domingo, 22 de janeiro de 2017

Lição da semana: 23 a 29 de janeiro, 2017

Tema: O Amor

Texto áureo

1 João 4: 16 Deus é amor

Nos tempos bíblicos, Deus era visto, pelos gentios, como poderoso mas também como cruel; os judeus O viam como justo, misericordioso porém invejoso também. O livro de 1 João, define Deus não somente como amoroso, mas sendo o Amor. 


Leitura alternada

Salmos 118: 5 Em meio à tribulação, invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga.

A expressão me deu folga é usada no sentido de "livre de ansiedade". 

Seção 1

1 João 4: 18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.

É interessante notar que a palavra traduzida como medo, no original grego, inclui a ideia de "intimidação". 


Seção 2

Marcos 1: 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.

Um comentarista bíblico explica a expressão está próximo da seguinte maneira "proximidade extrema, já presente porque a causa que iniciou a ação já aconteceu". 

Lucas 12: 32 Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

A imagem de Deus cuidando de seus filhos como um pastor é vastamente usada na Bíblia e aparece, pela primeira vez, no Salmos (77:20) "O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão". 


Mateus 6:6 orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A palavra traduzida como secreto, no original grego, não tem o sentido de "oculto escondido", mas inclui a ideia de que "não pode ser encontrado em objetos". 


Seção 3

Tiago 2: 1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

Versículo na versão da Bíblia na Linguagem de hoje: "Meus irmãos, vocês que creem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência deles". 


Seção 5


Mateus 14:22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.

Esse fato se deu logo após a multiplicação dos pães e dos peixes. As multidões, ao verem esse poder de Jesus, quiseram proclamá-lo rei (João 6: 15). Jesus estava justamente se esquivando disso e por esse motivo compeliu os discípulos a irem embora pois, provavelmente, eles não desgostaram da ideia. 

Mateus 19: 26 para Deus tudo é possível.

A palavra possível, no original grego, inclui o sentido de "não há lei contra". 


Seção 6


Isaías 40:11 Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

Os hebreus eram um povo de pastores e, para se fazer entender, o profeta usa imagens bem conhecidas de quem lida com ovelhas. As fêmeas que tinham filhotes para amamentar não podiam seguir um ritmo apressado, pois deviam deter-se frequentemente para alimentar os pequenos, por isso o pastor tinha de guia-las mansamente. Caso fosse necessário andar mais depressa, ou se o terreno fosse particularmente difícil, o pastor carregava em seus braços os cordeirinhos menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário