segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Lição da Semana: 06 a 12 de fevereiro, 2017

Tema: A Alma

Texto áureoSalmos 103: 2 - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

A palavra traduzida como benefícios não significa "vantagem" como atualmente, mas se refere especificamente às recompensas por se agir corretamente. Deus corrige, perdoa, cura e ama a todos incondicionalmente. 

Leitura alternada

Salmos 104: 24 Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

A palavra riquezas, no original hebraico, completo, onde não falta nada. E a expressão cheia está a terra das tuas riquezas de acordo com um comentarista bíblico quer dizer que as criações de Deus estão bem distribuídas por todos os cantos, não há nenhum lugar onde falta qualquer coisa.

Seção 1

1 Reis 17: 1 Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Tesbita significa "da aldeia de Tisbé". Acabe era o rei de Israel, que havia permitido, em larga escala, o culto a Baal, por influência de sua esposa, Jezabel. Esta lançou intensa perseguição aos profetas de Jeová.


Prov. 8: 17 Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.

Esse versículo, a frase os que me amam, no original hebraico, tem o sentido de "quem me busca diligentemente". Com isso, podemos entender que Deus sempre nos ama, e nós que precisamos nos voltar a Ele. 

Prov. 8: 21 para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros.

É interessante notar que a palavra traduzida como tesouros, no original hebraico, tem o sentido de "substância". E para sabermos como a Sra. Eddy definiu a substância leia a citação 3 de Ciência e Saúde.


Seção 2

2 Cor. 8: 13, 14 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade.

A palavra igualdade tem a origem na mesma palavra usada para definir triângulos isósceles, ou seja, onde há não somente igualdade, mas também equilibrio. 

Já a palavra abundância inclui o sentido "aquilo que é mais do que o esperado". 


Seção 3

Mateus 10: 1 Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.

A frase deu-lhes Jesus autoridade, no original, significa "o que fé em Deus nos proporciana a fazer".

Mateus 17: 24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?

A dracma equivalia ao salário pago a um trabalhador pelo seus serviços de 1 dia. 


Seção 4

Isaías 35: 5 Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos;

É interessante notar que esse versículo é relacionado com a cura de Jesus relatada em Mateus 15:31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário