segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Lição da semana: 11 a 17 de dezembro, 2017

Tema: É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?   

Secão 1

Salmos 100: 1- Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. 2- Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. 3- Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.   

Os versículos deste Salmos são associados à uma melodia chamada "Old Hundredth"; no hinário você pode escutar essa melodia quando cantar o hino número 1. 

Ciência e Saúde

295: 5-7 Deus cria e governa o universo, que inclui o homem. O universo está repleto de ideias espirituais, as quais emanam de Deus, e elas obedecem à Mente que as cria.

Emanar: ter origem em.

Seção 2

2 Cor. 5: 1- Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 

A expressão deste tabernáculo é uma alusão às tendas utilizadas pelos antigos hebreus. Paulo, que tinha como profissão fazer tendas, utiliza essa imagem familiar para mostrar a fragilidade da natureza humana.

Seção 3

Lucas 1: 13- Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. 18- Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. 

Um comentarista bíblico compara a experiência de Zacaria e Isabel com a espera do povo hebreu pela terra prometida. Em ambos os casos a grande espera começou a ser vista como vã, inútil. O anúncio da chegada de João é, entretanto, uma lembrança que nunca é tarde para aqueles que confiam em Deus. 

Lucas 1: 24- Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: 25- Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.   

Os cinco meses que Isabel se afastou da sociedade não tem nenhum precendente na Bíblia. Porém, esse afastamento a preparou para receber inspiração divina. O opróbrio (ou grande desgraça) está relacionado com o fato de Isabel não ter tido filhos ainda; a falta de filhos era visto pela sociedade como uma indicação de descontentamento divino.

Seção 4

João 1: 19- Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? 20- Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. 21- Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. 22- Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo?

Os saduceus aqui não estavam questionando a identidade de João, mas seu papel na profecia do Messias. 

A pergunta "És tu Elias?" é uma referência à expectativa que o profeta Eliseu iria retornar. És tu o profeta? acredita-se que essas palavras se referem às palavras de Moisés: "O SENHOR, seu Deus, fará com que do meio de vocês, do meio dos seus irmãos, se levante um profeta semelhante a mim; a ele vocês devem ouvir." (Deut. 18:15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário