domingo, 15 de outubro de 2017

Lição da semana: 16 a 22 de outubro, 2017

Tema: Período de experiência após a morte


Seção 1

Ecles. 7: 12  ... o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.   

A palavra traduzida do hebraico como sabedoria inclui o sentido de "compreensão, discernimento". 

Ciência e Saúde


107: 1-10 No ano de 1866, descobri a Ciência do Cristo, ou seja, as leis divinas da Vida, da Verdade e do Amor, e dei à minha descoberta o nome Ciência Cristã. Deus vinha ternamente me preparando durante muitos anos para receber essa revelação final do Princípio divino absoluto da cura mental científica.

   Esse Princípio incontestável indica a revelação de Emanuel, “Deus conosco” — a constante presença soberana que livra os filhos dos homens de todos os males “de que a carne é herdeira”.

Incontestável:que não se pode pôr em dúvida ou em questão.


Seção 2



1 Reis 17: 1 Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Tesbita significa "da aldeia de Tisbé". Acabe era o rei de Israel, que havia permitido, em larga escala, o culto a Baal, por influência de sua esposa, Jezabel. Esta lançou intensa perseguição aos profetas de Jeová.


1 Reis 17: 18 Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho?


A crença hebraica era de que todos os males eram um castigo direto de Deus. A mulher acha que a presença de Elias, profeta de Deus, na casa dela, havia chamado a atenção de Deus para ela e o havia lembrado de um pecado dela que ainda não fora castigado. 


Dica de leitura: o capítulo 17 de 1Reis contém 3 provas da supremacia de Deus: quando os corvos alimentaram Elias, quando ele multiplicou o óleo da viúva e, no momento relatado aqui na lição, a cura do filho da mulher de Sidom.


Seção 3

Salmos 23:1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como no êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bênçãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida.


Seção 4

João 6: 35- Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.  

A alimentação era simples na cultura e na época de Jesus. Pão, queijo, azeitonas, frutas e vegetais eram a alimentação básica. Os que viviam próximos ao mar da Galileia complementavam sua alimentação com peixe. O pão era um alimento tão básico que se tornou sinônimo para vida. “Comer o pão” era equivalente a “fazer uma refeição”. A frase “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” era uma oração pelo alimento espiritual diário, assim sendo, era natural para Jesus referir-se a si mesmo com “o pão da vida” —isto é, uma necessidade diária.

João 17:1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 

Muitas vezes os Evangelhos mencionam que Jesus "passou a noite orando a Deus" mas aqui o Evangelista relata em detalhes como o Mestre orou, nessa ocasião específica. Assim como havia ensinando aos discípulos, ele começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou para si mesmo (ou seja, para estabelecer o pensamento correto sobre si mesmo), depois orou pelos discípulo de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos. 

É interessante notar que a o verbo traduzido como glorificai possui inúmeros significados; porém, aqui, é usado no sentido de "dar valor a Deus pelo que Ele realmente é", ou seja, não deixar que a aparente dor ou sofrimento nuble a confiança das pessoas em Deus. 

Atos 1:1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.

primeiro livro aqui mencionado é o Evangelho de Lucas, também escrito ao mesmo Teófilo (ver Lucas 1:3), pelo mesmo autor do livro de Atos.


Seção 5

Atos 14: 19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastam-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade.


Antioquia, Icônio, Listra e Derbe foram cidades que Paulo e outros apóstolos visitaram juntos durante a primeira viagem para pregar os Evangelhos. Como muitos judeus se converteram ao cristianismo, as autoridades judaicas e outros judeus se enfureceram contra Paulo. Em Icônio, os apóstolos souberam de uma conspiração para os apedrejarem. Como vemos neste relato, alguns judeus rodearam Paulo e o apedrejaram até o terem como morto. Porém, Paulo levantou-se completamente são e foi para Derbe.

Seção 6


1 Cor. 15: 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Em suas epístolas, Paulo se refere diversas vezes a mistérios, mas o comentarista explica que essa palavra se refere a verdades absolutas que parecem misteriosas simplesmente porque não poderiam ser descobertas pelo raciocínio humano nem por este compreendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário