domingo, 4 de fevereiro de 2018

Lição da semana: 05 a 11 de fevereiro, 2018

Tema: O Espírito

Seção 1

Salmos 104:27 Todos esperam de ti

O verbo traduzido como esperar inclui o sentido de "ter esperança em".



Seção 2

Isaías 42:5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. 

Estender os céus é uma expressão usada que significa "tornar acessível a todos". 


Mateus 5: 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Aqui, Jesus nos mostra a relação de causa e efeito, a causa é Deus, quando agimos começando com Deus, conseguimos perceber o plano perfeito que Deus tem para cada um de nós.

Mateus 5: 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

O qualificativo traduzido como perfeito, é uma palavra grega que tem, como raiz, o substantivo "propósito", "alvo". Portanto, o sentido de perfeito no Novo Testamento seria: "aquele que está de acordo com a finalidade para a qual foi criado e a cumpre".



Seção 3

Gênesis 41: 15, 16 Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas, Deus dará resposta favorável a Faraó. 

Antigamente, sonhos eram vistos como uma comunicação divina. Magos e sábios eram vistos como profissionais que poderiam interpretar os sonhos (veja versículo 8).

José anuncia que é de Deus que vem a habilidade de interpretar o sonho do Faraó. A confiança e a dependência de José em Deus é vista não só na interpretação do sonho, mas na sabedoria demonstrada no plano que elaborou.

Gênesis 41: 48 E ajuntou José todo o mantimento que houve na terra do Egito durante os sete anos e o guardou nas cidades; o mantimento do campo ao redor de cada cidade foi guardado na mesma cidade.

Devido ao clima seco do Egito os grãos podem ser guardados por diversos anos. Celeiros, que datam de 1630-1520 a.C, foram descobertos na parte sul deste país. E apesar de não sabermos exatamente do período de José, esse período é quando os historiadores dizem que José viveu.


Seção 4

Lucas 4:14 ... Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua foma correu por toda a circunvizinhança.

É interessante notar que a palavra traduzida como poder inclui o sentido de "habilidade para agir".


Seção 5


Atos 8: 40 Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

Após batizar o etíope, Filipe "achou-se" em Azoto, isso é comparado com o que aconteceu com Elias, Ezequiel e Jesus (veja 1Reis 18:12, Ezequiel 3:12-14 e Lucas 24:51). 


Localização de Azoto
Seção 6

Romanos 8: 16 - O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.   
Testificar vem da palavra grega “summartureo” que significa “testemunhar juntamente com, confirmar”, isto é aquele que atesta a veracidade do fato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário