segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lição da semana: 23 a 29 de novembro, 2017


Tema: O castigo eterno

Texto áureo: Prov. 16:6 Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; ...
A palavra hebraica traduzida como culpa (avah) tem o significado de cometer iniquidade, agir erradamente, perverter ou agir mal.
A palavra expiar (kaphar) tem o sentido de purificar.

Leitura Alternada

Isaias 1: 18  Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

A escarlata, ou escarlate, é uma cor vermelha muito viva e, no original hebraico, a palavra traz embutido o significado de “tingido duas vezes”, o que dá ideia de uma tintura bem firme, que não desbota facilmente. A afirmação de que “se tornarão com a lã” significa “voltarão ao natural”, sem tingimento.

Seção 1

2| Salmos 139: 23, 24
23- Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
A palavra traduzida como “coração” significa homem interior, mente, vontade.

Ciência e Saúde
3| 356: 31-5 Houve um pecado original criador de si mesmo? Então deve ter havido mais de um criador, mais de um Deus. Por uma questão de lógica, temos de admitir que Deus não castigaria o homem por fazer aquilo que Ele o criou capaz de fazer, e que Ele desde o início sabia que o homem faria. Deus é “tão puro de olhos, que não [pode] ver o mal”.
Lógica: maneira por que necessariamente se encadeiam os acontecimentos.

6| 304: 14 O homem perfeito — governado por Deus, seu Princípio perfeito — é isento de pecado e é eterno.
Isento: livre, limpo de culpa.





Seção 2

6| Salmos 66: 10 - Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata.  
“Acrisolar” significa: ”Tirar as impurezas de metal precioso, purificar” e, por extensão de sentido, inclui a ideia de “dar ou adquirir qualidades superiores ou excelentes, aperfeiçoar.
13- Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.  
A palavra traduzida como “soberba”, tem o sentido de “orgulho”, “arrogância”.
Segundo alguns comentaristas “grande transgressão” pode estar se referindo a qualquer pecado de graves consequências”.

Seção 3
12| Marcos 6:34- Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.  
Ver muitas vezes possui o significado metafórico "ver com a mente", isto é, ver espiritualmente, ou seja, perceber com percepção espiritual interior.
Ciência e Saúde
13| 405: 6-12, 18 — ... Deves sufocar esses erros logo no início, se não quiseres abrigar um exército de conspiradores contra a saúde, a felicidade e o bom êxito. ... O homem bom pode finalmente vencer seu medo ao pecado. Eis o que é inevitável ao pecado: destruir-se a si mesmo. O homem imortal demonstra o governo de Deus, o bem, no qual não há poder para pecar.
Conspirar: secretamente planejar, junto com outra(s) pessoa(s), ações contra alguém, objetivando a sua desgraça, morte etc.; tramar, maquinar.

Seção 4

17| Lucas 7: 36-40, 44-48
44- E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.  
Havia três atitudes de cortesia para com os hóspedes, nos costumes judaicos: Oferecer água para lavar os pés (as ruas eram poeirentas naquele clima seco e as pessoas calçavam sandálias), o beijo na face (ósculo) e, sinal maior de deferência, ungir a cabeça com óleo (azeite de oliva). O fariseu Simão não fizera nenhuma das três coisas, apesar de ter convidado Jesus.
Um comentarista bíblico faz notar que Simão não havia convidado Jesus por amor ou amizade, mas para examiná-lo mais de perto; para avaliá-lo, sem entretanto dar-lhe grande valor. Em contraposição, a mulher fez três coisas altamente significativas para os costumes judaicos; beijou-lhe os pés, que era o maior sinal de respeito que alguém poderia dar e só era tributado a grandes rabinos; ungiu-lhe os pés com unguento, que era muito mais caro que o azeite; e apresentou-se de cabeça descoberta, o que, para  a mulher judia da época, era um grande sinal de humildade, pois mostrar os cabelos era uma humilhação.

Ciência e Saúde

16| 242: 1-4 — Pelo arrependimento, pelo batismo espiritual e pela regeneração, os mortais se despem de suas crenças materiais e de sua falsa individualidade.
Arrependimento: desistência de algo feito ou pensado em tempos passados.

Seção 5

21| 2 Tim. 2: 19 Aparte-se
19- ... Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.  
Um comentarista bíblico observa que aquele que é chamado pelo nome (pela natureza) de Cristo, ou invoca seu nome (sua natureza) deve, por meio de suas palavras ou atos, fornecer evidências ou provas em seu modo de viver.

Ciência e Saúde

20| 150: 12 Agora, como então, operam-se sinais e prodígios na cura metafísica da doença física; mas esses sinais servem apenas para demonstrar a origem divina dessa cura — para atestar a realidade da missão mais elevada do poder-Cristo, a missão de tirar os pecados do mundo.

Prodígio: acontecimento que é ou parece estar em contradição com as leis da natureza; coisa ou fato extraordinário; maravilha, milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário