segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Lição da semana: 14 a 20 de novembro, 2016

Tema: A alma e o corpo

Texto áureo 

1 Coríntios 3:9 - lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.

Ao usar as palavras lavoura e edifício Paulo declara que nós somos damos frutos e temos uma fundação sólida ao agir com base em Deus.


Leitura alternada

Salmos 42: 8 o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. 

Na maior parte da Bíblia, os cânticos têm como finalidade celebrar algum acontecimento em que ficou evidente ao homem o poder de Deus, como, por exemplo, o cântico de Moisés após a travessia do Mar Vermelho. Há, nas Escrituras, diversas referências a um cântico novo, significando uma nova percepção do poder de Deus, uma percepção que o homem não tinha antes. 


Seção 1

Salmos 84: 2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!

A expressão os átrios do Senhor é uma referência ao Templo do Senhor, tomado como símbolo da presença de Deus. Equivale a dizer: "Suspiro por sentir a presença de Deus". A palavra carne vem de um termo hebraico que, entre outras coisas, significa "aparência exterior". O coração representava o íntimo da pessoa. Portanto, a segunda parte do versículo pode ser entendido como "meu eu interior e o meu eu exterior", ou seja, "todo o meu ser". 



Seção 2

Salmos 16:5 O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice tu és o arrimo da minha sorte.

É interessante notar que as palavras porção e herança, no seu original , são praticamente sinônimos com a pequena diferença de que porção, originalmente, usa-se para designar algum bem individual e herança um bem que é seu por pertencer a uma comunidade. Então, podemos ver que tanto individual como coletivamente nós somos herdeiros de Deus. 
A palavra cálice é usada para ilustrar a nossa experiência, nossa maneira de agir. Já a palavra que foi traduzida como sorte, no seu original, tem o sentido de parte, ou seja, aquilo que me cabe é garantido, tem o apoio e proteção de Deus.  


Seção 3

Salmos 27: 4 Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. 

Um comentarista bíblico faz a seguinte paráfrase desse versículo: "Uma coisa peço ao Senhor e me empenharei em consegui-la: que eu possa estar constantemente em comunhão com Deus, contemplando a harmonia da Sua perfeição e sentindo a proteção da Sua presença."



Seção 4

João 5:4 esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.

Esse versículo retrata uma crença da época. O  que acontecia, em realidade, era que por baixo do tanque Betesda havia uma mina de água intermitente. Quando entrava um fluxo de água, agitava-se naturalmente a água que já estava no tanque. Por ignorância, esse fenômeno natural era atribuído a um anjo, tendo por isso poder curativo. 



Seção 5

Salmos 34: 8 Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

Um comentarista parafraseia assim esse versículo: "Reparai na bondade do Senhor, isto é, prestai atenção nela, e experimentai o conforto que ela traz."


Salmos 138: 8 O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo; 

A expressão levará a bom termo, no original grego, quer dizer "realizar, completar".


Seção 6

1 Tess. 5: 23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

No original, a palavra mesmo quer dizer o "único, ele mesmo". Por isso, uma outra tradução para esse versículo pode ser "O único Deus da paz vos santifique em tudo;"

Nenhum comentário:

Postar um comentário