segunda-feira, 26 de junho de 2017

Lição da semana: 26 de junho a 2 de julho, 2017

Tema: Deus

Texto áureo 

Romanos 11: 36
... Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas...
Um comentarista diz que essa frase poderia ser resumida assim: "Deus é Tudo em Tudo". E continua, dizendo que ela explica o relacionamento de Deus com Suas criaturas: "dele" pois tudo provém dEle, sendo Ele a Causa primária; "por meio dele" por ser Deus Aquele que dirige e acompanha; e "para ele" pois Ele é o objetivo, a finalidade de tudo. Uma tradução moderna, traz essa frase assim: "Porque Ele é a origem, o guia e o alvo de todas as coisas..."

Gênesis 28: 12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 

Aqui está escrito a primeira experiência em que Jacó sentiu a presença divina. Ele nomeou o local Betel, que significa "a casa de Deus" (versículo 19). 

Seção 1

1| Isaías 44: 6, 10, 11 (até confundidos), 18 (até entendem)

6- Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.   
Na época do Antigo Testamento uma pessoa podia vender sua propriedade ou vender a si mesmo como escravo para o pagamento de uma dívida. Seu “redentor/resgatador” era geralmente um membro da família que quitava o débito comprando a propriedade ou colocando-o em liberdade. A redenção dos filhos de Israel por Deus trouxe liberdade sem nenhum pagamento, enquanto seus seguidores obedecessem Suas leis. Um exemplo definitivo foi a libertação dos Seu povo do cativeiro no Egito.
1 João 4: 16 Deus é, 19
16- ... Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.  
A palavra grega usada por João, μένω (menō), indica um estado inabalável ou mesmo permanente e pode ser traduzida como "ficar firme" ou "permanecer". 


6| 390: 6-9 — É nossa ignorância a respeito de Deus, o Princípio divino, que produz aparente  desarmonia, e compreendê-Lo corretamente restaura a harmonia.
Restaurar: recuperar a posse ou o domínio de (alguma coisa perdida); recuperar

Seção 2

7| Daniel 2: 1, 2, 4, 5 (até caldeus), 6 declarai-me, 10, 16, 19, 20, 23
2- Então, o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus, para que declarassem ao rei quais lhe foram os sonhos; eles vieram e se apresentaram diante do rei.   
Originalmente, os caldeus eram o povo que habitava uma parte da Mesopotâmia, onde estava a Babilonia. Esse povo se dedicou ao estudo dos astro, da matemática e das ciências da época e ficou conhecido como um povo de astrólogos e mestres das artes "mágicas". Nesse versículo, o rei manda chamar os que eram considerados os "sábios", capazes de responder a questões difíceis.

10- Responderam os caldeus na presença do rei e disseram: Não há mortal sobre a terra que possa revelar o que o rei exige; pois jamais houve rei, por grande e poderoso que tivesse sido, que exigisse semelhante coisa de algum mago, encantador ou caldeu.
O rei não contara o sonho a ninguém e exigia que os sábios adivinhassem qual fora o sonho e lhe dessem a interpretação. Aparentemente, ele achava que, se os magos não conseguissem adivinhar o sonho, também não teriam sabedoria suficiente para lhe dar a interpretação correta.

20- Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder;   

No antigo Oriente Próximo, os nomes significavam mais do que simplesmente a maneira como as pessoas eram chamadas. Os nomes representavam a existência e a essência de alguém. Ao abençoar o nome de Deus, Daniel não está simplesmente dizendo que a sequência particular de sons que compõe o nome de Deus (YHWH) é abençoada, como se fosse uma fórmula ou encantamento; ele está louvando o próprio Deus.
Ciência e Saúde
7| 84: 16 — Familiarizar-nos com a Ciência do existir nos habilita a estar em comunhão mais completa com a Mente divina, a prever e predizer acontecimentos concernentes ao bem-estar universal, a ser divinamente inspirados — isto é, a alcançar a amplitude da Mente sem limites.
Comunhão: sintonia de sentimentos, de modo de pensar, agir ou sentir; identificação
Seção 3
9| Salmos 119: 12 (até Senhor), 18, 27, 34, 45, 135 (até servo)

18- Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.
A palavra "desvendar" (galah em hebraico) significa descobrir, remover ou revelar.


Seção 5


A imagem do povo de Deus como um rebanho de ovelhas se repete em toda a Bíblia.  Isaías, Jeremias e Ezequiel usam esse símbolo para descrever o terno cuidado de Deus - ao buscar, ao cuidar e ao alimentar suas "ovelhas"

Seção 6

A palavra hebraica traduzida como "benefícios" (gemûl), não significa benefícios ou boas ações em geral, mas se refere especificamente aos tipos de recompensas que naturalmente se recebe por agir corretamente. Deus corrige, perdoa, cura e nos ama incondicionalmente.
                                                                                                                                                           Seção 7

Ciência e Saúde

30| 444: 11  Passo a passo, os que confiam nEle hão de constatar que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.
Constatar: descobrir a verdade de; dar prova ou testemunho de; atestar, comprovar.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Lição da Semana: 19 a 25 de junho, 2017

Tema: A Ciência Cristã

Leitura alternada

Gênesis 28: 12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 

Aqui está escrito a primeira experiência em que Jacó sentiu a presença divina. Ele nomeou o local Betel, que significa "a casa de Deus" (versículo 19). 

Seção 1

 2| Salmos 105: 8- Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações;   

Esse Salmo afirma que Deus não pretende estabelecer uma nova relação entre as partes, mas, em vez disso, oferece uma garantia que as obrigações acordadas, da mesma forma que em qualquer pacto, seriam realizadas sem exceção. 
"para mil gerações" uma maneira de dizer para sempre.

Ciência e Saúde

146: 24 — A autoridade da Ciência divina provém da Bíblia, e a origem divina da Ciência é demonstrada pela influência sagrada da Verdade na cura da doença e do pecado. Esse poder sanador da Verdade tem de ter existido muito antes do período em que Jesus viveu. É tão antigo quanto o “Ancião de dias”. Vive por toda a Vida e se estende por todo o espaço.

Alguns comentaristas traduzem o termo "ancião de dias" como "Ser primordial" ou "Adorável Um", claramente são nomes para a Deidade.


6| 271: 1-4 — O Cristianismo do Cristo é o encadeamento do existir científico que reaparece em todas as épocas, mantendo sua óbvia concordância com as Escrituras e unindo todos os períodos no desígnio de Deus.

Encadeamento: ordenação sequencial de coisas ou fatos; conexão.


Seção 2

8| 1 Reis 19: 8 caminhou, 9, 11-15 Sai (até Damasco), 18 conservei, 19
8- ... caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.  

O monte Horebe é o mesmo que monte Sinai. Ficava a mais ou menos 300 quilometors de onde o profeta Elias estava, portanto os quarenta dias e quarenta noites de caminhada são apenas simbólicos, indicando uma jornadaespiritual, talvez em paralelo com a experiência de Moisés, que ficara quarenta dias no monte Sinai.


Ciência e Saúde

585: 9-11 (até ;) — Elias. Profecia; evidência espiritual que se opõe ao senso material; a Ciência Cristã, pela qual se pode discernir o fato espiritual em lugar de tudo o que os sentidos materiais veem;

Discernir: perceber claramente (algo, diferenças etc.); distinguir, diferenciar.

Seção 3
Mateus 9: 35 ... percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.   

A palavra "toda" enfatiza a autoridade de Jesus sobre toda a condição física.

João 14: 12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.  
A palavra "verdade" no começo de um discurso significa: certamente, verdadeiramente. Assim, veio a ser uma expressão de absoluta confiança e convicção.    

Ciência e Saúde

147: 23-28 — Nosso Mestre curou os doentes, praticou a cura cristã e ensinou aos seus alunos as generalidades do Princípio divino dessa cura; mas não deixou regra definida para demonstrar esse Princípio de cura e prevenção da doença. Essa regra ficou para ser descoberta na Ciência Cristã.

Generalidadequalidade do que é geral, do que abrange uma totalidade de coisas, ou do que é considerado em toda a sua extensão


Seção 4
Mateus 13: 52  ... Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.  


Alguns comentaristas fazem alusão a "coisas velhas e coisas novas" como alusão ao Velho e Novo Testamento. Outros entendem "coisas novas" como o desdobramento da inspiração do aluno oriundo do seu estudo da doutrina do Velho Testamento, dos ensinamentos de Jesus e de sua própria experiência com discípulo de Cristo.

Seção 5

João 10: 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;

A palavra traduzida como obra inclui o sentido de "aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa".

Romanos 15: 13 E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

É interessante notar que a palavra traduzida como esperança tem o sentido de "expectativa do bem". 


segunda-feira, 12 de junho de 2017

Lição da Semana: 12 a 18 de junho, 2017

É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?




Seção 1


1 Crôn. 29:11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.

Muitos estudiosos bíblicos dizem que Jesus deu a interpretação espiritual desse versículo em Mateus 6:13 "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!"

João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

É interessante notar que a expressão traduzida como feito por intermédio em seu original hebraico tem o significado de "ser feito com a certeza de êxito". Um comentarista bíblico nos aponta para o fato de que tendo Deus como ponto de partida a única consequência é o êxito. 

Seção 2

Isaías 40: 12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?


Este versículo tem um tema muito recorrente na Bíblia, o contraste das medidas humanas com o infinito poder de Deus. Para mais versículos assim veja Jó 38:4, 5 e Provérbios 30:4.

Salmos 147:4 Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.

Na primeira parte desse versículo, o Salmista expressa a onisciência de Deus, pois contar as estrelas é tarefa impossível para qualquer outro ser. Chamar pelo nome, no antigo pensamento hebraico, significa "trazer à existência", ou seja, criar. Também era sinal de autoridade sobre a coisa chamada pelo nome. 

Salmos 147: 5 Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.

É interessante notar que a frase o seu entendimento não se pode medir, no original hebraico, tem o sentido de "a sua percepção se estende a todas as coisas".

                                                                      Seção 3


Isaías 52: 10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus


A expressão desnudou o seu santo braço significa que Deus "manifestou, deixou claro, Seu poder". O braço do Senhor aparece diversas vezes no Antigo Testamento para significar a força, o poder de Deus em determinada situação. É importante notarmos que todas as nações serão beneficiadas pela salvação do nosso Deus.

Ciência e Saúde

18:11 Jesus agia ousadamente em oposição à geralmetne aceita evidência dos sentidos, em oposição aos dogmas e às práticas farisaicas, e desmentia todos os opositores por meio de seu poder de cura.

Ousadamente: aquilo que possui inovação, corajoso.

Seção 4

Salmos 98: 1 Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.

O Salmista nos faz recordar de que a nossa relação com Deus nunca fica velha, ultrapassada; mas como lemos em Lamentações 3:22, 23, renovam-se a cada manhã. Por isso o Salmista nos convoca a cantarmos um cântico novo, ou seja renovarmos sempre a nossa confiança e certeza em Deus.

Seção 5

Mateus 14:22 ... compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.

Esse fato se deu logo após a multiplicação dos pães e dos peixes. As multidões, ao verem esse poder de Jesus, quiseram proclamá-lo rei (João 6: 15). Jesus estava justamente se esquivando disso e por esse motivo compeliu os discípulos a irem embora pois, provavelmente, eles não desgostaram da ideia. 

2 Sam. 22: 33 Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. 
  
O termo bíblico caminho é uma maneira figurada de dizer "maneira de agir, sistema de vida". Já a palavra desembaraça tem o sentido de "pôr em movimento, soltar, deixar livre" e perfeitamente significa "por inteiro, completamente". 

Seção 6

Salmos 62: 11 Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus,

A frase duas vezes ouvi isto tem o sentido de deixar claro que Deus está constantemente falando conosco.

Apoc. 1: 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vis, o Todo-Poderoso.

Alfa era a primeira letra do alfabeto grego, e o Ômega era a última. São usadas aqui para significar "o princípio" e "o fim", para indicar que Deus engloba e encerra tudo.