domingo, 26 de abril de 2015

Lição da Semana: 27 de abril a 3 de maio, 2015

Tema: O castigo eterno

Leitura alternada

Salmos 77: 2 - No dia da minha angústia, procuro o Senhor;

A expressão no dia da minha angústia é usada como referência aos momentos que precisamos de auxílio e orientação e para isso nos volvemos a Deus.

Salmos 77:6 De noite indago o meu íntimos, e o meu espírito perscruta

Perscrutar: examinar, investigar rigorosamente.

Salmos 77:7,8 Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício? Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?

Nestes dois versículos, o Salmista mostra o questionamento que às vezes fazemos quando estamos com alguma dificuldade e não conseguimos sentir a presença divina. Porém, nos versículos seguintes da leitura alternada (77:13,14,15), vemos que pensamentos vieram a ele para curar suas dúvidas, ele, também se lembrou de um exemplo concreto de como o cuidado de Deus esteve presente na vida de duas pessoas, Jacó e José. 

Salmos 145: 9 O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.

A expressão ternas misericórdias é a tradução de uma palavra hebraica derivada de "ventre" e indica o amor da mãe pelo fruto de seu ventre.

Seção 1

Isaias 43: 1 ...agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

O verbo remir, variação de "redimir", significa literalmente "comprar de novo". É usado na Bíblia para indicar o cumprimento da antiga lei do Oriente, pela qual o parente mais próximo de alguém pagava as dívidas deste, resgatava as propriedade da família que porventura houvessem sido vendidas, regatava a pessoa da escravidão ou, se fosse o caso, cuidava de sua viúva e de seus filhos. Esse verbo é usado repetidamente na Bíblia em relação a Deus era, justamente, significar sua atuação como nosso parente mais próximo, nosso libertador da escravidão, e assim por diante. 

Isaías 43: 26 Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te.

De acordo com o comentarista bíblico o fato de termos que "despertar a memória" não significa que Deus esqueceu do que nos prometeu, mas Ele nos convida a relembrarmos de todas as bênçãos recebidas porque podemos ter a Deus  como "socorro bem presente nas tribulações". Assim entraremos em juízo com Ele, ou seja, os nossos pensamentos estarão de acordo com os de Deus. 

Ciência e Saúde

356: 25 Será que o Amor divino comete uma fraude contra a humanidade, criando o homem com propensão ao pecado e castigando-o depois por isso? ...

Fraude: qualquer ato  enganoso com o intuito de lesar outrem; falsificar.

Propensão: inclinação; tendência.
Seção 2

Lucas 15:1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.

No tempo de Jesus, o país vivia sob o domínio do Império Romano e os judeus sentiam-se tremendamente humilhados por estarem sendo governados por gentios idólatras. Esperavam que Deus os libertasse dessa situação mas, por outro lado, pensavam que talvez a libertação estivesse demorando pela impureza da comunidade, devido à presença entre eles de publicanos e pecadores. Por isso essas categorias eram não só desprezadas mas realmente odiadas, por serem vistas, de alguma forma, como a causa do castigo de Deus a todo o povo. Publicanos eram os coletores de impostos que, além de corruptos, trabalhavam para os romanos, e pecadores era a designação genérica para todos aqueles cujas atividades fossem consideradas uma ofensa a Deus, como, por exemplo, as protistutas (especialmente se tivessem clientes romanos) e os guardadores de porcos. 

Lucas 15: 17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!

Um comentarista bíblico observa que a expressão caindo em si tem um significado profundo: a parábola mostra que "cair em si" é o mesmo que encontrar a Deus; quando encontramos realmente a nós mesmos, encontramos a Deus e, por outra, encontrando a Deus, encontramos também a nós mesmos. 

2 Cor. 2:14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

Os romanos tinham a tradição de conduzir em triunfo seus heróis, numa procissão em que era espalhado incenso ao redor. Paulo usa essa imagem para fazer um paralelo: o cristão é conduzido em triunfo mas a fragrância não é a do incenso mas a do conhecimento de Deus. O comentarista bíblico nota também que os judeus usavam a palavra fragrância para simbolizar o poder da palavra quando é pregada, ela se espalha como uma fragrância. 
nmn
Ciência e Saúde

117: 15-16 Nosso Mestre ensinou a espiritualidade por meio de analogias e parábolas.

Parábolas: narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia
Seção 3

Lucas 15: 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, pode-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;

O anel no dedo era sinal de riquezaa e de elevada posição social. As sandálias eram sinal de liberdade, pois os escravos andavam descalços. Se o pai mandou colocar-lhe sandálias, muito provavelmente ele chegou descalço, como um escravo. Talvez Jesus tenha buscado mostrar que ele havia se tornado como um escravo.
Ciência e Saúde

201: 20 Enxertar santidade onde não há santidade, supondo que o pecado possa ser perdoado enquanto não tiver sido abandonado, é tão insensato quanto coar mosquitos e engolir camelos.

Enxertar: acrescentar, introduzir, inserir.

68: 7 Devemos perder o gosto por aquilo que é fugaz e falso, e não alimentar nada que sirva de empecilho ao senso mais elevado de nossa identidade.

Fugaz: que tem rapidez, efêmero, passageiro. 

Seção 4

Coloss. 3: 13,14 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

Um comentarista bíblico ressalta que o verbo aqui traduzido como suportar não tem o sentido de "tolerar","carregar um fardo"; mas sim de "apoiar", "conviver pacíficamente". A palavra traduzida como perdoar tem o significado de "fazer uso da graça divina".
Ao lermos que antes de qualquer coisa tem que estar o amor, um comentarista bíblico ressalta que é para termos como parâmetro de nossas ações o Amor que Deus tem por nós.

Filipenses 2:5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

A palavra grega traduzida como sentimento significa, mais exatamente, "manter um sentimento ou opinião, estar mentalmente disposto (com relação a a alguma coisa), estar interessado (em obedecer)".





Ciência e Saúde

448: 2-4 A cegueira e a presunção de uma retidão pessoal se aferram fortemente à iniquidade.

Presunção: confiança excessiva em si mesmo; julgamento baseado em indícios, aparências; suposição.

Aferrar-se: fixar-se; firmar-se.

Iniquidade: ação ou coisa contrária à moral; aquilo que contrário à justiça.

Seção 6

Salmos 98: 1 Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.

O Salmista nos faz recordar de que a nossa relação com Deus nunca fica velha, ultrapassada; mas como lemos em Lamentações 3:22, 23, renovam-se a cada manhã. Por isso o Salmista nos convoca a cantarmos um cântico novo, ou seja renovarmos sempre a nossa confiança e certeza em Deus.

sábado, 18 de abril de 2015

Lição da Semana: 20 a 26 de Abril, 2015

Tema: Período de experiência após a morte

Leitura alternada

Isaías 25: 7 [O Senhor] Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto sobre todas as nações.

Cobrir o rosto era sinal de luto. A destruição da coberta e do véu simboliza a vitória sobre a morte, não sendo mais necessário o luto. 

Seção 1

Salmos 42: 11 Por que estás abatida, ò minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

A palavra hebraica traduzida como auxílio, significa na realidade "salvação", que é algo muito mais vasto e completo do que um mero auxílio.

Salmos 36: 9 Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.

Manancial: que jorra, emana incessantemente.

Um comentarista bíblico ressalta que a luz que vem de Deus funciona tal como uma lanterna, ou seja, a luz de Deus ilumina e nos mostra exatamente aqui que precisamos.

Salmos 23

Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como o êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bênçãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida. 

Ciência e Saúde

428: 23 (...) A evidência da imortalidade do homem se tornará mais perceptível à medida que as crenças materiais forem abandonadas e os fatos imortais quanto ao existir forem admitidos.

Admitir: reconhecer, ter algo como incontestável.


Seção 2

1 Reis 3:5 Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.

Como ainda não havia sido construído o templo de Jerusalém, os israelitas adoravam a Deus e faziam os sacrifícios em diversos lugares altos. Gibeão era o mais alto dos lugares de adoração e Salomão foi lá orar e oferecer sacrifícios a Deus. Um comentarista faz notar que, se Salomão teve esse sonho, foi provavelmente porque era sobre isso que ele havia orado durante o dia, portanto sua escolha fora consciente e já havia sido feita antes de dormir. O sonho apenas confirmou para ele a resposta de Deus. 



Seção 3

João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

A expressão traduzida como que te conheçam a ti, no original grego, tem um sentido bastante amplo, e que significa: "saber", "reconhecer", "perseverar neste conhecimento". Por isso, podemos entender este versículo como "E a vida eterna é esta: que saibemos, reconhecemos a único Deus e verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Deus enviou. 


Seção 4

Lucas 24: 10 ...Maria Madelena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. 


Joana, que aqui é mencionada, já havia sido citada em Lucas 8:3, ela era mulher de Cuza, procurador de Herodes na Galileia. Ela e Maria Madalena são indicadas como tendo sido curadas por Jesus de "enfermidades e espíritos imundos"; elas e outras mulheres tornaram-se, após suas curas, seguidoras de Jesus, servindo a ele e aos discípulos. Sabe-se que as três mulheres aqui mencionadas, juntamente com tantas outras, estavam presentes, testemunharam a crucificação de Jesus e foram, no domingo seguinte, à tumba  com óleos e especiarias para embalsamarem o corpo de Jesus, porém ao chegarem lá encontraram a pedra removida e nenhum corpo dentro. O que as mulheres relataram foi amplamente desacreditado até que Jesus apareceu aos discípulos e provou que as mulheres estavam certas - naquela época, as mulheres, assim como os escravos e menores de idade não serviam para serem testemunhas de nada. A rapidez com que as mulheres compreenderam a ressurreição de Jesus é contrastante com a demora dos apóstolos em entenderem o que tinha acontecido.

Lucas 24:27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. 

Antes de ir para Emaús, Jesus comprovou seu messiado de duas maneiras: por meio de suas curas e por meio da sua ressurreição (e depois, sua ascensão). Porém, Jesus percebeu que seus seguidores precisavam compreender uma coisa a mais antes deles continuarem o trabalho da cura cristã: eles precisam entender o lugar de Jesus na profecia bíblica. Por isso, "começando por Moisés" Jesus revela aos dois discípulos no caminho a Emaús que ele fazia parte do plano de Deus. 



Seção 5

Coloss. 3:2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.

O original aqui traduzido como pensar tem um significado mais vasto, não se referindo exclusivamente à atividade do intelecto mas abrangendo também o sentimento, a vontade. refere-se portanto ao impulso de buscar, refere-se àquilo que se tem como motivação. Por isso, algumas versões dizem, em vez de "pensai": "Colocai vossos afetos" (inglês); "Ponde o alvo" (espanhol); "Tende o ânimo" (italiano).

Seção 6

Hebreus 12: 1, 2 ...desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo cado da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 

O termo traduzido como Autor pode ter diversos significados: "o que inicia"; "o que vai à frente, dando o exemplo"; "o que proporciona oportunidade". Diversos comentários ao explicarem a expressão Consumador da fé, dizem: "o que deu o exemplo máximo de fé"; "o que elevou a fé ao máximo da perfeição".

Ignomínia: grande desonra infligida por um julgamento público







domingo, 12 de abril de 2015

Lição da Semana: 13 a 19 de abril, 2015

Tema: A doutrina da reconciliação

Texto áureo ...Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

A palavra traduzida como julgar, no seu original grego, tem o sentido de "excluir", "separar".

Leitura alternada

João 17:1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 

Muitas vezes os Evangelhos mencionam que Jesus "passou a noite orando a Deus" mas aqui o Evangelista relata em detalhes como o Mestre orou, nessa ocasião específica. Assim como havia ensinando aos discípulos, ele começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou para si mesmo (ou seja, para estabelecer o pensamento correto sobre si mesmo), depois orou pelos discípulo de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos. 
É interessante notar que a o verbo traduzido como glorificai possui inúmeros significados; porém, aqui, é usado no sentido de "dar valor a Deus pelo que Ele realmente é", ou seja, não deixar que a aparente dor ou sofrimento nuble a confiança das pessoas em Deus. 

João 17:5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

A palavra glória, aqui, significa "valor que é inato a todos". E o verbo traduzido no tempo passado como tive, no original grego é um verbo que só possui a forma presente, ou seja, deveria ter sido traduzido como "tenho".

Seção 1

Levítico 16: 2 disse o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca,

O propiciatório era uma lâmina de ouro de aproximadamente 112x66cm, a qual unia os dois querubins de ouro que ficavam por cima da arca sagrada, no Santo dos Santos, na parte mais interior do tabernáculo, onde, segundo a doutrina mosaica, havia a presença de Deus. Acreditava-se que dali Deus dispensava misercórdia, após a expiação (purificação) do sacerdote pelos pecados, feita com o sacríficio dos animais. Para ler mais sobre a arca, veja Êxodo 5:10-22. 


Hebreus 10:4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.

Esse é um tema frequente entre os primeiros Cristãos, já que a sociedade incluía tanto judeus como gentios. O autor do livro de Hebreus, em muitos trechos, trata de assuntos polêmicos, tais como o sacrifício de animais, as regras de pureza, circuncisão e muitos outros; ele pedia por uma sociedade menos tradicionalista, que se aproximasse mais da verdadeira reconciliação com Deus. Um exemplo importante disso é o relato no livro de Atos, capítulo 10, quando Pedro (um apóstolo judeu) teve uma visão na qual foi-lhe dito para comer animais "impuros", que eram proibidos aos judeus.

Hebreus 10:19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus.

O Santo dos Santos, o "lugar Santíssimo" era um compartimento especial do tabernáculo que Moisés mandou construir, onde ficava a arca com as tábuas dos Dez Mandamentos (tal como explicado na leitura alternada). Da mesma forma, no templo que Salomão construiu, reservou-se o Santíssimo para a mesma arca. Pela tradição judaica, nesse lugar havia um sinal visível da presença de Deus. Por esse motivo, só era permitida ao sumo sacerdote a entrada nessa câmara e, ainda assim, apenas uma vez por ano, no dia da expiação. No Novo Testamento, esse conceito do Santo dos Santos é usado para simbolizar a ligação, a comunhão com o Deus vivo, e esse versículo encoraja os cristãos a terem a coragem de entrar, pois não está mais reservado somente ao sumo sacerdote.

Hebreus 10: 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

O autor da epístola fala do vivo caminho em contraste com os animais mortos que eram oferecidos no templo. Mas também é um caminho vivo porque tem a vida plena e perfeita, e não a morte. 

Ciência e Saúde

24:14 Não está longe a época em que os conceitos teológicos tradicionais relativos à expiação passarão por grande mudança - mudança tão radical como aquela que se efetuou na opinião popular sobre a predestinação e o castigo futuro.

Expiação: penitência, castigo, cumprimento de pena; sofrimento compensatório de culpa

Seção 2

Isaías 52:10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confisn da terra verão a salvação do nosso Deus.

A expressão desnudou o seu santo braço significa que Deus "manifestou, deixou claro, Seu poder". O braço do Senhor aparece diversas vezes no Antigo Testamento para significar a força, o poder de Deus em determinada situação. É importante notar que todas as nações serão beneficiadas pela salvação do nosso Deus, ninguém é excluído. 

Marcos 1:22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Os escribas haviam desenvolvido diversas interpretações das Escrituras com base na tradição, ensinada de professor a alunos por várias gerações. Eles só repetiam o que haviam ouvido. Jesus falava o que sabia por experiência espiritual própria. A diferença não estava apenas no estilo e na oratória, mas na experiência pessoal e nas demonstrações práticas daquilo que ensinava. 

2 Cor. 5:18 ... tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

No original grego, a palavra ministério significa "serviço" no sentido de "servir, oferecer, ministrar, dar". Assim sendo, ter o ministério da reconciliação implica em estar encarregado de oferecer, servir aos outros a reconciliação, que é a mensagem central dos Evangelhos, que é a reconciliação. 


Seção 3

João 7:15 ... os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?

Por letras os judeus entendiam os estudos rabínicos dos livros sagrados, e sem ter estudado significava "sem ser discípulo de um grande doutor da lei, conhecido por todos". 

2 Cor. 1:21,22 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração 

A figura do penhor foi tirada da prática comercial. Era o pagamento inicial, pelo qual o comprador se comprometia a finalizar a transação e a pagar o preço total combinado. As bênçãos espirituais que recebemos agora são a garantia da salvação total e da revelação plena. 

Ciência e Saúde

26:10-14 O Cristo era o Espírito ao qual Jesus se referiu nas suas próprias declarações: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida"; "Eu e o Pai somos um". Esse Cristo, o caráter divino do homem Jesus, era sua natureza divina, a santidade que o animava.

"Espírito: A substância divina; a Mente; o Princípio divino; tudo o que é bom; Deus; só aquilo que é perfeito, eterno, onipresente, onipotente, infinito." (Ciência e Saúde p. 594:21)
Seção 5

Salmos 75: 1 Graças te rendemos, ó Deus; graças te rendemos, e invocamos o teu nome, e declaramos as tuas maravilhas.

Em vez de invocamos o teu nome, o texto hebraico diz: "O teu nome está perto". Lembrando que o nome era uma forma de indicar a natureza, o caráter de alguém, o Salmista está afirmando que "o caráter de Deus está perto". 


Ciência e Saúde

54:8-13 Mais cedo ou mais tarde todos têm de ancorar-se em Cristo, a verdadeira ideia de Deus. Poder derramar liberalmente em celeiros humanos, vazios ou cheios de pecados, seus tesouros caramente adquiridos, foi a inspiração que sustentou Jesus em seu intenso sacrifício humano.

Ancorar-sefixar-se, estabelecer-se, como um navio que lança a âncora para manter-se firme e não ser levado pela correnteza.

domingo, 5 de abril de 2015

Lição da Semana: 6 a 12 de abril, 2015

Tema: São reais o pecado, a doença e a morte?


Leitura alternada

Salmos 30: 11 Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria,

Os judeus se vestiam de pano de saco, tecido escuro e grosseiro, como sinal exterior de grande sofrimento, de grave perda, ou calamidade nacional (ver 2Samuel 3:31; 2Reis 6:30). Por isso, a frase "tiraste o meu pano de saco" significa: "eliminaste o meu sofrimento" ou " transformaste a minha perda em ganho".

Seção 1

Marcos 13:33 Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]

O verbo traduzido como estar de sobreaviso tem o sentido de olhar, discernir mentalmente, direcionar seus pensamentos para. 

Ciência e Saúde

1:5 A oração, a vigilância e o trabalho, somados à imolação do ego, são os misericordiosos meios divinos pelos quais se realizou tudo o que foi feito com êxito para a cristianização e a saúde do gênero humano.

Imolação: renúncia.
Seção 2

Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação

É interessante notar que a palavra tentação, no seu original grego, tem o sentido de prova, teste, especificamente da fidelidade e confiança dos homens. Podemos entender, então, que devemos orar e vigiar para que a nossa confiança em Deus não seja abalada. 

João 8: 4,5 Disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?

Sem dúvida, os escribas e fariseus trouxeram esse caso a Jesus não porque estavam em dúvida, mas sim para colocá-lo em embaraço e desacreditá-lo. Se não concordasse com o castigo, poderiam dizer que ele desrespeitava a lei de Moisés, o que era ofensa grave para um judeu. Se concordasse com o apedrejamento, teria problemas com os romanos, que não toleravam que as sentenças de morte fossem executadas sem a permissão do seu tribunal. 

João 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

A tradição judaica já continha a ideia de que o Messias seria a luz. Ao dizer aos fariseus que ele era a luz do mundo, Jesus estava afirmando que ele era o Messias esperado. 


Seção 3

1 Cor. 16:13 Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.

Portar-se de maneira varonil significa agir com coragem, vigor.

Lucas 5:24 Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.

A palavra grega aqui traduzida como perdoar significa "mandar embora", de onde deriva o conceito de "cancelar" e do perdão como um "cancelamento". 


Ciência e Saúde

135: 24 O Cristianismo, como Jesus o ensinava, não era um dogma, nem um sistema concedido por um Jeová ritualista; mas era a demonstração do Amor divino, que expulsava o erro e curava os doentes, não era meramente em nome do Cristo, a Verdade, mas em demonstração da Verdade, como tem de ser o caso nos ciclos da luz divina.

Jeována página 524:6-12 a Sra Eddy explica: "Entre os israelitas, que constantemente iam atrás de "deuses estranhos", também existia a idolatria. Chamavam o Ser Supremo pelo nome nacional de Jeová. Nesse nome Jeová, a verdadeira ideia a respeito de Deus parece quase perdida. Deus se torna "homem de guerra", um deus tribal a ser adorado, em vez de ser reconhecido como o Amor, o Princípio a ser vivido  amado."


Seção 4

Atos 9:36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.

É interessante notar que o nome Dorcas significa gazela. A discípula demonstra a leveza do animal pelas obras que fazia.

Atos 9:40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

Há fortes semelhanças entre esse fato e a ressureição da filha de Jairo, por Jesus, relatada em Marcos 5: 38-42. Pedro fora um dos poucos que haviam entrado com o Mestre, naquela ocasião, e aqui ele segue o modelo. Como Jesus, faz sair a todos e, igualmente, dá a mão à paciente e a ajuda a levantar-se.  


Seção 5

Ciência e Saúde

224: 22 Um Cristianismo mais elevado e mais prático, que demonstra justiça e atende às necessidades dos mortais, tanto na doença como na saúde, está batendo à porta desta época, pedindo entrada. Abrirás ou fecharás a porta a esse anjo visitante, que vem na quietude da mansidão, como veio outrora ao patriarca, ao meio-dia?

A palavra patriarca aqui é uma referência a Abraão, que foi visitado por três anjos ao meio dia, perto dos carvalhais de Manre, para dizer-lhe que teria um filho.