domingo, 26 de novembro de 2017

Lição da Semana: 27 de novembro a 3 de dezembro, 2017

 Tema: Deus, a causa única e o único Criador

Leitura alternada

Salmos 65: 9 - Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, para isso a dispões,

O salmista ilustra a provisão divina com uma imagem de Deus que cuida da terra assim como um fazendeiro ou jardineiro cuida de suas plantações. O abundante suprimento de água descrito nestes versos teria falado de  maneira penetrante aos moradores do deserto, já que a precipitação de chuvas determinava a escassez ou a abundância nas colheitas. O termo hebraico traduzido como "ribeiro"  (peleg) significa canal - provavelmente uma referência à irrigação de culturas.

Salmos 66:5 - Vinde e vede as obras de Deus ...

Os comentaristas vêem este chamamento como sendo universal isto é, para todos, ou seja uma declaração de que Deus é o Deus de todas as nações.

Seçao 1

5| Êxodo 33: 3- Sobe para uma terra que mana leite e mel;

A descrição da Terra Prometida como "terra que mana leite e mel" era uma expressão bem conhecida naquela época e significava uma terra capaz de produzir recursos rica e abundantemente.

Ciência e Saúde

2| 470: 20-23 Deus é o Criador do homem e, visto que o Princípio divino do homem permanece perfeito, a ideia divina ou reflexão, o homem, permanece perfeito. O homem é a expressão daquilo que Deus é.

Expressão: manifestação.

Seção 2

1- Abias descansou com seus pais, ... Em seu lugar reinou seu filho Asa, em cujos dias a terra esteve em paz dez anos.  

Asa era bisneto do rei Salomão e terceiro rei de Judá. Seu reinado foi, em grande parte, caracterizado pela paz e prosperidade, e foi reconhecido por substituir a idolatria pela adoração ao único Deus. No final de seu governo, ele foi repreendido pelo profeta Hanani por confiar nos exércitos sírios em vez de confiar em Deus. E quando mais tarde ficou doente, ele se afastou de Deus novamente. Ele morreu após governar por mais de quarenta anos (ver II Crônicas 16: 1-13).

Ciência e Saúde

6| 96: 12-15 Mesmo agora este mundo material está se tornando uma arena de forças em conflito. De um lado haverá desarmonia e consternação; do outro lado haverá Ciência e paz.

Consternação: grande tristeza; desolação; falta de ânimo.

Seção 3

 Ciência e Saúde

13| 344: 1 (...) Será sacrilégio presumir que a semelhança de Deus não é encontrada na matéria, no pecado, na doença e na morte?

Sacrilégio: pecado grave contra a religião.

Seção 4

19| Lament. 3: 26- Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio.  

De acordo com um comentarista bíblico a expressão em silêncio se refere ao fato de silenciarmos às nossas vontades para ouvir o que Deus tem para nós.

Ciência e Saúde

22| 207: 21-28 Só há uma causa primordial. Portanto, não pode haver efeito de nenhuma outra causa, e não pode haver realidade naquilo que não proceda dessa única e grande causa. O pecado, a doença, a enfermidade e a morte não pertencem à Ciência do existir. Eles são os erros que pressupõem a ausência da Verdade, da Vida e do Amor.

Primordial: que é a origem, o início de (algo); primeiro, principal.

Seção 5
  
23| Salmos 33: 4- Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel.  

No original, a palavra traduzida como reta tem também o significado de "apropriada", "justa", "agradável". Onde diz fiel, o termo original significa também "firme", "estável"

Ciência e Saúde

26| 66: 16 Cada fase sucessiva de experiência desdobra novas perspectivas do bem e do amor divino.

Desdobrardesenvolver(-se) sucessivamente; desenrolar(-se).


Nenhum comentário:

Postar um comentário