domingo, 3 de dezembro de 2017

Lição da semana: 04 a 10 de dezembro, 2017

 Tema: Deus, o preservador do homem

Leitura alternada

Salmos 65: 9 - Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, para isso a dispões,

O salmista ilustra a provisão divina com uma imagem de Deus que cuida da terra assim como um fazendeiro ou jardineiro cuida de suas plantações. O abundante suprimento de água descrito nestes versos teria falado de  maneira penetrante aos moradores do deserto, já que a precipitação de chuvas determinava a escassez ou a abundância nas colheitas. O termo hebraico traduzido como "ribeiro"  (peleg) significa canal - provavelmente uma referência à irrigação de culturas.

Salmos 66:5 -Vinde e vede as obras de Deus ...

Os comentaristas vêem este chamamento como universal isto é, para todos, ou seja uma declaração de que Deus é o Deus de todas as nações.

Seçao 1

4| Salmos 139: 8- Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9- se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,  

A palavra hebraica traduzida como profundo abismo era usada para identificar o "mundo dos mortos", o "mundo subterrâneo".
As imagens usadas nesse versículo representam dois pontos opostos numa bússola, representando assim a onipotência de Deus. A alvorada é o leste - onde o sol nasce. O confins dos mares é uma referência ao Mar Mediterrâneo, ou seja, o ponto mais oeste conhecido pelos hebreus.

Ciência e Saúde

4| 151: 25-26, 27 A Mente divina, que fez o homem, mantém Sua própria imagem e semelhança. ... Tudo o que realmente existe é a Mente divina e sua ideia, e se constata que, nessa Mente, o inteiro existir é harmonioso e eterno. O caminho reto e estreito consiste em ver e reconhecer esse fato, em ceder a esse poder, e seguir as diretrizes da verdade.

Diretriz: norma de procedimento, conduta etc.

2| 470: 20-23 Deus é o Criador do homem e, visto que o Princípio divino do homem permanece perfeito, a ideia divina ou reflexão, o homem, permanece perfeito. O homem é a expressão daquilo que Deus é.

Expressão: manifestação.

Seção 2

8| Josué 1: 9 - ... Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.  

Josué foi um servo de Moisés, um grande líder militar e um humilde seguidor de Deus. Ele se tornou governante dos hebreus depois da morte de Moisés, foi responsável por cruzar o rio Jordão, entrar na terra prometida, a queda de Jericó e a conquista de Canaã. A ordem de ser forte e corajoso é uma referência a Moisés que disse essas palavras a Josué quando o colocou na liderança dos filhos de Israel (ver Deut. 31:23).

9| Josué 2: 1- De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.  

Raabe foi fundamental para o sucesso da missão de reconhecimento de Josué em Jericó, alvo de sua primeira ofensiva em Canaã. Motivada pelo respeito ao Deus de Israel (ver Josué 2: 9-11), Raabe esconde os dois agentes inimigos e confunde os oficiais do rei que estão no rasto deles. Seu pedido de proteção durante o ataque a Jericó é respeitado – somente ela e sua família sobreviveram (veja Josué 6:25, citação 10).
Raabe é citada pelos escritores do Novo Testamento por sua fé e boas obras (ver Hebreus 11:31 e Tiago 2:25), e a maioria das fontes acredita que ela é a "Raabe" mencionada na genealogia de Jesus em Mateus (ver 1: 5).

Ciência e Saúde

6| 96: 12-15 Mesmo agora este mundo material está se tornando uma arena de forças em conflito. De um lado haverá desarmonia e consternação; do outro lado haverá Ciência e paz.

Consternação: grande tristeza; desolação; falta de ânimo.

Seção 3

11| Salmos 116: 6 - O Senhor vela pelos simples; ...  
  
Os estudiosos traduzem "simples" como pessoas inexperientes e indefesas - vulneráveis, às vezes ingênuas, que parecem confiar muito facilmente ", diz um pesquisador. No Novo Testamento, Paulo fala sobre eles em uma advertência contra falsos professores, que "por boas palavras e discursos justos enganam os corações dos simples" (Romanos 16:18).

Ciência e Saúde

13| 411: 24-34 A doença é uma imagem exteriorizada do pensamento.

Exteriorizar: tornar(-se) exterior; manifestar ou revelar (ideias, opiniões, sentimentos etc.).

Seção 4

16| Salmos 121: 8 - O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

A palavra traduzida como guardar, no original hebraico, é um verbo ativo, que inclui a ideia de "estar sempre alerta, constante proteção". Ou seja, em qualquer atividade Deus está sempre atuando.

18| Salmos 34: 20 - Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.  

Na Bíblia, a palavra "ossos" (etsem em hebraico) muitas vezes é utilizada com um significado simbólico. Etsem vem da raiz de uma palavra que significa "força" e "firmeza". Os "ossos" de uma pessoa também podem significar sua substância ou força.

Ciência e Saúde

19| 470: 23-28, 33 Se alguma vez tivesse havido um momento em que o homem não expressasse a perfeição divina, então teria havido um momento em que o homem não teria expressado a Deus e, por conseguinte, um momento em que a Deidade teria ficado sem expressão — isto é, teria ficado sem entidade.

Entidade: aquilo que constitui a existência de algo real; essência; criação

Seção 5


22| 2 Tim. 4: 17- Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.  

“Boca do leão” era uma metáfora muito conhecida para designar “extremo perigo”..

25| Rute 2: 12- O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.  


Aqui quem está falando é Boaz, o próspero sogro de Noemi, que se interessa pela viúva estrangeira Ruth. Reconhecendo a coragem e a generosidade de Ruth em relação a sua sogra viúva, Naomi, Boaz garante que Ruth tenha comida suficiente para ambas (ver versículos 14-18). Ruth e Boaz mais tarde se casam, e, mais tarde, se tornam os bisavós do amado Rei Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário