segunda-feira, 12 de junho de 2017

Lição da Semana: 12 a 18 de junho, 2017

É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?




Seção 1


1 Crôn. 29:11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.

Muitos estudiosos bíblicos dizem que Jesus deu a interpretação espiritual desse versículo em Mateus 6:13 "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!"

João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

É interessante notar que a expressão traduzida como feito por intermédio em seu original hebraico tem o significado de "ser feito com a certeza de êxito". Um comentarista bíblico nos aponta para o fato de que tendo Deus como ponto de partida a única consequência é o êxito. 

Seção 2

Isaías 40: 12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?


Este versículo tem um tema muito recorrente na Bíblia, o contraste das medidas humanas com o infinito poder de Deus. Para mais versículos assim veja Jó 38:4, 5 e Provérbios 30:4.

Salmos 147:4 Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.

Na primeira parte desse versículo, o Salmista expressa a onisciência de Deus, pois contar as estrelas é tarefa impossível para qualquer outro ser. Chamar pelo nome, no antigo pensamento hebraico, significa "trazer à existência", ou seja, criar. Também era sinal de autoridade sobre a coisa chamada pelo nome. 

Salmos 147: 5 Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.

É interessante notar que a frase o seu entendimento não se pode medir, no original hebraico, tem o sentido de "a sua percepção se estende a todas as coisas".

                                                                      Seção 3


Isaías 52: 10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus


A expressão desnudou o seu santo braço significa que Deus "manifestou, deixou claro, Seu poder". O braço do Senhor aparece diversas vezes no Antigo Testamento para significar a força, o poder de Deus em determinada situação. É importante notarmos que todas as nações serão beneficiadas pela salvação do nosso Deus.

Ciência e Saúde

18:11 Jesus agia ousadamente em oposição à geralmetne aceita evidência dos sentidos, em oposição aos dogmas e às práticas farisaicas, e desmentia todos os opositores por meio de seu poder de cura.

Ousadamente: aquilo que possui inovação, corajoso.

Seção 4

Salmos 98: 1 Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.

O Salmista nos faz recordar de que a nossa relação com Deus nunca fica velha, ultrapassada; mas como lemos em Lamentações 3:22, 23, renovam-se a cada manhã. Por isso o Salmista nos convoca a cantarmos um cântico novo, ou seja renovarmos sempre a nossa confiança e certeza em Deus.

Seção 5

Mateus 14:22 ... compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.

Esse fato se deu logo após a multiplicação dos pães e dos peixes. As multidões, ao verem esse poder de Jesus, quiseram proclamá-lo rei (João 6: 15). Jesus estava justamente se esquivando disso e por esse motivo compeliu os discípulos a irem embora pois, provavelmente, eles não desgostaram da ideia. 

2 Sam. 22: 33 Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. 
  
O termo bíblico caminho é uma maneira figurada de dizer "maneira de agir, sistema de vida". Já a palavra desembaraça tem o sentido de "pôr em movimento, soltar, deixar livre" e perfeitamente significa "por inteiro, completamente". 

Seção 6

Salmos 62: 11 Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus,

A frase duas vezes ouvi isto tem o sentido de deixar claro que Deus está constantemente falando conosco.

Apoc. 1: 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vis, o Todo-Poderoso.

Alfa era a primeira letra do alfabeto grego, e o Ômega era a última. São usadas aqui para significar "o princípio" e "o fim", para indicar que Deus engloba e encerra tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário