quarta-feira, 23 de março de 2016

Ilção da semana: 21 - 27 de março, 2016

Tema: A Realidade


Texto áureo

Isaías 62:10  arvorai bandeira aos povos

Arvorai bandeira é uma alusão aos soldados, ao levantar ou baixar o estandarte ou bandeira a tropa saberia se era para avançar ou recuar.
Aqui, a ordem de levantar bandeira, pode ser entendida como levantar o Cristo como um padrão de nossas atitudes.

Leitura alternada

Salmos 57:8 Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva.

Lira e harpa: eram instrumentos usados como acompanhamento para louvar a Deus.

Acordar a alva: normalmente é a aurora, ou clarear do dia que desperta o homem. Aqui o salmista inverte e com seus louvores a Deus ele desperta o dia.

Seção 1

Lucas 2:49  Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?

Mesmo criança, Jesus já estava consciente de seu singular relacionamento com Deus, o Pai. Jesus era obediente a José e Maria, mas ele colocava em primeiro lugar suas obrigações para com seu Pai nos céus.

Seção 2

Isaías 62:10 Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo.

Um comentarista diz que o profeta está se referindo ao exílio na Babilônia e exorta o povo a passar adiante da Babilônia e acelerar a volta para casa.
Alguns deles deverão limpar os obstáculos, outros construir o caminho, outros remover as pedras que podem causar tropeço e um outro grupo levanta um padrão para dirigir a marcha.

Mateus 15: 31 De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel.


É interessante notar que o povo glorificava a Deus e não a pessoa de Jesus, ou seja, reconhecia que o poder de curar emanava de Deus. Esse versículo expressa o cumprimento da profecia contida em Isaías 35: 5,6 



Seção 3

Mateus 21:1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliverias, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes

Batfagé: Povoado que ficava a noroeste de Betânia.

Mateus 21: 9 E as multidóes, tanto as que precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!


Hosana: Palavra que em hebraico são duas (hoshiah na), que querem dizer "salva, pedimos". Com o tempo essa oração se tornou uma exclamação de louvor.

Seção 4

Mateus 26: 53 Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?

Legião era um agrupamento de 6.000 soldados - neste caso, seriam mais de 70.000 soldados. Aqui, Jesus queria dizer que se ele rogasse ao Pai, ele mandaria um grande número de anjos.


Seção 5

Mateus 27: 51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas.

O véu rasgado é um símbolo usado na Bíblia para indicar a remoção de todas as barreiras entre o homem e Deus. De acordo com os comentaristas bíblicos, esse véu foi imposto pelos homens e não por Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário