domingo, 8 de janeiro de 2017

Lição da Semana: 09 a 15 de Janeiro, 2017

Tema: A Vida


Seção 1
Jó 33:4 O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

O original hebraico não diz sopro, diz "Folego, respiração". Essa distinção é importante, porque sopro dá a ideia de uma ação em que alguém de um lado sopra a vida para outro ser separado dele. No entanto, o livro de Jó indica uma ação automática, natural, que nos atinge porque estamos unidos ao Ser que respira. Nós temos vida porque Deus "respira".



Seção 2


Salmos 36: 9 Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.

Na Bíblia, as imagens do manacial e da luz são frequentemente ligada à presença e poder de Deus.
João faz a connexão entre a luz divina e a vida "A vida estava nele e a vida era a luz dos homens." (João 1:4).

Daniel 6: 14 Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito penalizado e determinou consigo mesmo livrar a Daniel; e, até ao pôr-do-sol, se empenhou por salvá-lo.

Notamos aqui que apesar de o rei ter assinado o decreto, ao ter que aplicá-lo, Dario queria achar uma "brecha" na lei para salvar a Daniel. Podemos entender e aplicar esse versículo e essa história em nossa experiência atual: não podemos sofrer nenhuma injustiça que parece ser estabelecida por uma lei humana, assim como Daniel teve sua proteção ao saber que nada nem ninguém pode querer alcançar ou sobrepujar o poder de Deus.


Seção 3


João 3: 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus,

A palavra grega traduzida como de novo pode também significar "desde o começo" ou "que vem de cima". A maioria dos estudiosos bíblicos defendem que a tradução mais correta seria "que vem de cima", pois representa uma transformação completa para uma vida somente centrada em Deus.

João 3: 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

A água era para os judeus um símbolo de purificação, portanto é provável que com a expressão nascer da água Jesus estivesse se referindo à purificação dos pecados, isto é, ao batismo de arrependimento, e não a um batismo meramente cerimonial. É significativo que Jesus dissesse isso a Nicodemos, que era fariseu e "um dos principais", pois estes acreditavam que não tinham nada para se arrepender, ou seja, não precisavam mudar em nada.


Seção 4


Jó 11:7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?

Versículo na versão da linguagem de hoje: Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus e conhecer completamente o Todo-Poderoso?




Seção 5

Salmos 116: 7 Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo.

A palavra traduzida como voltar, no original hebraico, inclui o sentido de "procurar com arrependimento".

Atos 17: 22 Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos! 

Areópago era uma colina nos arredores de Atenas, onde se reunia o mais alto tribunal grego. Ali havia também uma série de altares e estátuas dedicadas a diversos deuses, por isso Paulo comenta sobre a religiosidades deles. 



Esta é uma foto atual do Areópago que é mencionado neste trecho.

Atos 17: 26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.

Paulo está aqui ressaltando que temos todos uma única e a mesma origem, uma única e a mesma natureza. Era teoria difundida entre os atenienses, a quem ele estava se dirigindo, de que os gregos provinham de uma origem distinta de todos os outros povos e portanto não tinham nada em comum com as outras nações. 


Atos 17: 27,28 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

Falando aos atenienses, Paulo usa a terminologia a que eles estavam acostumados, pois uma corrente filosófica muito em voga na época, o estoicismo, dizia que os homens buscavam o Criador de todas as coisas, mas o faziam tateando, pelo sentimento, e não pela razão. O Apóstolo também cita um verso do poeta Aratus, de 300 anos antes. Esse discurso mostra, não só a vasta cultura de Paulo, mas também a disposição dele de falar em termos que a audiência já conhecia, partindo assim de onde as pessoas estavam mentalmente, para conduzi-las ao ponto que ele queria esclarecer.

Seção 6

João 14: 6 Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

A expressão o caminho é uma metáfora muito usada desde o Antigo Testamento, porém é somente aqui que Jesus a utiliza juntamente com as palavras verdade e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário