terça-feira, 31 de outubro de 2017

Lição da semana: 30 de outubro a 05 de novembro, 2017

Seção 1


Isaías 60:1 Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre tu 
Dispõe-te, resplandece no original tem o significado de erguer, estar em pé. A palavra  glória, na Bíblia, é utilizada para demonstrar a presença divina.


Isaías 2: 22 - Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz. Pois em que é ele estimado?

O verbo traduzido como estimado tem o sentido de "como ele irá nos inspirar".

Seção 2

Isaías 52:2 Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.

Um comentarista bíblico diz que o povo deve sacudir o  das dúvidas e do medo, deve soltar-se das cadeias que estes representam. A ordem de levantar-se e tomar assento é em contraposição à atitude de prostração e abatimento de alguém que se arrasta no sofrimento. 


Seção 3

Gênesis 3:1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 

Aqui o escritor parece ter a intenção de explicar a origem do mal. Em diversas culturas antigas, bem como na Mesopotâmia, era tomada a figura da serpente como símbolo do mal. Um comentarista afirma que podemos reconhecer nessa história a parábola de como se processa toda e qualquer tentação, na experiência humana. 



2 Cor. 11: 3 ... receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

Astúcia: habilidade de dissimular e usar artifícios enganadores. É interessante notar que a palavra traduzida como simplicidade no original grego tem o sentido de "sem dobras", ou seja, um coração totalmente aberto e receptivo ao Cristo.

Habac. 1: 13- Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar.

De acordo com um comentarista bíblico a frase traduzida como não podes ver o mal, tem o sentido de "não se deixa impressionar pelo mal; não se sente impotente perante o mal".


Seção 5

João 11: 17 Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.

A crença popular, na época, era de que a alma e o corpo só se separavam completamente depois de três dias, quando então não haveria mais esperança de ressurreição. Daí a importância de se mencionar os quatro dias, mostrando que Jesus agiu sem o mínimo apoio na crença coletiva. 

João 11: 44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço.

Era costume da época enfaixar o corpo do defunto e envolver o rosto num pano. Daí a ordem de Jesus de desatá-lo. Contudo, os comentaristas bíblicos reconhecem que essa ordem tinha principalmente um significado simbólico, significando mais do que meramente retirar as faixas. 


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lição da semana: 23 a 29 de novembro, 2017


Tema: O castigo eterno

Texto áureo: Prov. 16:6 Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; ...
A palavra hebraica traduzida como culpa (avah) tem o significado de cometer iniquidade, agir erradamente, perverter ou agir mal.
A palavra expiar (kaphar) tem o sentido de purificar.

Leitura Alternada

Isaias 1: 18  Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

A escarlata, ou escarlate, é uma cor vermelha muito viva e, no original hebraico, a palavra traz embutido o significado de “tingido duas vezes”, o que dá ideia de uma tintura bem firme, que não desbota facilmente. A afirmação de que “se tornarão com a lã” significa “voltarão ao natural”, sem tingimento.

Seção 1

2| Salmos 139: 23, 24
23- Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
A palavra traduzida como “coração” significa homem interior, mente, vontade.

Ciência e Saúde
3| 356: 31-5 Houve um pecado original criador de si mesmo? Então deve ter havido mais de um criador, mais de um Deus. Por uma questão de lógica, temos de admitir que Deus não castigaria o homem por fazer aquilo que Ele o criou capaz de fazer, e que Ele desde o início sabia que o homem faria. Deus é “tão puro de olhos, que não [pode] ver o mal”.
Lógica: maneira por que necessariamente se encadeiam os acontecimentos.

6| 304: 14 O homem perfeito — governado por Deus, seu Princípio perfeito — é isento de pecado e é eterno.
Isento: livre, limpo de culpa.





Seção 2

6| Salmos 66: 10 - Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata.  
“Acrisolar” significa: ”Tirar as impurezas de metal precioso, purificar” e, por extensão de sentido, inclui a ideia de “dar ou adquirir qualidades superiores ou excelentes, aperfeiçoar.
13- Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.  
A palavra traduzida como “soberba”, tem o sentido de “orgulho”, “arrogância”.
Segundo alguns comentaristas “grande transgressão” pode estar se referindo a qualquer pecado de graves consequências”.

Seção 3
12| Marcos 6:34- Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.  
Ver muitas vezes possui o significado metafórico "ver com a mente", isto é, ver espiritualmente, ou seja, perceber com percepção espiritual interior.
Ciência e Saúde
13| 405: 6-12, 18 — ... Deves sufocar esses erros logo no início, se não quiseres abrigar um exército de conspiradores contra a saúde, a felicidade e o bom êxito. ... O homem bom pode finalmente vencer seu medo ao pecado. Eis o que é inevitável ao pecado: destruir-se a si mesmo. O homem imortal demonstra o governo de Deus, o bem, no qual não há poder para pecar.
Conspirar: secretamente planejar, junto com outra(s) pessoa(s), ações contra alguém, objetivando a sua desgraça, morte etc.; tramar, maquinar.

Seção 4

17| Lucas 7: 36-40, 44-48
44- E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.  
Havia três atitudes de cortesia para com os hóspedes, nos costumes judaicos: Oferecer água para lavar os pés (as ruas eram poeirentas naquele clima seco e as pessoas calçavam sandálias), o beijo na face (ósculo) e, sinal maior de deferência, ungir a cabeça com óleo (azeite de oliva). O fariseu Simão não fizera nenhuma das três coisas, apesar de ter convidado Jesus.
Um comentarista bíblico faz notar que Simão não havia convidado Jesus por amor ou amizade, mas para examiná-lo mais de perto; para avaliá-lo, sem entretanto dar-lhe grande valor. Em contraposição, a mulher fez três coisas altamente significativas para os costumes judaicos; beijou-lhe os pés, que era o maior sinal de respeito que alguém poderia dar e só era tributado a grandes rabinos; ungiu-lhe os pés com unguento, que era muito mais caro que o azeite; e apresentou-se de cabeça descoberta, o que, para  a mulher judia da época, era um grande sinal de humildade, pois mostrar os cabelos era uma humilhação.

Ciência e Saúde

16| 242: 1-4 — Pelo arrependimento, pelo batismo espiritual e pela regeneração, os mortais se despem de suas crenças materiais e de sua falsa individualidade.
Arrependimento: desistência de algo feito ou pensado em tempos passados.

Seção 5

21| 2 Tim. 2: 19 Aparte-se
19- ... Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.  
Um comentarista bíblico observa que aquele que é chamado pelo nome (pela natureza) de Cristo, ou invoca seu nome (sua natureza) deve, por meio de suas palavras ou atos, fornecer evidências ou provas em seu modo de viver.

Ciência e Saúde

20| 150: 12 Agora, como então, operam-se sinais e prodígios na cura metafísica da doença física; mas esses sinais servem apenas para demonstrar a origem divina dessa cura — para atestar a realidade da missão mais elevada do poder-Cristo, a missão de tirar os pecados do mundo.

Prodígio: acontecimento que é ou parece estar em contradição com as leis da natureza; coisa ou fato extraordinário; maravilha, milagre.

domingo, 15 de outubro de 2017

Lição da semana: 16 a 22 de outubro, 2017

Tema: Período de experiência após a morte


Seção 1

Ecles. 7: 12  ... o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.   

A palavra traduzida do hebraico como sabedoria inclui o sentido de "compreensão, discernimento". 

Ciência e Saúde


107: 1-10 No ano de 1866, descobri a Ciência do Cristo, ou seja, as leis divinas da Vida, da Verdade e do Amor, e dei à minha descoberta o nome Ciência Cristã. Deus vinha ternamente me preparando durante muitos anos para receber essa revelação final do Princípio divino absoluto da cura mental científica.

   Esse Princípio incontestável indica a revelação de Emanuel, “Deus conosco” — a constante presença soberana que livra os filhos dos homens de todos os males “de que a carne é herdeira”.

Incontestável:que não se pode pôr em dúvida ou em questão.


Seção 2



1 Reis 17: 1 Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Tesbita significa "da aldeia de Tisbé". Acabe era o rei de Israel, que havia permitido, em larga escala, o culto a Baal, por influência de sua esposa, Jezabel. Esta lançou intensa perseguição aos profetas de Jeová.


1 Reis 17: 18 Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho?


A crença hebraica era de que todos os males eram um castigo direto de Deus. A mulher acha que a presença de Elias, profeta de Deus, na casa dela, havia chamado a atenção de Deus para ela e o havia lembrado de um pecado dela que ainda não fora castigado. 


Dica de leitura: o capítulo 17 de 1Reis contém 3 provas da supremacia de Deus: quando os corvos alimentaram Elias, quando ele multiplicou o óleo da viúva e, no momento relatado aqui na lição, a cura do filho da mulher de Sidom.


Seção 3

Salmos 23:1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como no êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bênçãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida.


Seção 4

João 6: 35- Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.  

A alimentação era simples na cultura e na época de Jesus. Pão, queijo, azeitonas, frutas e vegetais eram a alimentação básica. Os que viviam próximos ao mar da Galileia complementavam sua alimentação com peixe. O pão era um alimento tão básico que se tornou sinônimo para vida. “Comer o pão” era equivalente a “fazer uma refeição”. A frase “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” era uma oração pelo alimento espiritual diário, assim sendo, era natural para Jesus referir-se a si mesmo com “o pão da vida” —isto é, uma necessidade diária.

João 17:1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 

Muitas vezes os Evangelhos mencionam que Jesus "passou a noite orando a Deus" mas aqui o Evangelista relata em detalhes como o Mestre orou, nessa ocasião específica. Assim como havia ensinando aos discípulos, ele começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou para si mesmo (ou seja, para estabelecer o pensamento correto sobre si mesmo), depois orou pelos discípulo de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos. 

É interessante notar que a o verbo traduzido como glorificai possui inúmeros significados; porém, aqui, é usado no sentido de "dar valor a Deus pelo que Ele realmente é", ou seja, não deixar que a aparente dor ou sofrimento nuble a confiança das pessoas em Deus. 

Atos 1:1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.

primeiro livro aqui mencionado é o Evangelho de Lucas, também escrito ao mesmo Teófilo (ver Lucas 1:3), pelo mesmo autor do livro de Atos.


Seção 5

Atos 14: 19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastam-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade.


Antioquia, Icônio, Listra e Derbe foram cidades que Paulo e outros apóstolos visitaram juntos durante a primeira viagem para pregar os Evangelhos. Como muitos judeus se converteram ao cristianismo, as autoridades judaicas e outros judeus se enfureceram contra Paulo. Em Icônio, os apóstolos souberam de uma conspiração para os apedrejarem. Como vemos neste relato, alguns judeus rodearam Paulo e o apedrejaram até o terem como morto. Porém, Paulo levantou-se completamente são e foi para Derbe.

Seção 6


1 Cor. 15: 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Em suas epístolas, Paulo se refere diversas vezes a mistérios, mas o comentarista explica que essa palavra se refere a verdades absolutas que parecem misteriosas simplesmente porque não poderiam ser descobertas pelo raciocínio humano nem por este compreendidas.