domingo, 4 de setembro de 2016

Lição da Semana: 05 a 11 de setembro, 2016

Tema: A Substância

Texto áureo - A bênção do Senhor enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.

Um comentarista bíblico diz que se a bênção divina parece ter trazido dificuldade ou desgosto é porque precisamos aprender e crescer com a situação; se não estamos vendo o bem é porque precisamos elevar e purificar nosso pensamento e, por consequência, nossas ações.


Seção 1

Malaquias 3:10 provai-me nisto, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida. 

O verbo provar no original hebraico, tem o sentido de "examinar", no sentido de experimentar para ver se é verdadeiro. 

Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

A palavra humilde, no original, não inclui o sentido de "pensar menos de si mesmo", porém é o senso de reconhecer fazemos tudo o que fazemos porque refletimos a Deus. A Sra. Eddy expandiu esse versículo na citação 4 de Ciência e Saúde. 


Seção 3

Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdias, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade

A palavra eleito quer dizer "escolhidos de Deus"; podemos parafrasear esse versículo da seguinte maneira "Devemos agir como os escolhidos de Deus, pois nós somos santos e amados, repletos de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade"

Colossenses 3:15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 

A expressão paz de Cristo, de acordo com um comentarista bíblico, busca mostrar o princípio divino, a sempre presente presença de Deus. A palavra árbitro procura dizer "a única regra, aquilo que governa". 


Seção 4

Ciência e Saúde

15: 24-30 (...) O ato de pôr em prática a religião em vez de meramente professá-la, compreender em vez de crer (...).

A palavra professar significa "declarar, prometer". 

Seção 5

Salmos 24:3 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo monte? 

No Bíblia, o monte aparece em ocasiões em que o homem faz contato com Deus. Foi em cima de um monte que Moisés foi chamado a realizar sua missão e foi sobre o monte que recebeu os Mandamentos. Foi sobre o monte que Elias ouviu o "cicio tranquilo e suave". Jesus foi transfigurado sobre um monte. "O monte do Senhor" tem portanto o significado de elevação espiritual, de revelação.


Seção 6

Prov. 18:10 Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro.

Por nome o escritor quer dizer "natureza", ou seja, a natureza de Deus traz segurança e fortaleza. A palavra justo, no original, significa "reto, que age com retidão". 


Seção 7

Prov. 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Podemos parafrasear esse versículo da seguinte maneira "Deposites todas as tuas fichas em Deus e não permitas que o seu conhecimento humano te atrapalhes". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário