domingo, 25 de setembro de 2016

Lição da semana: 26 de setembro a 02 de outubro, 2016

Tema: A irrealidade


Leitura alternada

2 Cor. 3:2 Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens,

Quando Paulo escreveu esta epístola, era comum que cartas de recomendação fossem escritas para apresentarem novos membros às igrejas, tal como lemos no versículo anterior "Começamos, porventura, outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós outros ou de vós?". Paulo, porém, ressalta que não há necessidade de "convencimento" para um ser aceito, mas que nossos "desejos, propósitos e pensamentos" falem por nós. 


2 Cor. 3:12 Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar.

A expressão muita ousadia no falar, no original grego, tem o sentido de "falar abertamente, sem ambiguidade".

2 Cor. 3: 15, 16  Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.

A metáfora utilizada por Paulo, o véu, serve para mostrar como o pensamento fechado daqueles que muitas vezes leem os ensinamentos de Jesus; tal como os filhos de Israel que não foram capazes de olharem diretamente para Moisés, quando ele desceu do Monte Sinai com os 10 Mandamentos. Paulo afirma que a disposição de se converter a Deus removerá o véu do nosso entendimento. 

2 Cor. 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

O verbo traduzido como transformados, no seu original, tem o sentido de "resgatar a natureza original". 


Seção 1

Naum 1: 9 Que pensais vós contra o Senhor?


O verbo traduzido como pensar, aqui, inclui o sentido de "planejar". De acordo com um comentarista bíblico esse versículo é um alerta para quem procura fugir do plano divino e fica "planejando" para que a sua vontade prevaleça à divina. 

Esse versículo foi escrito por Naum prevendo a destruição do império Assírio e Nínive e por isso ele argumenta porque esses dois povos lutam contra o poder de Deus. 

Jó 37:14 para e considera as maravilhas de Deus.

A palavra traduzida como maravilha, no original, tem o sentido de "o que resulta de", ou seja, para e vê a veja o que vem de Deus.


Jó 37: 23- ... ele é grande em poder, porém não perverte o juízo e a plenitude da justiça.


A palavra traduzida como perverter, aqui, tem o significado de "rebaixar, tornar menos importante"; por isso, podemos entender que Deus valoriza e dá importância à retidão.



Salmos 17: 15- ... na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança. 

A palavra justiça, no original hebraico, significa "retidão". Já o verbo traduzido como satisfazer significa "levantar", é algo mais proativo, é algo que acompanha nossas ações; ou seja, acordamos na semelhança de Deus e nos levantamos e continuamos agindo dessa maneira. 

Seção 2

Isaías 55: 10, 11 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

O Salmista, aqui, faz uso da imagem da agricultura, bem próxima às pessoas daquela época, para provar a permanência e constância da palavra divina. Ao olharmos para uma árvore de maçã, não duvidamos que ela produzirá maçãs, porém às vezes fazemos isso com a palavra divina.

Ciência e Saúde

519: 3, 26 (somente) A Deidade ficou satisfeita com Sua obra. Acaso poderia não ficar satisfeita, já que a criação espiritual foi o resultado, a emanação, de Sua própria plenitude infinita e de Sua sabedoria imortal?

Deus descansa em ação.


Emanação: ponto de partida; procedência, origem.

Seção 3

Isaías 66: 12 Porque assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória das nações, como uma torrente que transborda;


O profeta, aqui, faz uso de uma metáfora muito bonita a paz será como um rio, ou seja, assim como um terreno cortado por um rio é fértil, assim será o que for coberto pela paz divina.


13| Efésios 6: 1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.  

O verbo obedecer  no original tem o sentido de ouvir, escutar uma ordem e então obedecer.


Justo no original significa que observa as leis divinas.

Seção 4

2 Samuel 12: 1-7, 9, 13 (até 1º Senhor)

Neste relato biblico, vemos que Natã foi muito sábio ao aconselhar Davi, pois como rei, David, era o juiz supremo e a instância final de apelação. Certamente, as palavras um rico e outro pobre chamariam a atenção de David para o caso sem levantar suspeita sobre si. Ou seja, Natã chamou a atenção de Davi, sem acusá-lo, e com isso, Davi reconheceu seu próprio erro. 

Seção 5

 Lucas 10: 25-37 

Neste relato bíblico, Jesus chama a atenção de que muito mais importante do que as palavras ditas é a maneira de proceder. 


Veja como algumas pessoas utilizaram as ideias da parábola de Jesus em suas vidas


Por que sou Praticista da Ciência Cristã?


Sê um bom samaritano para ti mesmo


Nossa oração pode ajudar em situações de calamidade



Seção 6

 João 8:31 Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;  

A palavra permanecer, no original grego, tem o sentido de "ser sustentado, mantido", ou seja, precisamos procurar o nosso sustento no significado das palavras de Jesus.


1 João 5: 3- Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos

O verbo guardar tem o sentido de "atender cuidadosamente".


domingo, 18 de setembro de 2016

Lição da Semana: 19 a 25 de setembro, 2016

Tema: A Realidade

Leitura alternada


Para pensar: Ao lermos essa parábola normalmente pensamos nos outros, ou seja, naqueles com quem gostaríamos de compartilhar, ou já compartilhamos, nosso entendimento sobre Deus; porém, já paramos para pensar e analisar que tipo de terreno somos nós para Deus?

A lição está cheia de adubo para deixar nosso terreno ainda melhor!


Seção 1

João 1: 3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

A expressão por intermédio, no original grego, tem o sentido de " o motivo ou razão pela qual algo é ou não é feito".

Romanos 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.

É interessante notar que esse versículo nos mostra que apesar de não ser possível colocar uma forma física ao poder de Deus, sua presença e ação são visíveis e fáceis de serem reconhecidas.


Seção 2

1 Reis 18: 43 e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes.

Elias já havia afirmado ao rei que a palavra de Deus se cumpriria, porém Elias continua a orar.

Seção 3

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Esse versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim significa, mais exatamente, "futuro", posteridade".
A palavra pensamento inclui  o sentido de "plano, propósito".

1 João 4: 1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.

É interessante notar que a palavra crédito, aqui, inclui o sentido de "aquilo que impele uma ação". 

Seção 4

Mateus 8:8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.

centurião, como comandante de cem soldados do exército romano, era muito provavelmente romano, isto é, gentio. Pelas leis judaicas, a casa de um gentio era lugar impuro, e impuro se tornaria quem ali entrasse. Ao dispensar Jesus de entrar em sua casa, o centurião mostrou, além de fé, extraordinário respeito pelos costumes hebraicos. Jesus, por outro lado, mostrou novamente que não dava poder às leis materiais, já que aceitou ir até a casa do centurião, sabendo que sua pureza estava assegurada.



Seção 5

Salmos 68: 11  O Senhor deu a palavra, grande é a falange das mensageiras das boas-novas.

Falange: o que vai adiante. 
 
Seção 6

Habacuque 2:1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.

De acordo com um comentarista bíblico este capítulo de Habacuque é sobre o profeta buscando respostas às súplicas e questionamento do povo. Neste versículo vemos que o profeta se coloca acima de pensamentos humanos. 

Malaquias 2: 10  Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

Aqui podemos entender a palavra dízimo de duas maneiras. A primeira sendo contribuições financeiras para manter o prédio; a segunda é com testemunhos, relatos comprovando a presença e a onipotência divina, para que essa troca fortaleça a todos.


domingo, 11 de setembro de 2016

Lição da semana: 12 a 18 de Setembro, 2016

Tema: A matéria

Texto áureo - Zacarias 2: 13 Cale-se toda carne diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada.

O verbo traduzido como calar-se, no original hebraico, tem o sentido de "ficar em silêncio", porém inclui o significado de "ficar calmo". 

Esse versículo é comparado com um trecho de Habacuque: "O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra". (2:20)

Leitura alternada

Isaías 40:8 seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.

Este capítulo foi escrito durante o exílio na Babilônia e vemos que o profeta está, aqui, apontando que não devemos ficar presos às aparências humanas, pois são transitórias, enquanto que a palavra de Deus é permanente.

Isaías 40: 12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

Este versículo tem um tema muito recorrente na Bíblia, o contraste das medidas humanas com o infinito poder de Deus. Para mais versículos assim veja Jó 38:4, 5 e Provérbios 30:4.

Seção 1


Isaias 41:16 Tu os padejarás, e os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. 

Na colheita do trigo, as espigas eram amassadas e esfregadas de forma a separar os grãos da palha que os envolvia. Feito isso, o agricultor "padejava" tudo, isto é, com uma espécie de pá, lançava-os ao ar de maneira a que o vento levasse a palha e os grãos caíssem no chão para serem recolhidos. O profeta usa essa imagem, bastante conhecida do povo, para dizer que a mesma coisa se dará com os montes e outeiros, ou seja, os obstáculos.

Ciência e Saúde

p. 173:12-16   ... O Espírito é positivo

Positivo: absoluto, real. 
Seção 2
Daniel 6

Veja aqui alguns artigos do Arauto de como algumas pessoas que usaram essa história bíblica para elevarem seus pensamentos.

O que são os anjos e o que fazem?

Verdades da Bíblia - disponíveis a todos

Robustez espiritual


Ciência e Saúde

426: 22-26 A renúncia a toda a fé na morte e também ao medo do seu aguilhão elevaria o padrão de saúde e de moral muito acima de seu atual nível, e nos habilitaria a manter erguido o estandarte do Cristianismo (...)

Aguilhão: ponta perfurante.


p. 173:12-16   ... O Espírito é positivo

Positivo: absoluto, real. 

Seção 3

Jeremias 8: 15 Espera-se a paz, e nada há de bom; o tempo da cura, e eis o terror.

De acordo com um comentarista bíblico, esse versículo mostra a consequência de quando não nos voltamos a Deus para orientação.

Tiago 5:16 Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 

A palavra justo significa "reto", por isso podemos entender esse versículo da seguinte maneira "Muito pode, por sua eficácia, a oração daquele que aje com retidão"


Seção 4

Salmos 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

O verbo traduzido como ensinar inclui o sentido de "ensinar e querer ser ensinado". Por isso, vemos que Deus está sempre nos ensinando porém precisamos ver se nós queremos aprender. 


Mateus 13: 28  Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?

É interessante que a palavra inimigo, no original grego, não se refere, necessariamente, a uma pessoa. Por isso, precisamos ver se os nossos pensamentos não são nossos inimigos. 

Isaias 41:16 Tu os padejarás, e os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. 


Na colheita do trigo, as espigas eram amassadas e esfregadas de forma a separar os grãos da palha que os envolvia. Feito isso, o agricultor "padejava" tudo, isto é, com uma espécie de pá, lançava o todo ao ar. de maneira a que o vento levasse a palha e os grãos caíssem no chão para serem recolhidos. O profeta usa essa imagem, bastante conhecida do povo, para dizer que a mesma coisa se dará com os montes e outeiros, ou seja, os obstáculos.

                                                                    Seção 5

Salmos 139: 9,10 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.

As imagens usadas nesses versículos representam dois pontos opostos numa bússola, representando assim a onipotência de Deus. A alvorada é o leste - onde o sol nasce. O confins dos mares é uma referência ao Mar Mediterrâneo, ou seja, o ponto mais oeste conhecido pelos hebreus daquela época.


Seção 6

Romanos 12:2 .... não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O verbo traduzido como conformar, em grego, tem o sentido de "tomar como padrão para nossa ação". 

domingo, 4 de setembro de 2016

Lição da Semana: 05 a 11 de setembro, 2016

Tema: A Substância

Texto áureo - A bênção do Senhor enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.

Um comentarista bíblico diz que se a bênção divina parece ter trazido dificuldade ou desgosto é porque precisamos aprender e crescer com a situação; se não estamos vendo o bem é porque precisamos elevar e purificar nosso pensamento e, por consequência, nossas ações.


Seção 1

Malaquias 3:10 provai-me nisto, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida. 

O verbo provar no original hebraico, tem o sentido de "examinar", no sentido de experimentar para ver se é verdadeiro. 

Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

A palavra humilde, no original, não inclui o sentido de "pensar menos de si mesmo", porém é o senso de reconhecer fazemos tudo o que fazemos porque refletimos a Deus. A Sra. Eddy expandiu esse versículo na citação 4 de Ciência e Saúde. 


Seção 3

Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdias, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade

A palavra eleito quer dizer "escolhidos de Deus"; podemos parafrasear esse versículo da seguinte maneira "Devemos agir como os escolhidos de Deus, pois nós somos santos e amados, repletos de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade"

Colossenses 3:15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 

A expressão paz de Cristo, de acordo com um comentarista bíblico, busca mostrar o princípio divino, a sempre presente presença de Deus. A palavra árbitro procura dizer "a única regra, aquilo que governa". 


Seção 4

Ciência e Saúde

15: 24-30 (...) O ato de pôr em prática a religião em vez de meramente professá-la, compreender em vez de crer (...).

A palavra professar significa "declarar, prometer". 

Seção 5

Salmos 24:3 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo monte? 

No Bíblia, o monte aparece em ocasiões em que o homem faz contato com Deus. Foi em cima de um monte que Moisés foi chamado a realizar sua missão e foi sobre o monte que recebeu os Mandamentos. Foi sobre o monte que Elias ouviu o "cicio tranquilo e suave". Jesus foi transfigurado sobre um monte. "O monte do Senhor" tem portanto o significado de elevação espiritual, de revelação.


Seção 6

Prov. 18:10 Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro.

Por nome o escritor quer dizer "natureza", ou seja, a natureza de Deus traz segurança e fortaleza. A palavra justo, no original, significa "reto, que age com retidão". 


Seção 7

Prov. 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Podemos parafrasear esse versículo da seguinte maneira "Deposites todas as tuas fichas em Deus e não permitas que o seu conhecimento humano te atrapalhes".