuidado de Deus esteve presente na vida de duas pessoas, Jacó e José. 

Salmos 145: 9 O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.

A expressão ternas misericórdias é a tradução de uma palavra hebraica derivada de "ventre" e indica o amor da mãe pelo fruto de seu ventre.

Seção 1

Isaias 43: 1 ...agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

O verbo remir, variação de "redimir", significa literalmente "comprar de novo". É usado na Bíblia para indicar o cumprimento da antiga lei do Oriente, pela qual o parente mais próximo de alguém pagava as dívidas deste, resgatava as propriedade da família que porventura houvessem sido vendidas, regatava a pessoa da escravidão ou, se fosse o caso, cuidava de sua viúva e de seus filhos. Esse verbo é usado repetidamente na Bíblia em relação a Deus era, justamente, significar sua atuação como nosso parente mais próximo, nosso libertador da escravidão, e assim por diante. 

Isaías 43: 26 Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te.

De acordo com o comentarista bíblico o fato de termos que "despertar a memória" não significa que Deus esqueceu do que nos prometeu, mas Ele nos convida a relembrarmos de todas as bênçãos recebidas porque podemos ter a Deus  como "socorro bem presente nas tribulações". Assim entraremos em juízo com Ele, ou seja, os nossos pensamentos estarão de acordo com os de Deus. 

Ciência e Saúde

356: 25 Será que o Amor divino comete uma fraude contra a humanidade, criando o homem com propensão ao pecado e castigando-o depois por isso? ...

Fraude: qualquer ato  enganoso com o intuito de lesar outrem; falsificar.

Propensão: inclinação; tendência.
Seção 2

Lucas 15:1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.

No tempo de Jesus, o país vivia sob o domínio do Império Romano e os judeus sentiam-se tremendamente humilhados por estarem sendo governados por gentios idólatras. Esperavam que Deus os libertasse dessa situação mas, por outro lado, pensavam que talvez a libertação estivesse demorando pela impureza da comunidade, devido à presença entre eles de publicanos e pecadores. Por isso essas categorias eram não só desprezadas mas realmente odiadas, por serem vistas, de alguma forma, como a causa do castigo de Deus a todo o povo. Publicanos eram os coletores de impostos que, além de corruptos, trabalhavam para os romanos, e pecadores era a designação genérica para todos aqueles cujas atividades fossem consideradas uma ofensa a Deus, como, por exemplo, as protistutas (especialmente se tivessem clientes romanos) e os guardadores de porcos. 

Lucas 15: 17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!

Um comentarista bíblico observa que a expressão caindo em si tem um significado profundo: a parábola mostra que "cair em si" é o mesmo que encontrar a Deus; quando encontramos realmente a nós mesmos, encontramos a Deus e, por outra, encontrando a Deus, encontramos também a nós mesmos. 

2 Cor. 2:14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

Os romanos tinham a tradição de conduzir em triunfo seus heróis, numa procissão em que era espalhado incenso ao redor. Paulo usa essa imagem para fazer um paralelo: o cristão é conduzido em triunfo mas a fragrância não é a do incenso mas a do conhecimento de Deus. O comentarista bíblico nota também que os judeus usavam a palavra fragrância para simbolizar o poder da palavra quando é pregada, ela se espalha como uma fragrância. 
nmn
Ciência e Saúde

117: 15-16 Nosso Mestre ensinou a espiritualidade por meio de analogias e parábolas.

Parábolas: narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia
Seção 3

Lucas 15: 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, pode-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;

O anel no dedo era sinal de riquezaa e de elevada posição social. As sandálias eram sinal de liberdade, pois os escravos andavam descalços. Se o pai mandou colocar-lhe sandálias, muito provavelmente ele chegou descalço, como um escravo. Talvez Jesus tenha buscado mostrar que ele havia se tornado como um escravo.
Ciência e Saúde

201: 20 Enxertar santidade onde não há santidade, supondo que o pecado possa ser perdoado enquanto não tiver sido abandonado, é tão insensato quanto coar mosquitos e engolir camelos.

Enxertar: acrescentar, introduzir, inserir.

68: 7 Devemos perder o gosto por aquilo que é fugaz e falso, e não alimentar nada que sirva de empecilho ao senso mais elevado de nossa identidade.

Fugaz: que tem rapidez, efêmero, passageiro. 

Seção 4

Coloss. 3: 13,14 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

Um comentarista bíblico ressalta que o verbo aqui traduzido como suportar não tem o sentido de "tolerar","carregar um fardo"; mas sim de "apoiar", "conviver pacíficamente". A palavra traduzida como perdoar tem o significado de "fazer uso da graça divina".
Ao lermos que antes de qualquer coisa tem que estar o amor, um comentarista bíblico ressalta que é para termos como parâmetro de nossas ações o Amor que Deus tem por nós.

Filipenses 2:5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

A palavra grega traduzida como sentimento significa, mais exatamente, "manter um sentimento ou opinião, estar mentalmente disposto (com relação a a alguma coisa), estar interessado (em obedecer)".





Ciência e Saúde

448: 2-4 A cegueira e a presunção de uma retidão pessoal se aferram fortemente à iniquidade.

Presunção: confiança excessiva em si mesmo; julgamento baseado em indícios, aparências; suposição.

Aferrar-se: fixar-se; firmar-se.

Iniquidade: ação ou coisa contrária à moral; aquilo que contrário à justiça.

Seção 6

Salmos 98: 1 Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.

O Salmista nos faz recordar de que a nossa relação com Deus nunca fica velha, ultrapassada; mas como lemos em Lamentações 3:22, 23, renovam-se a cada manhã. Por isso o Salmista nos convoca a cantarmos um cântico novo, ou seja renovarmos sempre a nossa confiança e certeza em Deus.

2 comentários: