domingo, 18 de setembro de 2016

Lição da Semana: 19 a 25 de setembro, 2016

Tema: A Realidade

Leitura alternada


Para pensar: Ao lermos essa parábola normalmente pensamos nos outros, ou seja, naqueles com quem gostaríamos de compartilhar, ou já compartilhamos, nosso entendimento sobre Deus; porém, já paramos para pensar e analisar que tipo de terreno somos nós para Deus?

A lição está cheia de adubo para deixar nosso terreno ainda melhor!


Seção 1

João 1: 3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

A expressão por intermédio, no original grego, tem o sentido de " o motivo ou razão pela qual algo é ou não é feito".

Romanos 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.

É interessante notar que esse versículo nos mostra que apesar de não ser possível colocar uma forma física ao poder de Deus, sua presença e ação são visíveis e fáceis de serem reconhecidas.


Seção 2

1 Reis 18: 43 e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes.

Elias já havia afirmado ao rei que a palavra de Deus se cumpriria, porém Elias continua a orar.

Seção 3

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Esse versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim significa, mais exatamente, "futuro", posteridade".
A palavra pensamento inclui  o sentido de "plano, propósito".

1 João 4: 1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.

É interessante notar que a palavra crédito, aqui, inclui o sentido de "aquilo que impele uma ação". 

Seção 4

Mateus 8:8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.

centurião, como comandante de cem soldados do exército romano, era muito provavelmente romano, isto é, gentio. Pelas leis judaicas, a casa de um gentio era lugar impuro, e impuro se tornaria quem ali entrasse. Ao dispensar Jesus de entrar em sua casa, o centurião mostrou, além de fé, extraordinário respeito pelos costumes hebraicos. Jesus, por outro lado, mostrou novamente que não dava poder às leis materiais, já que aceitou ir até a casa do centurião, sabendo que sua pureza estava assegurada.



Seção 5

Salmos 68: 11  O Senhor deu a palavra, grande é a falange das mensageiras das boas-novas.

Falange: o que vai adiante. 
 
Seção 6

Habacuque 2:1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.

De acordo com um comentarista bíblico este capítulo de Habacuque é sobre o profeta buscando respostas às súplicas e questionamento do povo. Neste versículo vemos que o profeta se coloca acima de pensamentos humanos. 

Malaquias 2: 10  Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

Aqui podemos entender a palavra dízimo de duas maneiras. A primeira sendo contribuições financeiras para manter o prédio; a segunda é com testemunhos, relatos comprovando a presença e a onipotência divina, para que essa troca fortaleça a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário