domingo, 14 de janeiro de 2018

Lição da semana: 15 a 21 de janeiro, 2018

A Vida

Texto áureo

Romanos 8:6 - ... o pendor do Espírito dá para a vida e paz.

Neste versículo, Paulo define a espiritualidade como a fonte verdadeira da paz, refletindo as palavras de Isaías: "Tu conservarás em paz aquele cujamente está firme em ti; porque ele confia em ti." (26:3).

Leitura Alternada

1 Timóteo 6:17  Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; 18  que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;

As cartas a Timóteo e Tito oferecem conselho e orientação espirituais e são conhecidas como epístolas pastorais. Nos versículos 17 e 18 o escritor adverte àqueles que já possuem riquezas materiais, tais como ricos proprietários e comerciantes, que a riqueza deve ser definida em termos espirituais. Ou seja, a verdadeira riqueza é ser “rico de boas  obras”.  

Seção 1

2| Salmos 66: 8 - Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor;  

Bendizer a Deus”, diz um comentarista, “é reconhecer Deus como a fonte de nossas bênções".

Seção 2

7| Romanos 8: 5 -  ... os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
  
Cogitar” significa: “pensar, meditar, refletir, imaginar, planejar, tencionar, cuidar, ficar absorto em pensamento”. Um comentarista faz notar que, nas cartas de Paulo, “carne” indica um estado mental que aceita como reais as coisas do mundo, caracterizadas e condicionadas pela mortalidade, com fraquezas, necessidades e desejos. “Os que se inclinam para a carne” seriam, portanto, os que se consideram parte de uma “ordem natural” que é essencialmente material.

Ciência e Saúde

9| 208: 4-5, 23-2 As Escrituras dizem: “nEle vivemos, e nos movemos, e existimos”. A Mente, não a matéria, é a causalidade. Um corpo material expressa apenas uma mente mortal e material. O homem mortal possui esse corpo e o torna harmonioso ou desarmonioso, segundo as imagens de pensamento que nele são gravadas. Envolves teu corpo no pensamento e deverias delinear nele pensamentos de saúde, não de doença. Deverias banir todos os pensamentos de doença, de pecado e de outras crenças incluídas na matéria. Por ser imortal, o homem tem vida perfeita, indestrutível.

Delinear: esboçar, traçar.

Seção 3

12| Marcos 5: 34- E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.

Vá em paz” é uma expressão habitual de saudação e despedida desde os tempos antigos. A palavra grega para paz aqui utilizada (eirēnē) transmite a serenidade da salvação que Cristo traz.

Ciência e Saúde

13| 365: 8 O pensamento benévolo de Jesus, que tem expressão em palavras tais como “Não andeis ansiosos pela vossa vida”, curaria os doentes e assim lhes daria a capacidade de se elevarem acima da suposta necessidade de se preocupar com o estado do corpo e de medicá-lo; mas se faltar o afeto desprendido do ego e forem deixados de lado o senso comum e a compaixão humana, então que qualidade mental restará para, do braço estendido da retidão, evocar a cura?

Benévolo: que demonstra bondade

Seção 4

14| Lucas 8: 41- Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. 42- Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte.

As sinagogas, originalmente, eram lugares de encontro onde os homens de uma comunidade judaica liam a lei, estabeleciam escolas e mantinham tribunais de julgamento. As sinagogas provavelmente surgiram durante o exílio da Babilônia, e com o passar dos tempos esses centros se tornaram lugares de adoração.

Ao contrário do Templo de Jerusalém, que foi controlado pelos sacerdotes descendentes da tribo de Levi, as sinagogas eram governadas por anciãos leigos. Jairo é um desses líderes. Para ser encarregado de realizar serviços de culto, interpretar a Torá e exercer em algum grau o poder judicial, ele teria sido um judeu importante e bem educado. Sua confiança no poder de cura de Jesus, no entanto, o diferencia grandemente da maioria dos oficiais judeus.

Seção 5

16| Lucas 18: 18 - Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?  

Nesta ocasião, Jesus responde ao líder em questão fazendo-o refletir sobre sua obediência a cinco dos Mandamentos. Jesus cita os Mandamentos que mencionam o relacionamento com outras pessoas e não fala sobre os que são sobre o nosso relacionamento com Deus. Isso, provavelmente, deve ao fato de que Jesus percebeu que o homem dava mais importância à sua riqueza do que a Deus, e isso é uma violação ao Primeiro Mandamento. O homem parte do pressuposto que a vida eterna é algo a ser adquirido, enquanto que Jesus ensina que é a consequência para quem segue seus ensinamentos (veja João 3:16).

Seção 6

18| 1 João 2: 17 - ... aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 24- Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.  

O verbo permanecer (no grego “meno”) significa “ser sustentado, mantido, continuamente” e também “não perecer, durar”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário