segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Lição da semana: 20 a 26 de fevereiro, 2017

Tema: Cristo Jesus

Leitura alternada

Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

A expressão regiões celestiais não está em nenhuma passagem da Bíblia, com exceção de Efésios, onde aparece cinco vezes. Em todas essas vezes, no original grego, não há a palavra “regiões”, mas apenas o adjetivo “celestial”. A ideia de um lugar, de “regiões” foi acrescentada pelos tradutores. Assim sendo, diz o comentarista, podemos entender “entre as coisas celestiais”, “na realidade celestial”.

Efésios 1:4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;

Nele” significa “em Cristo”, expressaão usada, de alguma forma, mais de trinta vezes nesta epístola. Sobre este versículo, diz o comentarista que essas palavras sugerem que a salvação dos homens através de Cristo é anterior à criação e ao processo histórico, não algo que Deus decidiu depois. Somos santos porque nos Ele nos escolheu e não que Ele tenha nos escolhido por sermos santos.

Seção 1

Gálatas 4:7 De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.

Perante a lei romana todos os filhos e filhas tinham direitos iguais -  o que contrastava com a lei judaica sobre herança, na qual o primogênito recebia uma porção maior e as filhas recebiam herança somente na ausência de herdeiros homens.  

Paulo, como cidadão romano, tinha um bom conhecimento das práticas romanas e naturalmente percebeu esse modo de distribuir a herança como uma imagem para a salvação cristã. Ele utiliza a mesma correlação em Romanos 8:16, 17

Seção 2

Lucas 3:6 ... toda carne verá a salvação de Deus

Toda carne, aqui, significa que a mensagem é para todos.

João 5:19 ...  o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.

O Filho nada pode fazer de si mesmo: significa que a ação do filho separada do pai é impossível por causa da unidade entre o pai e o filho.

 Seção 3

Ciência e Saúde

315:29-2... Revestido em parte de uma forma humana (isto é, como parecia à vista mortal), concebido por mãe humana, Jesus foi o mediador entre o Espírito e a carne, entre a Verdade e o erro. ...

MediadorAquele que se incumbe de buscar soluções entre duas partes.

Seção 4

Mateus 8:5, 6 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:  Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.

Para um oficial militar romano dirigir-se a um hebreu como “Senhor”, significava que ele abertamente aceitava e se submetia à autoridade que Jesus tinha tanto para ensinar como para curar e essa admiração não era comum e por isso é digno de nota. 

É importante notar que os criados, na roma antiga, eram escravos e vistos como posse; os donos normalmente não se preocupavam com a saúde de seus servos. 

Seção 6

1 João 3:1 Vede que grande amr nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de foto, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mndo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 

A palavra aqui traduzida como amor inclui o sentido de  de "dar prova de seu amor", e a expressão ser chamado significa "ter a natureza de".

1 João 3:3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.

A palavra esperança significa "que tem a expectativa do bem". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário