domingo, 29 de janeiro de 2017

Lição da semana: 30 de janeiro a 5 de fevereiro, 2017

Tema: O Espírito

Texto áureo

Salmos 139:1 Senhor, tu me sondas e me conheces.

O verbo traduzido como sondar, no original hebraico, tem como origem a "usar perfuração para procurar água ou metais", ou seja, "procurar com precisão e com cuidado". Já a expressão me conheces mostra o resultado dessa busca precisa, declarando que o Salmista entendeu que "o Senhor vê tudo o que há no nosso coração".

Leitura alternada

2 Cor. 3:5 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.

A palavra grega traduzida como suficiência traz o sentido de suficiente, habilidade ou competência para fazer algo.

Seção 1

Gálatas 5:22 ... o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

Fruto, ou karpos em grego, significa algo que cresce fora ou origina em outra coisa. Por isso, podemos pensar na ideia de fruto como sendo o efeito, o resultado ou o produto daquilo que fazemos e pensamos. Consequentemente, toda ação feita em parceria com o Cristo dá bons frutos.

Ciência e Saúde

278:33-3 A matéria, com sua mortalidade, não pode ser substancial, pois p Espírito é substancial e eterno. O que é que deveríamos considerar como substância - aquilo que erra, muda e morre, que é mutável e é mortal, ou aquilo que é infalível, imutável e imortal?

Substancialque ou o que tem substância ou alimenta; que ou o que é mais importante, essencial, fundamental, básico.

264: 13 À medida que os mortais alcança, perspectivas mais corretas a respeito de Deus e do homem, inumeráveis objetos da criação, que antes eram invisíveis, se tornam visíveis. (...)

Perspectiva:  Ponto de vista.

Seção 2

2 Reis 2:9 ...Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.

Embora a Bíblia relate mais demonstranções de Eliseu expressando o poder de Deus do que Elias, a questão aqui não se refere a isso. O verdadeiro significado do pedido de Eliseu era que ele desejava ser o sucessor espiritual de Elias. Conforme Deut. 21:17 na distribuição da herança o primogênito recebia o dobro dos demais. Pela vida de Eliseu podemos comprovar que ele apenas queria seguir o modelo de Elias.

Ciência e Saúde

325: 2-8 (...) Tal pessoa permanece na Vida - vida obtida não do corpo, incapaz de sustentar a vida, mas da Verdade, que desdobra sua prórpia ideia imortal.

Desdobrar: Tornar manifesto ou evidente

Seção 3

2 Reis 2:20  ... Trazei-me um prato novo e ponde nele sal.

O sal era uma substência utilizada para preservar os alimentos, por isso simboliza a pureza e sinceridade.  Os judeus usavam a expressão "uma aliança de sal" (II Crônicas 13: 5), ao se referirem a uma inquebrável aliança. 

Ciência e Saúde

83:13 (...) A crença de que o universo, que inclui o homem, seja governado em geral por leis materiais, mas que de vez em quando o Espírito ponha de lado essas leis - essa crença deprecia a sabedoria onipotente e dá à matéria a prepronderância sobre o Espírito. 

Preponderênciapredomínio, supremacia

Seção 4

Mateus 7: 15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Falsos profetas (pseudoprophētōn) eram aqueles que diziam ser profetas divinamente inspirados, mas realmente eram impostores que diziam mentiras e as passavam como profecias; buscando, assim, manipular quem os ouvia.

Ciência e Saúde

246: 1-4 O homem não é um pêndulo, oscilando entre o mal e o bem, entre a alegria e a tristeza, entre a doença e a saúde, entre a vida e a morte.

Oscilar: Mover alternadamente de um para outro lado, fazer vaivém entre duas coisas ou posições;  ficar incerto ou indeciso

Seção 5

Mateus 15: 22  E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões ...

Mulher cananeia: em Marcos 7:26, esta mulher é identificada como "grega, de origem siro-fenícia", de nascimento. Na época do Novo Testamento, não mais havia uma nação conhecida como Canaã, que é citada várias vezes no Antigo Testamento. Na época de Jesus a região era conhecida como Fenícia.


Ciência e Saúde

316: 21-22 O Cristo apresenta o homem indestrutível, a quem o Espírito cria, constitui e governa.

Constituir: ser ou ter como a parte principal; formar

Seção 6

Atos 2:Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

Pentecostes era a segunda das três grandes festas judaicas, celebradas anualmente em Jerusalém, a sétima semana após a Páscoa. Durante a celebração, os judeus traziam os primeiros frutos de suas colheitas como gratidão, reconhecimento e boa expectativa de colheita.

Atos 2:2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.

Vento, fogo, água, óleo: são símbolos constantes das Escrituras para o Espírito de Deus.

Um comentarista diz: "Espírito" é "vento". O vento é apenas o ar em movimento. A respiração é o sinônimo da vida. "Espírito" e "vida" são duas palavras para uma só coisa. 

Ciência e Saúde

411: 11 Se o Espírito, o poder do Amor divino, dá testemunho em favor da verdade, isso é o ultimato, o modo científico, e a cura é instantânea.

Ultimato: Exigência de rendição imediata do inimigo; declaração final e irrevogável

Seção 7


Romanos 8:16  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 

Testificar (summarturei):  testemunhar juntamente com, confirmar 


Ciência e Saúde

29: 28-30 O homem, gerado por Deus, como ideia do Espírito, é a evidência imortal de que o Espírito é harmonioso e o homem, eterno.

Evidência: Constatação de uma verdade, de conhecimento que, pelo grau de clareza, não suscita nenhuma dúvida.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Lição da semana: 23 a 29 de janeiro, 2017

Tema: O Amor

Texto áureo

1 João 4: 16 Deus é amor

Nos tempos bíblicos, Deus era visto, pelos gentios, como poderoso mas também como cruel; os judeus O viam como justo, misericordioso porém invejoso também. O livro de 1 João, define Deus não somente como amoroso, mas sendo o Amor. 


Leitura alternada

Salmos 118: 5 Em meio à tribulação, invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga.

A expressão me deu folga é usada no sentido de "livre de ansiedade". 

Seção 1

1 João 4: 18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.

É interessante notar que a palavra traduzida como medo, no original grego, inclui a ideia de "intimidação". 


Seção 2

Marcos 1: 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.

Um comentarista bíblico explica a expressão está próximo da seguinte maneira "proximidade extrema, já presente porque a causa que iniciou a ação já aconteceu". 

Lucas 12: 32 Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

A imagem de Deus cuidando de seus filhos como um pastor é vastamente usada na Bíblia e aparece, pela primeira vez, no Salmos (77:20) "O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão". 


Mateus 6:6 orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A palavra traduzida como secreto, no original grego, não tem o sentido de "oculto escondido", mas inclui a ideia de que "não pode ser encontrado em objetos". 


Seção 3

Tiago 2: 1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

Versículo na versão da Bíblia na Linguagem de hoje: "Meus irmãos, vocês que creem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência deles". 


Seção 5


Mateus 14:22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.

Esse fato se deu logo após a multiplicação dos pães e dos peixes. As multidões, ao verem esse poder de Jesus, quiseram proclamá-lo rei (João 6: 15). Jesus estava justamente se esquivando disso e por esse motivo compeliu os discípulos a irem embora pois, provavelmente, eles não desgostaram da ideia. 

Mateus 19: 26 para Deus tudo é possível.

A palavra possível, no original grego, inclui o sentido de "não há lei contra". 


Seção 6


Isaías 40:11 Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

Os hebreus eram um povo de pastores e, para se fazer entender, o profeta usa imagens bem conhecidas de quem lida com ovelhas. As fêmeas que tinham filhotes para amamentar não podiam seguir um ritmo apressado, pois deviam deter-se frequentemente para alimentar os pequenos, por isso o pastor tinha de guia-las mansamente. Caso fosse necessário andar mais depressa, ou se o terreno fosse particularmente difícil, o pastor carregava em seus braços os cordeirinhos menores.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Lição da Semana: 16 a 22 de janeiro, 2017

Tema: A Verdade

Leitura alternada

Daniel 10:21 eu te declarei o que está expresso na escritura da verdade;

A expressão escritura da verdade significa "o propósito de Deus revelado ao homem"; alguns comentaristas bíblicos relacionam essa expressão com os seguintes trechos "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda" (Salmos 139:16) e "Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorail escrito diante dele para os que temem ao Senhor epara os que se lembram do seu nome"  (Malaquias 3:16)

Seção 1

Ecles. 12:10  10  Procurou o Pregador achar palavras agradáveis e escrever com retidão palavras de verdade.

Pregador é a tradução da palavra grega "Eclesiastes" que, por sua vez, é a tradução de uma palavra hebraica que significa:"aquele fala a uma assembleia. A tradição atribui esse livro a Salomão, mas estudos mais recentes concluíram que ele foi escrito bem depois desse rei, embora em nome dele. de acordo com o costume literário da época, como para relembrar sua sabedoria.

Apoc. 10:1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem,

A palavra grega "apokálypsis" significa "revelação", tratava-se de um gênero literário muito comum entre os judeus, no período de 200 AC até 200 DC, aproximadamente. A simbologia usada nesse tipo de literatura era bem conhecida naquela época e baseava-se no Antigo testamento. A nuvem faz referência à travessia do deserto, que os guiavam durante o dia e simboliza a presença de Deus. 

Apoc. 10: 10  Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei,

Devorar um livro é uma forma figurada de dizer "aprender o que está no livro".
Seção 2

Mateus 16: 6 ... Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.

Fermento: Atualmente pensamos em fermento como aquela substância usada em bolos ou pães. A palavra grega "zume" (Fermento) tem um significado mais abrangente, o fermento quando utililizado, mesmo em pequena quantidade, pela sua influência, impregna totalmente (por exemplo a massa); seja num bom sentido ou num mau sentido, de influência perniciosa, "um pouco de fermento leveda toda a massa".

Acepção: cada um dos vários sentidos que palavras ou frases apresentam de acordo com cada contexto (ex.: ponto em pontuação, costura, geografia,  jogos, etc.)

Seção 3

Salmos 146:5,6 

Versículos pela Bíblia na Linguagem de Hoje: "Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no SENHOR, seu Deus, o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe! O SENHOR sempre cumpre as suas promessas;"

Ciência e Saúde

Preeminentemuito acima do que o que está em volta; superior.

Seção 4

Mateus 22:34,35 Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou...

Os fariseus e saduceus eram seitas adversárias entre si, pois divergiam profundamente quanto à interpretação da Lei de Moisés. Esse versículo faz alusão ao fato de que, pouco antes, Jesus havia sido interrogado por saduceus, que tinham a intenção de discutir, mas  resposta do Mestre fora tão lógica, que os saduceus haviam ficado sem resposta. Por um lado, os fariseus devem ter ficado satisfeitos com a derrota dos adversários, mas por outro, ficaram preocupados com a crescente autoridade de Jesus e, reunindo-se em conselho, decidiram também interrogá-lo para induzi-lo a dizer algo errado e poderem acusá-lo junto ao povo. Todavia, em vez de irem em grupo, como haviam feito os saduceus, mandaram apenas um deles. Provavelmente, acharam que, se este conseguisse confundir a Jesus, todos eles poderiam tirar proveito do fato mas, se Jesus se saísse bem, só esse representante ficaria envergonhado e não a seita toda.

Teologia: ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo; conjunto dos princípios de uma religião;


Seção 5


Jeremias 8:22 Acaso não há bálsamo em Gileade?
A palavra hebraica "sori" traduzida como bálsamo era uma substância com a consistência similar ao mel, e que as pessoas atribuiam poderes curativos.

Ciência e Saúde

Panaceia: o que se emprega para remediar dificuldades

domingo, 8 de janeiro de 2017

Lição da Semana: 09 a 15 de Janeiro, 2017

Tema: A Vida


Seção 1
Jó 33:4 O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

O original hebraico não diz sopro, diz "Folego, respiração". Essa distinção é importante, porque sopro dá a ideia de uma ação em que alguém de um lado sopra a vida para outro ser separado dele. No entanto, o livro de Jó indica uma ação automática, natural, que nos atinge porque estamos unidos ao Ser que respira. Nós temos vida porque Deus "respira".



Seção 2


Salmos 36: 9 Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.

Na Bíblia, as imagens do manacial e da luz são frequentemente ligada à presença e poder de Deus.
João faz a connexão entre a luz divina e a vida "A vida estava nele e a vida era a luz dos homens." (João 1:4).

Daniel 6: 14 Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito penalizado e determinou consigo mesmo livrar a Daniel; e, até ao pôr-do-sol, se empenhou por salvá-lo.

Notamos aqui que apesar de o rei ter assinado o decreto, ao ter que aplicá-lo, Dario queria achar uma "brecha" na lei para salvar a Daniel. Podemos entender e aplicar esse versículo e essa história em nossa experiência atual: não podemos sofrer nenhuma injustiça que parece ser estabelecida por uma lei humana, assim como Daniel teve sua proteção ao saber que nada nem ninguém pode querer alcançar ou sobrepujar o poder de Deus.


Seção 3


João 3: 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus,

A palavra grega traduzida como de novo pode também significar "desde o começo" ou "que vem de cima". A maioria dos estudiosos bíblicos defendem que a tradução mais correta seria "que vem de cima", pois representa uma transformação completa para uma vida somente centrada em Deus.

João 3: 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

A água era para os judeus um símbolo de purificação, portanto é provável que com a expressão nascer da água Jesus estivesse se referindo à purificação dos pecados, isto é, ao batismo de arrependimento, e não a um batismo meramente cerimonial. É significativo que Jesus dissesse isso a Nicodemos, que era fariseu e "um dos principais", pois estes acreditavam que não tinham nada para se arrepender, ou seja, não precisavam mudar em nada.


Seção 4


Jó 11:7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?

Versículo na versão da linguagem de hoje: Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus e conhecer completamente o Todo-Poderoso?




Seção 5

Salmos 116: 7 Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo.

A palavra traduzida como voltar, no original hebraico, inclui o sentido de "procurar com arrependimento".

Atos 17: 22 Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos! 

Areópago era uma colina nos arredores de Atenas, onde se reunia o mais alto tribunal grego. Ali havia também uma série de altares e estátuas dedicadas a diversos deuses, por isso Paulo comenta sobre a religiosidades deles. 



Esta é uma foto atual do Areópago que é mencionado neste trecho.

Atos 17: 26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.

Paulo está aqui ressaltando que temos todos uma única e a mesma origem, uma única e a mesma natureza. Era teoria difundida entre os atenienses, a quem ele estava se dirigindo, de que os gregos provinham de uma origem distinta de todos os outros povos e portanto não tinham nada em comum com as outras nações. 


Atos 17: 27,28 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

Falando aos atenienses, Paulo usa a terminologia a que eles estavam acostumados, pois uma corrente filosófica muito em voga na época, o estoicismo, dizia que os homens buscavam o Criador de todas as coisas, mas o faziam tateando, pelo sentimento, e não pela razão. O Apóstolo também cita um verso do poeta Aratus, de 300 anos antes. Esse discurso mostra, não só a vasta cultura de Paulo, mas também a disposição dele de falar em termos que a audiência já conhecia, partindo assim de onde as pessoas estavam mentalmente, para conduzi-las ao ponto que ele queria esclarecer.

Seção 6

João 14: 6 Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

A expressão o caminho é uma metáfora muito usada desde o Antigo Testamento, porém é somente aqui que Jesus a utiliza juntamente com as palavras verdade e vida.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Lição da semana: 02 a 08 de janeiro, 2017

ATema: O Sacramento


Seção 1


Salmos 96: 1 Cantai ao Senhor um cântico novo,

Há, nas Escrituras, diversas referências a cântico novo, significando uma nova percepção do poder de Deus, uma percepção que o homem não tinha antes. 


Êxodo 12: 3, 8, 11  Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. (...) Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor. 

Nesses versículos, Deus fala diretamente a Moisés e a Arão sobre a última refeição dos judeus no deserto. É interessante notar que as ordens divinas falam para os judeus se prepararem como um povo livre da escravidão, ou seja, com sandálias nos pés, cajado na mão e os lombos cingidos (com uma vestimenta).

Com relação aos pães asmos é interessante notar o que Paulo diz em 1 Coríntios "Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade" (5:8).

A Páscoa  aqui mencionada é a mesma ocasião que Jesus celebrou em Marcos 14 (seção 3).

Êxodo 12: 14 Este dia vos será por memorial.

O memorial, aqui mencionado, é para que o povo lembre-se da direção e proteção divinas que demosntraram com a experiência no Egito, não era um ritual. Porém, com o passar do tempo, o significado espiritual se perdeu.  


Por isso, é nossa obrigação buscarmos um cântico novo, ou seja, uma nova percepção a respeito de Deus e dos ensinamentos de Jesus com os trechos contidos aqui nesta lição. Somente assim estaremos celebrando a verdadeira Páscoa.

Seção 2


Lucas 3: 7 Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?

Desde a Antiguidade, Deus era (e ainda hoje é) visto como uma entidade vingativa, e que para toda ação errada espera-se uma punição severa vinda de Deus, por isso aqui foi usado a frase fugir da ira vindoura. 

Ao usar a expressão raça de víboras, João Batista estava se referindo aos fariseus e saduceus presentes e que se consideravam muito superiores ao restante da população e livres "da ira vindoura". Jesus também usou a mesma expressão de João em duas ocasiões: "Raça de víboras, como podeis falar coisas boas sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12:34) e "Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?" (Mateus 23:33).

Lucas 3: 16 disse João a todos:Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Desatar as correias das sandálias era uma função dos servos, expressando-se dessa maneira, João se põe em uma posição de extrema humildade, mostrando que não estava adequado nem para ser servo de Jesus. 

Seção 3


1 Cor. 11:28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.

É interessante notar que o verbo traduzido como examinar-se, no original grego, tem o sentido de "reconhecer como genuíno depois de exame; testar; verificar"; por isso, é necessário estarmos sempre conscientes dos motivos pelos quais estamos agindo. 


Seção 4


Salmos 126: 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

De acordo com um comentarista bíblico esse versículo se refere àqueles momentos no quais a situação humana parece difícil, porém permanecemos na certeza da presença e cuidado divinos e assim, a neblina se desfaz e os frutos aparecem.

João 21: 6 Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.

A palavra direita é frequentemente usada na Bíblia para se referir ao poder de Deus; é interessante e extremamente importante notar que essa palavra, no original, incluia o sentido metafórico de "autoridade", por isso podemos ver que muito mais que uma localidade física, ao lançar a "rede à direita do barco" significa "lançar a rede com a mesma natureza com que Jesus agia".


Seção 5



Hebreus 12: 1,2 desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Vale notar que este capítulo do livro de Hebreus é repleto de referências atléticas, e a palavra aqui traduzida como corrida, no seu original grego é agónAgón significa agonia, esforço. Agón pode ser usado para se referir a qualquer evento esportivo, porém, aqui, a corrida está claramente sendo usada como uma metáfora para a luta espiritual que requer determinação, disciplina e empenho consagrado.

O termo traduzido como Autor pode ter diversos significados: "o que inicia"; "o que vai à frente, dando o exemplo"; "o que proporciona oportunidade". Diversos comentários dizem, para explicar a expressão Consumador da fé: "o que deu a mais completa expressão de fé"; "o que deu o exemplo máximo de fé"; "o que elevou a fé ao máximo da perfeição".