domingo, 26 de fevereiro de 2017

Lição da semana: 27 de fevereiro a 05 de março, 2017

Tema: O homem

Leitura alternada

Salmos 119: 152 Quanto às tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre.


Prescrições: ordens, determinações. 

Salmos 90:1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.

A palavra traduzida como refúgio, é frequentemente traduzida como "habitação". Esse versículo descreve uma relação perpétua e permanente de moradia. Como o Salmo 90 é atribuído a Moisés, esse versículo é uma contradição aos 400 anos em que o seu povo viveu em escravidão, ver Gênesis 15:13. (... então lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos).



Seção 1

Salmos 36: 7  Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.

Vocês lembram do significado da palavra benignidade que estava no post da semana passada? Benignidade inclui a ideia de "o bem que é apropriado para a situação". 


Salmos 36: 9 Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.

A palavra manancial é usada figurativamente para dar o sentido de "o que é considerado a fonte abundante de algo".

Salmos 61: 4 Assista eu no teu tabernáculo, para sempre; no esconderijo das tuas asas, eu me abrigo.

O verbo assistir é usado aqui com o sentido de "morar, habitar".

Ciência e Saúde

336: 9 (...) São as emanações dAquele que é a Vida, a Verdade e o Amor. O homem imortal não é e nunca foi material, mas sempre espiritual e eterno.

Emanar: vir de, ou ter origem em. 


Seção 2

Prov. 8:22 O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.

É interessante notar que a frase traduzida como me possuía no início de sua obra, no original hebraico, pode ser traduzida como "antes de tudo Deus já me conhecia", e isso se aplica a cada um de nós individual e coletivamente.

Prov. 8: 30 então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo.

É interessante notar que a palavra traduzida como arquiteto possui um significado bem diferente no seu original hebraico. A palavra em hebraico aqui utilizada significa "aquele que é mantido por"; por isso, podemos ler esse versículo da seguinte maneira "então, eu estava com ele e era mantido por ele, dia após dia, eu era o seu deleite, alegrando-me perante ele em todo o tempo."

Seção 3

Salmos 16:5 O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice tu és o arrimo da minha sorte.

É interessante notar que as palavras porção e herança, no seu original , são praticamente sinônimos com a pequena diferença de que porção, originalmente, usa-se para designar algum bem individual e herança um bem que é seu por pertencer a uma comunidade. Então, podemos ver que tanto individual como coletivamente nós somos herdeiros de Deus.
A palavra cálice é usada para ilustrar a nossa experiência, nossa maneira de agir. Já a palavra que foi traduzida como sorte, no seu original, tem o sentido de parte, ou seja, aquilo que me cabe é garantido, tem o apoio e proteção de Deus.  

Salmos 37: 18 O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre.

O verbo traduzido como conhecer, no original hebriaco, tem o sentido de "saber a natureza".

Seção 4

1 Pedro 1: 22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,

A palavra traduzida como ardentemente, no original, tem o sentido de "sinceramente" e não contém a idea de "exagero".

Seção 6

Salmos 23:6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.

Veja como algumas pessoas utilizaram as ideias contidas neste versículo para elevarem seus pensamentos:

Sempre em casa

O poder da misericórdia

O bem permanente na vida é meu bilhete premiado

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Lição da semana: 20 a 26 de fevereiro, 2017

Tema: Cristo Jesus

Leitura alternada

Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

A expressão regiões celestiais não está em nenhuma passagem da Bíblia, com exceção de Efésios, onde aparece cinco vezes. Em todas essas vezes, no original grego, não há a palavra “regiões”, mas apenas o adjetivo “celestial”. A ideia de um lugar, de “regiões” foi acrescentada pelos tradutores. Assim sendo, diz o comentarista, podemos entender “entre as coisas celestiais”, “na realidade celestial”.

Efésios 1:4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;

Nele” significa “em Cristo”, expressaão usada, de alguma forma, mais de trinta vezes nesta epístola. Sobre este versículo, diz o comentarista que essas palavras sugerem que a salvação dos homens através de Cristo é anterior à criação e ao processo histórico, não algo que Deus decidiu depois. Somos santos porque nos Ele nos escolheu e não que Ele tenha nos escolhido por sermos santos.

Seção 1

Gálatas 4:7 De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.

Perante a lei romana todos os filhos e filhas tinham direitos iguais -  o que contrastava com a lei judaica sobre herança, na qual o primogênito recebia uma porção maior e as filhas recebiam herança somente na ausência de herdeiros homens.  

Paulo, como cidadão romano, tinha um bom conhecimento das práticas romanas e naturalmente percebeu esse modo de distribuir a herança como uma imagem para a salvação cristã. Ele utiliza a mesma correlação em Romanos 8:16, 17

Seção 2

Lucas 3:6 ... toda carne verá a salvação de Deus

Toda carne, aqui, significa que a mensagem é para todos.

João 5:19 ...  o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.

O Filho nada pode fazer de si mesmo: significa que a ação do filho separada do pai é impossível por causa da unidade entre o pai e o filho.

 Seção 3

Ciência e Saúde

315:29-2... Revestido em parte de uma forma humana (isto é, como parecia à vista mortal), concebido por mãe humana, Jesus foi o mediador entre o Espírito e a carne, entre a Verdade e o erro. ...

MediadorAquele que se incumbe de buscar soluções entre duas partes.

Seção 4

Mateus 8:5, 6 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:  Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.

Para um oficial militar romano dirigir-se a um hebreu como “Senhor”, significava que ele abertamente aceitava e se submetia à autoridade que Jesus tinha tanto para ensinar como para curar e essa admiração não era comum e por isso é digno de nota. 

É importante notar que os criados, na roma antiga, eram escravos e vistos como posse; os donos normalmente não se preocupavam com a saúde de seus servos. 

Seção 6

1 João 3:1 Vede que grande amr nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de foto, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mndo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 

A palavra aqui traduzida como amor inclui o sentido de  de "dar prova de seu amor", e a expressão ser chamado significa "ter a natureza de".

1 João 3:3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.

A palavra esperança significa "que tem a expectativa do bem". 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Lição da semana: 13 a 19 de fevereiro, 2017

Tema: A Mente

Leitura alternada

Prov. 2: 11 O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará.

O termo hebraico traduzido aqui como bom siso, indica a capacidade de planejar corretamente para chegar a um determinado fim. A palavra traduzida como inteligência, significa "compreensão", "habilidade de distinguir entre o certo e o errado". 



Seção 1

Salmos 147: 5 Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.

A expressão não se pode medir, no original hebraico, tem o sentido de "infinito", ou seja, não tem começo nem fim.

Salmos 25:5 Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. 

É interessante notar que o verbo traduzido como ensinar, no original, inclui o sentido de "exercitar", ou seja, é algo ativo que requer que façamos a nossa parte.


Ciência e Saúde

505: 23-28 — ... Essa compreensão não é intelectual, não é o resultado de conhecimentos eruditos; é a realidade de todas as coisas trazida à luz.

EruditoQue tem instrução vasta e variada, que revela muito saber.


Seção 2

Prov. 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Na cultura hebraica, como em muitas outras culturas, inclusive a nossa, a palavra coração representa, de forma figurada, a totalidade do ser interior, a totalidade de nossa natureza. Inclui a ideia de pensamento e desejos íntimos. Estribar-se significa "apoiar-se, firmar os pés, como alguém que coloca os pés no estribo do cavalo para conseguir montar".


Ciência e Saúde

106: 7 — Deus dotou o homem com direitos inalienáveis, entre os quais estão o governo de si mesmo, a razão e a consciência. O homem só é corretamente governado por si mesmo, quando bem guiado e governado por seu Criador, a Verdade divina e o Amor divino.

Dotar:  Beneficiar com algum dom natural.

Inalienável que não pode ser vendido ou cedido.

Seção 3

1 Sam. 9: 18 Saul se chegou a Samuel no meio da porta e disse: Mostra-me, peço-te, onde é aqui a casa do vidente.

A palavra vidente é usada aqui porque profeta não era tão usada (veja o versículo 9).


Ciência e Saúde

84: 13-20 —  ... É prerrogativa da Mente divina, sempre presente, e do pensamento que está em comunicação com essa Mente, conhecer o passado, o presente e o futuro.
Familiarizar-nos com a Ciência do existir nos habilita a estar em comunhão mais completa com a Mente divina, a prever e predizer acontecimentos concernentes ao bem-estar universal, a ser divinamente inspirados — isto é, a alcançar a amplitude da Mente sem limites.

Prerrogativa: direito especial, inerente a um cargo ou profissão.

Concernentesque tem relação.

Seção 4

Marcos 1: 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.

Um comentarista bíblico explica a expressão está próximo da seguinte maneira "proximidade extrema, já presente porque a causa que iniciou a ação já aconteceu". 


Ciência e Saúde

271: 7-16, 25-28  Jesus instruiu seus discípulos a curar os doentes por meio da Mente em vez de por meio da matéria. Ele sabia que a filosofia, a Ciência e a prova do Cristianismo estavam na Verdade, que expulsa toda a desarmonia.

Filosofia: conjunto específico de ideias sobre o conhecimento ou a verdade, raciocínio. 


Seção 6

Isaías 48:17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.

A frase te ensina o que é útil significa "aquilo que tem utilidade, que pode ser aplicado no seu dia a dia".


Filip. 3: 14, 15 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.

O conceito geral é de que a perfeição seja uma situação estática, isto é, aquilo que é perfeito pode ficar como está. Porém, para Paulo o progresso contínuo faz parte da perfeição. 

Filipenses 2:5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

A palavra grega traduzida como sentimento significa, mais exatamente, "manter um sentimento ou opinião, estar mentalmente disposto (com relação a alguma coisa), estar interessado (em obedecer)".

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Lição da Semana: 06 a 12 de fevereiro, 2017

Tema: A Alma

Texto áureoSalmos 103: 2 - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

A palavra traduzida como benefícios não significa "vantagem" como atualmente, mas se refere especificamente às recompensas por se agir corretamente. Deus corrige, perdoa, cura e ama a todos incondicionalmente. 

Leitura alternada

Salmos 104: 24 Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

A palavra riquezas, no original hebraico, completo, onde não falta nada. E a expressão cheia está a terra das tuas riquezas de acordo com um comentarista bíblico quer dizer que as criações de Deus estão bem distribuídas por todos os cantos, não há nenhum lugar onde falta qualquer coisa.

Seção 1

1 Reis 17: 1 Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Tesbita significa "da aldeia de Tisbé". Acabe era o rei de Israel, que havia permitido, em larga escala, o culto a Baal, por influência de sua esposa, Jezabel. Esta lançou intensa perseguição aos profetas de Jeová.


Prov. 8: 17 Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.

Esse versículo, a frase os que me amam, no original hebraico, tem o sentido de "quem me busca diligentemente". Com isso, podemos entender que Deus sempre nos ama, e nós que precisamos nos voltar a Ele. 

Prov. 8: 21 para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros.

É interessante notar que a palavra traduzida como tesouros, no original hebraico, tem o sentido de "substância". E para sabermos como a Sra. Eddy definiu a substância leia a citação 3 de Ciência e Saúde.


Seção 2

2 Cor. 8: 13, 14 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade.

A palavra igualdade tem a origem na mesma palavra usada para definir triângulos isósceles, ou seja, onde há não somente igualdade, mas também equilibrio. 

Já a palavra abundância inclui o sentido "aquilo que é mais do que o esperado". 


Seção 3

Mateus 10: 1 Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.

A frase deu-lhes Jesus autoridade, no original, significa "o que fé em Deus nos proporciana a fazer".

Mateus 17: 24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?

A dracma equivalia ao salário pago a um trabalhador pelo seus serviços de 1 dia. 


Seção 4

Isaías 35: 5 Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos;

É interessante notar que esse versículo é relacionado com a cura de Jesus relatada em Mateus 15:31.