domingo, 21 de janeiro de 2018

Lição da semana: 22 a 28 de janeiro, 2018

Tema: A Verdade

Seção 1

Salmos 91:4 a sua verdade é pavês e escudo. 

Pavês era um escudo grande, que cobria o corpo inteiro do guerreiro. Muitas vezes, havia um rapaz que carregava esse escudo na frente do soldado. Um pelotão carregando esses escudos lado a lado formava uma verdadeira parede de defesa contra o inimigo. A palavra traduzida como escudo designava uma peça do armamento de defesa que praticamente cercava o soldado.

Deuter. 32:2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.

Esses versículos fazem parte do "Cântico de Moisés", ou seja, suas palavras finais aos israelitas que se preparavam para entrar na terra prometida por Deus. As imagens do orvalhochuviscorelva e gotas de água contrastavam com a realidade do deserto no qual o povo havia permanecido por muitos anos. Moisés encoraja o povo a estar sempre alerta para o amor e o perdão divino.
Também é interessante pensarmos na imagem do orvalho que é algo contínuo, acontece diariamente, ou seja, a promessa divina é algo que não falha nunca, basta sintonizarmos nosso ouvido com Ele para ouvirmos o que Deus tem preparado para nós.

Deuter. 32:3 Porque proclamarei o nome do Senhor. Engradecei o nosso Deus. 

Moisés diz aqui que irá proclamar o nome do Senhor, ou seja, Seu caráter, pois o nome expressava o caráter. O verbo engrandecer tem o sentido de "atribuir maior valor", ou seja, devemos atribuir a Deus mais valor do que ao restante. 

Seção 2

1 João 4: 1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.

A palavra grega que corresponde a espírito, significa "vento", "respiração", "corrente de ar". Não se refere, portanto, a alguma entidade misteriosa ou personalidade mística. Essa palavra é muitas vezes usada no Novo Testamento para significar "ideias", "doutrinas", como em Efésios 4:14, onde o autor fala de "vento de doutrina". O verbo traduzido como provar, no original grego, possui o sentido de "analisar", "conferir a procedência".
Por isso, devemos analisar que tipo de ideias influenciam nossas atitudes e ideias.

Seção 3

Lucas 13:10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.

Nas reuniões dos sábados, nas sinagogas, não havia um pregador oficial. Os chefes ou principais da sinagoga podiam convidar um membro da congregação ou um visitante presente, para ler as Escrituras e comentá-las.

Lucas 13: 14 O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois nesses dias para serdes curados e não no sábado. 

O chefe da sinagoga repreendeu Jesus com base no 4º mandamento (Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro. - Êxodo 20: 8-10). Porém, Jesus nos dá uma nova interpretação para este mandamento, um entendimento mais espiritual e menos preso à letra, uma compreensão que inclui a compaixão e a cura. 

Seção 4

Lucas 19:2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus...

Publicano era o coletor de impostos do governo romano. Pela lei romana, o publicano se comprometia a pagar ao governo uma quantia fixa, podendo cobrar o que quisesse do povo. A diferença era propriedade sua. Não havia nenhum sistema para coibir excessos, por isso os publicanos eram ricos e odiados pelo povo. Ainda mais quando judeus se prestavam a essa função, oprimindo sua própria gente e servindo um governo estrangeiro, como era o caso de Zaqueu. Os publicanos não eram aceitos em sociedade e todos evitavam sua companhia. Daí causar espanto o fato de Jesus dar atenção a eles, como fez diversas vezes.

Lucas 19: 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão.

Filho de Abraão, no linguajar bíblico, significava "judeu", com a conotação mais profunda de "herdeiro das bênçãos prometidas por Deus a Abraão". No relato de Lucas, embora Zaqueu fosse considerado um pecador que causava repulsa, Jesus, com suas palavras, declara que ele também tem direito da herança de Abraão.

Seção 6

Salmos 100: 2 Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.

O termo servo é usado frequentemente na Bíblia para se referir a alguém que realiza seu trabalho com humildade e sem questionar, tal como um escravo, ou seja, aquele que está submetido à vontade de outrem, neste caso Deus. É desta maneira que o povo considerava Moisés, Josué, Samuel, Davi e Salomão como servos de Deus.
A palavra alegria inclui no seu significado o sentido de "leveza".


Nenhum comentário:

Postar um comentário