domingo, 28 de janeiro de 2018

Lição da semana: 29 de janeiro a 04 de fevereiro, 2018

Tema: O Amor

Texto áureo

Isaías 66:13 Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; ...

Consolar (no original nacham) significa “confortar-se, ser confortado”.

Leitura Alternada

Deut. 32:10 Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.

Menina dos olhos é uma referência à pupila dos olhos e considerada a parte mais importante e sensível dos olhos. É uma metáfora para o cuidado de Deus para com os seus filhos pois assim como protegemos nosso olho de algum dano assim é o cuidado de Deus para com seus filhos.

Deut. 32: 11  Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas,

Um comentarista diz que a figura da águia é uma bela metáfora para o amor e cuidado de Deus para com seus filhos, pois a águia fêmea possui uma terna afeição por seus filhotes. Quando percebe que eles estão prontos para voar, a mãe os apoia na ponta da asa, com ternura e em segurança, encorajando, dirigindo e ajudando em suas primeiras tentativas até que eles adquiram forças para voos mais longos. Com sua visão, a águia rapidamente percebe o perigo e prontamente pega os filhotes e carrega-os em suas asas para protegê-los.

Versículos na Bíblia na linguagem de hoje:

10  Deus os encontrou perdidos no deserto, numa região onde viviam animais ferozes. Chegou perto, cuidou deles e os protegeu como se fossem a menina dos seus olhos.
11  Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo.


Seçao 1

Ciência e Saúde

4| 502: 27 O Princípio criador — a Vida, a Verdade e o Amor — é Deus. O universo reflete a Deus. Há um só Criador e uma só criação. Essa criação consiste no desdobramento de ideias espirituais e suas identidades, que estão abrangidas na Mente infinita e são para sempre refletidas. Essas ideias estão ordenadas desde o infinitésimo até o infinito, e as ideias mais elevadas são os filhos e as filhas de Deus.

Ordenada: disposto, segundo determinado critério, por numeração, classes, séries, ordens, grupos etc.; classificado; que tem ordem, método.


Seção 2

7| 1 Sam. 1: 9 Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor,  

Pilar do templo: na época de Samuel ainda não havia o templo, aqui o que é chamado de templo na verdade é um tabernáculo que era uma tenda (barraca) sustentada por colunas (pilares) verticais.

Ciência e Saúde

6| 2: 7-10  Deus não é movido por expressões de louvor a fazer mais do que já fez, nem pode o infinito fazer menos do que propiciar todo o bem, porque Ele é sabedoria e Amor imutáveis.

Propiciar: assegurar, permitir

Seção 3

10| Juízes 4: 4,- Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. 5- Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. 

Nesse tempo, o povo de Israel não tinha rei e sua única forma de governo era o poder judiciário. Qualquer disputa entre o povo era levada aos juízes para decisão. Estes eram considerados profetas, isto é, possuidores de sabedoria vinda de Deus, para julgar com acerto e eram escolhidos por Deus para esse cargo. Débora começou a julgar numa época em que os israelitas ignoravam a lei de Deus e viviam sob a opressão do rei cananeu, Jabim e seu general, Sísera. A profetisa incitou o povo a se rebelar contra a opressão e chamou Baraque para liderar a rebelião. Este tinha medo e só concordou em ir à batalha se Débora fosse junto. Em toda a situação, ela invocou ao Senhor e deu a Ele a glória pelo bom êxito alcançado.

11| Juízes 5: 1- Naquele dia, cantaram Débora e Baraque, filho de Abinoão, dizendo: 3- Ouvi, reis, dai ouvidos, príncipes: eu, eu mesma cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor, Deus de Israel. 7- Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel.  

O “Cântico de Débora” ressalta a fé de que Deus é o "Deus de Israel" e Israel é "o povo de Deus", e comemora a decisiva vitória, compartilhada com uma mulher chamada Jael, que matou o general inimigo Sísera. O poema inteiro está baseado na estreita relação entre Deus e o seu povo.
O "Cântico de Debora" (Juízes 5) é considerado um dos textos mais antigos na Escritura, e mostra Débora como "uma mãe em Israel".

Seção 4

14| Números 27: 4- Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. 5- Moisés levou a causa delas perante o Senhor. 6- Disse o Senhor a Moisés: 7- As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai.

O povo de Israel estava prestes a entrar em Canaã e Moisés procedia à distribuição das terras entre as famílias do povo hebreu. Só os homens tinham direito à propriedade e, na ausência de um filho homem, a herança passava para o parente mais próximo. Nessa ocasião, porém, as filhas de Zelofeade argumentam com Moisés e pleiteiam uma parte da terra, apesar de o pai não ter tido filhos homens. Moisés consulta a Deus e recebe a ordem de atender ao pedido delas. Essa atitude perante as necessidades e os direitos das mulheres era totalmente estranha ao sistema jurídico da Palestina e da Mesopotâmia.
Mais tarde, Moisés acrescenta o decreto de que todas as mulheres nesta circunstância se casem com homens de sua tribo, de modo que sua herança nunca se perca para outra tribo (ver Números 36: 6-9).

Ciência e Saúde

18| 63: 23    Nossas leis não são imparciais, e isso é o melhor que se pode dizer da discriminação que elas fazem entre os sexos, quanto à pessoa, à propriedade e aos direitos dos pais. ... Um meio realizável bem como racional de melhorar a situação é, no momento, elevar a sociedade em geral, e disso resultará uma geração mais nobre de legisladores — uma geração que tenha intuitos e motivos mais elevados.

Discriminação: tratamento pior ou injusto dado a alguém por causa de características pessoais; intolerância, preconceito.

Seção 5

19| Romanos 5: 5- Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Aqui a palavra traduzida como “confunde”, no original significa dizer que alguém é envergonhado quando sofre uma repulsa, ou quando alguma esperança termina em desilusão.
Podemos entender que a esperança que permanece firme, inabalada em tempos difíceis, não nos deixa envergonhados.

Seção 6

24| João 14: 16- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,  17- o Espírito da verdade, 18- Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

A palavra “consolador” (no grego parakletos) tem os seguintes significados, alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, advogado; no sentido mais amplo, ajudador, alguém que presta socorro.

“Órfão” tem o significado de “privado”, ou seja, aqueles privados de mestre, guia, tutor ou pai



Nenhum comentário:

Postar um comentário