domingo, 12 de abril de 2015

Lição da Semana: 13 a 19 de abril, 2015

Tema: A doutrina da reconciliação

Texto áureo ...Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

A palavra traduzida como julgar, no seu original grego, tem o sentido de "excluir", "separar".

Leitura alternada

João 17:1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 

Muitas vezes os Evangelhos mencionam que Jesus "passou a noite orando a Deus" mas aqui o Evangelista relata em detalhes como o Mestre orou, nessa ocasião específica. Assim como havia ensinando aos discípulos, ele começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou para si mesmo (ou seja, para estabelecer o pensamento correto sobre si mesmo), depois orou pelos discípulo de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos. 
É interessante notar que a o verbo traduzido como glorificai possui inúmeros significados; porém, aqui, é usado no sentido de "dar valor a Deus pelo que Ele realmente é", ou seja, não deixar que a aparente dor ou sofrimento nuble a confiança das pessoas em Deus. 

João 17:5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

A palavra glória, aqui, significa "valor que é inato a todos". E o verbo traduzido no tempo passado como tive, no original grego é um verbo que só possui a forma presente, ou seja, deveria ter sido traduzido como "tenho".

Seção 1

Levítico 16: 2 disse o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca,

O propiciatório era uma lâmina de ouro de aproximadamente 112x66cm, a qual unia os dois querubins de ouro que ficavam por cima da arca sagrada, no Santo dos Santos, na parte mais interior do tabernáculo, onde, segundo a doutrina mosaica, havia a presença de Deus. Acreditava-se que dali Deus dispensava misercórdia, após a expiação (purificação) do sacerdote pelos pecados, feita com o sacríficio dos animais. Para ler mais sobre a arca, veja Êxodo 5:10-22. 


Hebreus 10:4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.

Esse é um tema frequente entre os primeiros Cristãos, já que a sociedade incluía tanto judeus como gentios. O autor do livro de Hebreus, em muitos trechos, trata de assuntos polêmicos, tais como o sacrifício de animais, as regras de pureza, circuncisão e muitos outros; ele pedia por uma sociedade menos tradicionalista, que se aproximasse mais da verdadeira reconciliação com Deus. Um exemplo importante disso é o relato no livro de Atos, capítulo 10, quando Pedro (um apóstolo judeu) teve uma visão na qual foi-lhe dito para comer animais "impuros", que eram proibidos aos judeus.

Hebreus 10:19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus.

O Santo dos Santos, o "lugar Santíssimo" era um compartimento especial do tabernáculo que Moisés mandou construir, onde ficava a arca com as tábuas dos Dez Mandamentos (tal como explicado na leitura alternada). Da mesma forma, no templo que Salomão construiu, reservou-se o Santíssimo para a mesma arca. Pela tradição judaica, nesse lugar havia um sinal visível da presença de Deus. Por esse motivo, só era permitida ao sumo sacerdote a entrada nessa câmara e, ainda assim, apenas uma vez por ano, no dia da expiação. No Novo Testamento, esse conceito do Santo dos Santos é usado para simbolizar a ligação, a comunhão com o Deus vivo, e esse versículo encoraja os cristãos a terem a coragem de entrar, pois não está mais reservado somente ao sumo sacerdote.

Hebreus 10: 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

O autor da epístola fala do vivo caminho em contraste com os animais mortos que eram oferecidos no templo. Mas também é um caminho vivo porque tem a vida plena e perfeita, e não a morte. 

Ciência e Saúde

24:14 Não está longe a época em que os conceitos teológicos tradicionais relativos à expiação passarão por grande mudança - mudança tão radical como aquela que se efetuou na opinião popular sobre a predestinação e o castigo futuro.

Expiação: penitência, castigo, cumprimento de pena; sofrimento compensatório de culpa

Seção 2

Isaías 52:10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confisn da terra verão a salvação do nosso Deus.

A expressão desnudou o seu santo braço significa que Deus "manifestou, deixou claro, Seu poder". O braço do Senhor aparece diversas vezes no Antigo Testamento para significar a força, o poder de Deus em determinada situação. É importante notar que todas as nações serão beneficiadas pela salvação do nosso Deus, ninguém é excluído. 

Marcos 1:22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Os escribas haviam desenvolvido diversas interpretações das Escrituras com base na tradição, ensinada de professor a alunos por várias gerações. Eles só repetiam o que haviam ouvido. Jesus falava o que sabia por experiência espiritual própria. A diferença não estava apenas no estilo e na oratória, mas na experiência pessoal e nas demonstrações práticas daquilo que ensinava. 

2 Cor. 5:18 ... tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

No original grego, a palavra ministério significa "serviço" no sentido de "servir, oferecer, ministrar, dar". Assim sendo, ter o ministério da reconciliação implica em estar encarregado de oferecer, servir aos outros a reconciliação, que é a mensagem central dos Evangelhos, que é a reconciliação. 


Seção 3

João 7:15 ... os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?

Por letras os judeus entendiam os estudos rabínicos dos livros sagrados, e sem ter estudado significava "sem ser discípulo de um grande doutor da lei, conhecido por todos". 

2 Cor. 1:21,22 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração 

A figura do penhor foi tirada da prática comercial. Era o pagamento inicial, pelo qual o comprador se comprometia a finalizar a transação e a pagar o preço total combinado. As bênçãos espirituais que recebemos agora são a garantia da salvação total e da revelação plena. 

Ciência e Saúde

26:10-14 O Cristo era o Espírito ao qual Jesus se referiu nas suas próprias declarações: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida"; "Eu e o Pai somos um". Esse Cristo, o caráter divino do homem Jesus, era sua natureza divina, a santidade que o animava.

"Espírito: A substância divina; a Mente; o Princípio divino; tudo o que é bom; Deus; só aquilo que é perfeito, eterno, onipresente, onipotente, infinito." (Ciência e Saúde p. 594:21)
Seção 5

Salmos 75: 1 Graças te rendemos, ó Deus; graças te rendemos, e invocamos o teu nome, e declaramos as tuas maravilhas.

Em vez de invocamos o teu nome, o texto hebraico diz: "O teu nome está perto". Lembrando que o nome era uma forma de indicar a natureza, o caráter de alguém, o Salmista está afirmando que "o caráter de Deus está perto". 


Ciência e Saúde

54:8-13 Mais cedo ou mais tarde todos têm de ancorar-se em Cristo, a verdadeira ideia de Deus. Poder derramar liberalmente em celeiros humanos, vazios ou cheios de pecados, seus tesouros caramente adquiridos, foi a inspiração que sustentou Jesus em seu intenso sacrifício humano.

Ancorar-sefixar-se, estabelecer-se, como um navio que lança a âncora para manter-se firme e não ser levado pela correnteza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário