domingo, 11 de setembro de 2016

Lição da semana: 12 a 18 de Setembro, 2016

Tema: A matéria

Texto áureo - Zacarias 2: 13 Cale-se toda carne diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada.

O verbo traduzido como calar-se, no original hebraico, tem o sentido de "ficar em silêncio", porém inclui o significado de "ficar calmo". 

Esse versículo é comparado com um trecho de Habacuque: "O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra". (2:20)

Leitura alternada

Isaías 40:8 seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.

Este capítulo foi escrito durante o exílio na Babilônia e vemos que o profeta está, aqui, apontando que não devemos ficar presos às aparências humanas, pois são transitórias, enquanto que a palavra de Deus é permanente.

Isaías 40: 12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

Este versículo tem um tema muito recorrente na Bíblia, o contraste das medidas humanas com o infinito poder de Deus. Para mais versículos assim veja Jó 38:4, 5 e Provérbios 30:4.

Seção 1


Isaias 41:16 Tu os padejarás, e os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. 

Na colheita do trigo, as espigas eram amassadas e esfregadas de forma a separar os grãos da palha que os envolvia. Feito isso, o agricultor "padejava" tudo, isto é, com uma espécie de pá, lançava-os ao ar de maneira a que o vento levasse a palha e os grãos caíssem no chão para serem recolhidos. O profeta usa essa imagem, bastante conhecida do povo, para dizer que a mesma coisa se dará com os montes e outeiros, ou seja, os obstáculos.

Ciência e Saúde

p. 173:12-16   ... O Espírito é positivo

Positivo: absoluto, real. 
Seção 2
Daniel 6

Veja aqui alguns artigos do Arauto de como algumas pessoas que usaram essa história bíblica para elevarem seus pensamentos.

O que são os anjos e o que fazem?

Verdades da Bíblia - disponíveis a todos

Robustez espiritual


Ciência e Saúde

426: 22-26 A renúncia a toda a fé na morte e também ao medo do seu aguilhão elevaria o padrão de saúde e de moral muito acima de seu atual nível, e nos habilitaria a manter erguido o estandarte do Cristianismo (...)

Aguilhão: ponta perfurante.


p. 173:12-16   ... O Espírito é positivo

Positivo: absoluto, real. 

Seção 3

Jeremias 8: 15 Espera-se a paz, e nada há de bom; o tempo da cura, e eis o terror.

De acordo com um comentarista bíblico, esse versículo mostra a consequência de quando não nos voltamos a Deus para orientação.

Tiago 5:16 Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 

A palavra justo significa "reto", por isso podemos entender esse versículo da seguinte maneira "Muito pode, por sua eficácia, a oração daquele que aje com retidão"


Seção 4

Salmos 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

O verbo traduzido como ensinar inclui o sentido de "ensinar e querer ser ensinado". Por isso, vemos que Deus está sempre nos ensinando porém precisamos ver se nós queremos aprender. 


Mateus 13: 28  Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?

É interessante que a palavra inimigo, no original grego, não se refere, necessariamente, a uma pessoa. Por isso, precisamos ver se os nossos pensamentos não são nossos inimigos. 

Isaias 41:16 Tu os padejarás, e os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. 


Na colheita do trigo, as espigas eram amassadas e esfregadas de forma a separar os grãos da palha que os envolvia. Feito isso, o agricultor "padejava" tudo, isto é, com uma espécie de pá, lançava o todo ao ar. de maneira a que o vento levasse a palha e os grãos caíssem no chão para serem recolhidos. O profeta usa essa imagem, bastante conhecida do povo, para dizer que a mesma coisa se dará com os montes e outeiros, ou seja, os obstáculos.

                                                                    Seção 5

Salmos 139: 9,10 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.

As imagens usadas nesses versículos representam dois pontos opostos numa bússola, representando assim a onipotência de Deus. A alvorada é o leste - onde o sol nasce. O confins dos mares é uma referência ao Mar Mediterrâneo, ou seja, o ponto mais oeste conhecido pelos hebreus daquela época.


Seção 6

Romanos 12:2 .... não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O verbo traduzido como conformar, em grego, tem o sentido de "tomar como padrão para nossa ação". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário