segunda-feira, 19 de junho de 2017

Lição da Semana: 19 a 25 de junho, 2017

Tema: A Ciência Cristã

Leitura alternada

Gênesis 28: 12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 

Aqui está escrito a primeira experiência em que Jacó sentiu a presença divina. Ele nomeou o local Betel, que significa "a casa de Deus" (versículo 19). 

Seção 1

 2| Salmos 105: 8- Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações;   

Esse Salmo afirma que Deus não pretende estabelecer uma nova relação entre as partes, mas, em vez disso, oferece uma garantia que as obrigações acordadas, da mesma forma que em qualquer pacto, seriam realizadas sem exceção. 
"para mil gerações" uma maneira de dizer para sempre.

Ciência e Saúde

146: 24 — A autoridade da Ciência divina provém da Bíblia, e a origem divina da Ciência é demonstrada pela influência sagrada da Verdade na cura da doença e do pecado. Esse poder sanador da Verdade tem de ter existido muito antes do período em que Jesus viveu. É tão antigo quanto o “Ancião de dias”. Vive por toda a Vida e se estende por todo o espaço.

Alguns comentaristas traduzem o termo "ancião de dias" como "Ser primordial" ou "Adorável Um", claramente são nomes para a Deidade.


6| 271: 1-4 — O Cristianismo do Cristo é o encadeamento do existir científico que reaparece em todas as épocas, mantendo sua óbvia concordância com as Escrituras e unindo todos os períodos no desígnio de Deus.

Encadeamento: ordenação sequencial de coisas ou fatos; conexão.


Seção 2

8| 1 Reis 19: 8 caminhou, 9, 11-15 Sai (até Damasco), 18 conservei, 19
8- ... caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.  

O monte Horebe é o mesmo que monte Sinai. Ficava a mais ou menos 300 quilometors de onde o profeta Elias estava, portanto os quarenta dias e quarenta noites de caminhada são apenas simbólicos, indicando uma jornadaespiritual, talvez em paralelo com a experiência de Moisés, que ficara quarenta dias no monte Sinai.


Ciência e Saúde

585: 9-11 (até ;) — Elias. Profecia; evidência espiritual que se opõe ao senso material; a Ciência Cristã, pela qual se pode discernir o fato espiritual em lugar de tudo o que os sentidos materiais veem;

Discernir: perceber claramente (algo, diferenças etc.); distinguir, diferenciar.

Seção 3
Mateus 9: 35 ... percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.   

A palavra "toda" enfatiza a autoridade de Jesus sobre toda a condição física.

João 14: 12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.  
A palavra "verdade" no começo de um discurso significa: certamente, verdadeiramente. Assim, veio a ser uma expressão de absoluta confiança e convicção.    

Ciência e Saúde

147: 23-28 — Nosso Mestre curou os doentes, praticou a cura cristã e ensinou aos seus alunos as generalidades do Princípio divino dessa cura; mas não deixou regra definida para demonstrar esse Princípio de cura e prevenção da doença. Essa regra ficou para ser descoberta na Ciência Cristã.

Generalidadequalidade do que é geral, do que abrange uma totalidade de coisas, ou do que é considerado em toda a sua extensão


Seção 4
Mateus 13: 52  ... Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.  


Alguns comentaristas fazem alusão a "coisas velhas e coisas novas" como alusão ao Velho e Novo Testamento. Outros entendem "coisas novas" como o desdobramento da inspiração do aluno oriundo do seu estudo da doutrina do Velho Testamento, dos ensinamentos de Jesus e de sua própria experiência com discípulo de Cristo.

Seção 5

João 10: 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;

A palavra traduzida como obra inclui o sentido de "aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa".

Romanos 15: 13 E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

É interessante notar que a palavra traduzida como esperança tem o sentido de "expectativa do bem". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário