segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Lição da semana: 19 a 25 de fevereiro, 2018

                                             Tema: A Mente

Leitura Alternada
Tiago 1:1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.
Dispersão (diáspora em grego), é uma referência tanto aos Israelitas dispersados entre nações estrangeiras, quanto uma referência aos cristãos espalhados entre os gentis.

Tiago 1:5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Improperar tem o significado de “censurar”, “insultar”.
Seçao 1
2| Romanos 11: 33, 34, 36 (até eternamente)
36- Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente.
Um comentarista diz que essa frase poderia ser resumida assim: “Deus é Tudo em Tudo”. E continua, dizendo que ela explica o relacionamento de Deus com Suas criaturas: “dele” pois tudo provém dEle, sendo Ele a Causa primária; “por meio dele” por ser Deus Aquele que dirige e acompanha; e “para ele” pois Ele é o objetivo, a finalidade de tudo. Uma tradução moderna, traz essa frase assim: “Porque Ele é a origem, o guia e o alvo de todas as coisas...”
Seção 2
6| Lucas 2: 41-49, 52
47- E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.  
48- Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.  
A frase "na casa de meu pai" – é uma interpretação que coincide com os pais de Jesus encontrando-o no templo. E também pode significar "tratar dos negócios do meu pai" que descreve a conduta dele e é visto, por alguns, como um prenúncio de seu ministério público.

Seção 3

8| Marcos 12: 28-31
28- Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?  
29- Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!  
30- Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.  
31- O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
De acordo com uma fonte, a questão do escriba destinava-se a resolver uma disputa entre judeus eruditos, que há muito tentaram resumir os muitos preceitos previstos na lei. Ao citar "o primeiro de todos os mandamentos", Jesus cita as mais importantes rezas hebraicas, conhecidas como Shemá (que significa “Ouve Israel”, ver Deuteronômio 6: 4, 5). O segundo, de Levítico 19:18, faz parte de um resumo de mandamentos e leis dadas a Moisés por Deus.

10| Filip. 2: 1, 3
1- Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,  
A palavra “se” aqui colocada não tem o intuito de suscitar a dúvida, mas sim, introduzir uma instrução. Para os leitores contemporâneos, as palavras “Uma vez que” capta esse significado: "Uma vez que há exortação em Cristo ...".
Exortação: encorajamento
3- Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
A palavra traduzida como “partidarismo” (no grego “eritheia”) tem o significado de “propaganda eleitoral ou intriga por um ofício” ou aparentemente um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia”.
 Um comentarista diz que antes do NT, esta palavra é encontrada somente em Aristóteles, onde denota uma perseguição egoísta do ofício político através de meios injustos. Paulo exorta ser um em Cristo, não se colocando acima ou sendo egoísta (Filipenses 2.3).  Em Tiago 3.14, fala contra ter amor-próprio ou se vangloriar.

Seção 4

13| Mateus 9: 5
5- Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda?  
No original o verbo “levantar” tem o significado de “fazer aparecer”
E “andar” tem o sentido de “fazer o próprio caminho, progredir; fazer bom uso das oportunidades”.

Seção 6
19| Filip. 2: 5
5- Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Interessante observar que o significado original da palavra traduzida como “sentimento” é: ter entendimento, ser sábio; pensar.
E inclui a ideia de:
1) pensar a respeito de si, ser modesto, não permitir que a opinião que se tem de si mesmo (apesar de correta) exceda os limites da modéstia
2) pensar ou refletir sobre a própria opinião

3) ser do mesmo pensamento, i.e., concordar, compartilhar os mesmos pontos de vista, ser harmonioso

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Tema: A Alma
Seçao 1
3| Êxodo 3: 2
2- Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.  
Na época bíblica, as manifestações da presença de Deus ou suas revelações (teofanias), eram frequentemente acompanhadas de fogo, por exemplo na coluna de fogo que guiava os filhos de Israel pelo caminho e na descida de Deus no Monte Sinai durante o Êxodo (ver Êxodo 13:21 e 19:18). Abraão (então, Abrão) e Jacó anteriormente experimentaram a presença divina em visões e sonhos (veja exemplos em Gênesis 12: 7 e 28:12, 13). Mais tarde, relatos de teofanias no Antigo Testamento incluem os capítulos 38-41 de Jó, Isaías 6: 1, Ezequiel 1: 1 e Daniel 7: 9.
Ciência e Saúde
2| 308: 14 — Os patriarcas inspirados pela Alma ouviam a voz da Verdade e falavam com Deus tão conscientemente como o homem fala com o homem.
Patriarca:  entre os antigos, esp. os judeus, o chefe de família

Seção 2
7| Isaías 60: 1, 19
1- Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre
ti.
Por toda a Bíblia, a luz é tomada como símbolo da presença e da atuação de Deus. Por exemplo, a luz é associada à vida (Salmos 56:13); à salvação (Isaías 9:2); à ordem (Gênesis 1:3, 4); ao conhecimento (Salmos 43:3); à lei divina (Salmos 19:8); à sabedoria (Daniel 5:11).
Ciência e Saúde
6| 510: 15-16 — O sol é uma representação metafórica da Alma fora do corpo, a qual dá existência e inteligência ao universo.
Metáfora: designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança

Seção 3

10| Jeremias 31: 3 Com
3- ... Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
O verbo hebraico traduzido como “amei” nesse versículo, tem em realidade muitas nuances. Uma outra tradução diz: “Continuo mantendo por ti meu cuidado incessante”.

11| Mateus 5: 43-46 (até tendes)
43- Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.  
A ordem de amar o próximo era muito clara e direta no Antigo Testamento (Levítico 19:18), mas o preceito de odiar os inimigos se originava tão só na interpretação de algumas passagens bíblicas, como Deuteronômio 7:2 e Salmos 26:5. Nos tempos de Jesus, essa interpretação já havia se tornado uma tradição, a ponto de ser considerada lei.
44- Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
Um comentarista dá a seguinte interpretação desse texto: “Fazei com que vossos inimigos tragam à tona o que há de melhor em vós, não o que há de pior. Quando alguém vos prejudicar, respondei com as energias da oração, pois vós estareis agindo de acordo com a vossa natureza verdadeira, a vossa natureza criada por Deus”.
Seção 5
20| Apoc. 21: 2
2- Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
No Antigo Testamento, Jerusalém é duas vezes chamada de "cidade santa" (ver Neemias 11: 1 e Isaías 52: 1) - e os profetas escrevem sobre as dimensões, o projeto e adornos de uma nova cidade e templo (ver Ezequiel, capítulos 40-48, Zacarias 2: 1-5 e Isaías 54:11, 12).
Aquele que recebe a revelação constrói um significado mais profundo dessas descrições e identifica a Nova Jerusalém não como um santuário nacional, mas como a representação espiritual da presença de Deus. No Novo Testamento, outros escritores retratam Jerusalém também em termos divinos. Em Gálatas, Paulo diz: "a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;" (4:26). E o livro de Hebreus a chama de "cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial" (12:22).
Alguns estudiosos comentam que a imagem de noiva para a Nova Jerusalém é um forte contraste com a metáfora que os antigos escritores faziam sobre a Babilônia como uma prostituta (veja Apocalipse 17: 1-5, por exemplo) – ou seja, assim como Jerusalém e Babilônia simbolizavam características contrastantes para a povo hebreu.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Lição da semana: 05 a 11 de fevereiro, 2018

Tema: O Espírito

Seção 1

Salmos 104:27 Todos esperam de ti

O verbo traduzido como esperar inclui o sentido de "ter esperança em".



Seção 2

Isaías 42:5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. 

Estender os céus é uma expressão usada que significa "tornar acessível a todos". 


Mateus 5: 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Aqui, Jesus nos mostra a relação de causa e efeito, a causa é Deus, quando agimos começando com Deus, conseguimos perceber o plano perfeito que Deus tem para cada um de nós.

Mateus 5: 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

O qualificativo traduzido como perfeito, é uma palavra grega que tem, como raiz, o substantivo "propósito", "alvo". Portanto, o sentido de perfeito no Novo Testamento seria: "aquele que está de acordo com a finalidade para a qual foi criado e a cumpre".



Seção 3

Gênesis 41: 15, 16 Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas, Deus dará resposta favorável a Faraó. 

Antigamente, sonhos eram vistos como uma comunicação divina. Magos e sábios eram vistos como profissionais que poderiam interpretar os sonhos (veja versículo 8).

José anuncia que é de Deus que vem a habilidade de interpretar o sonho do Faraó. A confiança e a dependência de José em Deus é vista não só na interpretação do sonho, mas na sabedoria demonstrada no plano que elaborou.

Gênesis 41: 48 E ajuntou José todo o mantimento que houve na terra do Egito durante os sete anos e o guardou nas cidades; o mantimento do campo ao redor de cada cidade foi guardado na mesma cidade.

Devido ao clima seco do Egito os grãos podem ser guardados por diversos anos. Celeiros, que datam de 1630-1520 a.C, foram descobertos na parte sul deste país. E apesar de não sabermos exatamente do período de José, esse período é quando os historiadores dizem que José viveu.


Seção 4

Lucas 4:14 ... Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua foma correu por toda a circunvizinhança.

É interessante notar que a palavra traduzida como poder inclui o sentido de "habilidade para agir".


Seção 5


Atos 8: 40 Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

Após batizar o etíope, Filipe "achou-se" em Azoto, isso é comparado com o que aconteceu com Elias, Ezequiel e Jesus (veja 1Reis 18:12, Ezequiel 3:12-14 e Lucas 24:51). 


Localização de Azoto
Seção 6

Romanos 8: 16 - O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.   
Testificar vem da palavra grega “summartureo” que significa “testemunhar juntamente com, confirmar”, isto é aquele que atesta a veracidade do fato.