domingo, 5 de abril de 2015

Lição da Semana: 6 a 12 de abril, 2015

Tema: São reais o pecado, a doença e a morte?


Leitura alternada

Salmos 30: 11 Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria,

Os judeus se vestiam de pano de saco, tecido escuro e grosseiro, como sinal exterior de grande sofrimento, de grave perda, ou calamidade nacional (ver 2Samuel 3:31; 2Reis 6:30). Por isso, a frase "tiraste o meu pano de saco" significa: "eliminaste o meu sofrimento" ou " transformaste a minha perda em ganho".

Seção 1

Marcos 13:33 Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]

O verbo traduzido como estar de sobreaviso tem o sentido de olhar, discernir mentalmente, direcionar seus pensamentos para. 

Ciência e Saúde

1:5 A oração, a vigilância e o trabalho, somados à imolação do ego, são os misericordiosos meios divinos pelos quais se realizou tudo o que foi feito com êxito para a cristianização e a saúde do gênero humano.

Imolação: renúncia.
Seção 2

Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação

É interessante notar que a palavra tentação, no seu original grego, tem o sentido de prova, teste, especificamente da fidelidade e confiança dos homens. Podemos entender, então, que devemos orar e vigiar para que a nossa confiança em Deus não seja abalada. 

João 8: 4,5 Disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?

Sem dúvida, os escribas e fariseus trouxeram esse caso a Jesus não porque estavam em dúvida, mas sim para colocá-lo em embaraço e desacreditá-lo. Se não concordasse com o castigo, poderiam dizer que ele desrespeitava a lei de Moisés, o que era ofensa grave para um judeu. Se concordasse com o apedrejamento, teria problemas com os romanos, que não toleravam que as sentenças de morte fossem executadas sem a permissão do seu tribunal. 

João 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

A tradição judaica já continha a ideia de que o Messias seria a luz. Ao dizer aos fariseus que ele era a luz do mundo, Jesus estava afirmando que ele era o Messias esperado. 


Seção 3

1 Cor. 16:13 Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.

Portar-se de maneira varonil significa agir com coragem, vigor.

Lucas 5:24 Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.

A palavra grega aqui traduzida como perdoar significa "mandar embora", de onde deriva o conceito de "cancelar" e do perdão como um "cancelamento". 


Ciência e Saúde

135: 24 O Cristianismo, como Jesus o ensinava, não era um dogma, nem um sistema concedido por um Jeová ritualista; mas era a demonstração do Amor divino, que expulsava o erro e curava os doentes, não era meramente em nome do Cristo, a Verdade, mas em demonstração da Verdade, como tem de ser o caso nos ciclos da luz divina.

Jeována página 524:6-12 a Sra Eddy explica: "Entre os israelitas, que constantemente iam atrás de "deuses estranhos", também existia a idolatria. Chamavam o Ser Supremo pelo nome nacional de Jeová. Nesse nome Jeová, a verdadeira ideia a respeito de Deus parece quase perdida. Deus se torna "homem de guerra", um deus tribal a ser adorado, em vez de ser reconhecido como o Amor, o Princípio a ser vivido  amado."


Seção 4

Atos 9:36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.

É interessante notar que o nome Dorcas significa gazela. A discípula demonstra a leveza do animal pelas obras que fazia.

Atos 9:40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

Há fortes semelhanças entre esse fato e a ressureição da filha de Jairo, por Jesus, relatada em Marcos 5: 38-42. Pedro fora um dos poucos que haviam entrado com o Mestre, naquela ocasião, e aqui ele segue o modelo. Como Jesus, faz sair a todos e, igualmente, dá a mão à paciente e a ajuda a levantar-se.  


Seção 5

Ciência e Saúde

224: 22 Um Cristianismo mais elevado e mais prático, que demonstra justiça e atende às necessidades dos mortais, tanto na doença como na saúde, está batendo à porta desta época, pedindo entrada. Abrirás ou fecharás a porta a esse anjo visitante, que vem na quietude da mansidão, como veio outrora ao patriarca, ao meio-dia?

A palavra patriarca aqui é uma referência a Abraão, que foi visitado por três anjos ao meio dia, perto dos carvalhais de Manre, para dizer-lhe que teria um filho.

Um comentário: