domingo, 16 de agosto de 2015

Lição da Semana: 17 a 23 de agosto, 2015

Tema: A Mente

Leitura alternada

Provérbios 16: 3 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

A palavra hebraica traduzida como pensamentos possui no seu original o sentido de plano e propósito. E a palavra traduzida como estabelecido inclui, em hebraico, tem o sentido de seguro, fixo, confirmado.

Seção 1

1 Reis 3: 5 Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos e disse-lhe Deus: Pede o que quiseres que eu te dê.

Como ainda não havia sido construído o templo de Jerusalém, os israelitas adoravam a Deus e faziam os sacrifícios em diversos lugares altos. Gibeão era o mais alto dos lugares de adoração e Salomão foi lá orar e oferecer sacrifícios a deus. Um comentarista bíblico faz notar que, se Salomão teve esse sonho, foi provavelmente porque era sobre isso que ele havia orado, durante o dia, portanto sua escolha fora consciente e já havia sido feita antes de dormir. O sonho apenas confirmou para ele a resposta de Deus.

1 Reis 3: Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me.

A palavra hebraica traduzida aqui como criança pode significar tanto “menino” ou “jovem”. Salomão, de acordo com a tradição judaica, deveria ter treze anos quando ele se tornou rei, mas alguns estudiosos acreditam que ele deveria ter vinte anos. Salomão, provavelmente, se considerou uma criança, mais pela pouca experiência que tinha do que por uma questão de idade.

Romanos 11: 36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente.

Um comentarista bíblico diz que a primeira parte desse versículo poderia ser resumida assim: "Deus é Tudo em Tudo". E continua, dizendo que ela explica o relacionamento de Deus com Suas criaturas: "dele" pois tudo provém dEle, sendo Ele a Causa primária; "por meio dele" por ser Deus Aquele que dirige e acompanha; e "para ele" pois ele é o objetivo, a finalidade de tudo. Uma tradução moderna traz essa frase assim: "Porque Ele é a origem, o guia e o alvo de todas as coisas..."

Ciência e Saúde

285: 19 Chegou a hora em que a concepção finita quanto ao infinito, e quanto ao corpo material como sede da Mente, tem de dar lugar a um senso mais divino da inteligência e de suas manifestações - dar lugar à melhor compreensão que a Ciência proporciona a respeito do Ser Supremo, o Princípio divino, e de Sua ideia.

Que tal você ver a todos refletindo a inteireza e a plenitude da Mente?


Seção 2


Jó 28: 12 onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento?

É interessante notar que a palavra sabedoria no original hebraico inclui a ideia de "prudência", "qualidade de quem não se deixa enganar" e "habilidade para o combate". A palavra entendimento inclui a ideia de "destreza", "inteligência", "aprendizado" e "discernimento". 

Isaías 29: 16 Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.

A palavra traduzida como perversidade tem o sentido de "inversão da ordem natural estabelecida, por as coisas de cabeça para baixo". Ela não tem o sentido de "ruindade" como a usamos hoje em dia. 

Jeremias 29: 11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 

Este versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim, significa mais exatamente: "futuro", "posteridade", "porvir".


Seção 3


Daniel 4: 32 Serás expulso de entre os homens e a tua morada será com os animais do campo; e far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.

Sete tempos significa literalmente "sete anos" mas, nota um comentarista bíblico, esta "semana de anos" corresponde a uma completa revolução de dias e simboliza uma completa revolução do estado mental de Nabucodonosor.

Daniela 4: 36 Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza.

Um comentarista bíblico diz que Nabucodonosor é um exemplo, uma advertência contra deixar-se levar pelo orgulho do poder e da riqueza, e também um modelo de como deixar-se corrigir. Por outro lado, o relato é uma declaração de que as autoridades terrenas são governadas por Deus e estão na mão dEle. 

Seção 4


Romanos 12: 2  não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A palavra grega traduzida como século, significa mais exatamente "era", extensão de tempo muito grande, desde o início deste mundo.

Seção 5


Tiago 1:5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberdade e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

Quando o apóstolo diz que nada lhes impropera está assegurando que, na generosidade com que Deus dá o bem, não há aquela atitude de má vontade e superioridade muitas vezes presente quando os homens dão alguma coisa. Deus dá liberalmente, isto é, sem hesitação nem reservas.

Seção 6


Prov. 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Na cultura hebraica, como em muitas outras culturas, inclusive a nossa, a palavra coração representa, de forma figurada, a totalidade do ser interior, a totalidade de nossa natureza. Inclui a ideia de pensamento e desejos íntimos. Estribar-se significa "apoiar-se, firmar os pés, como alguém que coloca os pés no estribo do cavalo para conseguir montar".



Nenhum comentário:

Postar um comentário