segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Lição da semana: 19 a 25 de fevereiro, 2018

                                             Tema: A Mente

Leitura Alternada
Tiago 1:1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.
Dispersão (diáspora em grego), é uma referência tanto aos Israelitas dispersados entre nações estrangeiras, quanto uma referência aos cristãos espalhados entre os gentis.

Tiago 1:5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Improperar tem o significado de “censurar”, “insultar”.
Seçao 1
2| Romanos 11: 33, 34, 36 (até eternamente)
36- Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente.
Um comentarista diz que essa frase poderia ser resumida assim: “Deus é Tudo em Tudo”. E continua, dizendo que ela explica o relacionamento de Deus com Suas criaturas: “dele” pois tudo provém dEle, sendo Ele a Causa primária; “por meio dele” por ser Deus Aquele que dirige e acompanha; e “para ele” pois Ele é o objetivo, a finalidade de tudo. Uma tradução moderna, traz essa frase assim: “Porque Ele é a origem, o guia e o alvo de todas as coisas...”
Seção 2
6| Lucas 2: 41-49, 52
47- E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.  
48- Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.  
A frase "na casa de meu pai" – é uma interpretação que coincide com os pais de Jesus encontrando-o no templo. E também pode significar "tratar dos negócios do meu pai" que descreve a conduta dele e é visto, por alguns, como um prenúncio de seu ministério público.

Seção 3

8| Marcos 12: 28-31
28- Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?  
29- Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!  
30- Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.  
31- O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
De acordo com uma fonte, a questão do escriba destinava-se a resolver uma disputa entre judeus eruditos, que há muito tentaram resumir os muitos preceitos previstos na lei. Ao citar "o primeiro de todos os mandamentos", Jesus cita as mais importantes rezas hebraicas, conhecidas como Shemá (que significa “Ouve Israel”, ver Deuteronômio 6: 4, 5). O segundo, de Levítico 19:18, faz parte de um resumo de mandamentos e leis dadas a Moisés por Deus.

10| Filip. 2: 1, 3
1- Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,  
A palavra “se” aqui colocada não tem o intuito de suscitar a dúvida, mas sim, introduzir uma instrução. Para os leitores contemporâneos, as palavras “Uma vez que” capta esse significado: "Uma vez que há exortação em Cristo ...".
Exortação: encorajamento
3- Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
A palavra traduzida como “partidarismo” (no grego “eritheia”) tem o significado de “propaganda eleitoral ou intriga por um ofício” ou aparentemente um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia”.
 Um comentarista diz que antes do NT, esta palavra é encontrada somente em Aristóteles, onde denota uma perseguição egoísta do ofício político através de meios injustos. Paulo exorta ser um em Cristo, não se colocando acima ou sendo egoísta (Filipenses 2.3).  Em Tiago 3.14, fala contra ter amor-próprio ou se vangloriar.

Seção 4

13| Mateus 9: 5
5- Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda?  
No original o verbo “levantar” tem o significado de “fazer aparecer”
E “andar” tem o sentido de “fazer o próprio caminho, progredir; fazer bom uso das oportunidades”.

Seção 6
19| Filip. 2: 5
5- Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Interessante observar que o significado original da palavra traduzida como “sentimento” é: ter entendimento, ser sábio; pensar.
E inclui a ideia de:
1) pensar a respeito de si, ser modesto, não permitir que a opinião que se tem de si mesmo (apesar de correta) exceda os limites da modéstia
2) pensar ou refletir sobre a própria opinião

3) ser do mesmo pensamento, i.e., concordar, compartilhar os mesmos pontos de vista, ser harmonioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário