sábado, 18 de abril de 2015

Lição da Semana: 20 a 26 de Abril, 2015

Tema: Período de experiência após a morte

Leitura alternada

Isaías 25: 7 [O Senhor] Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto sobre todas as nações.

Cobrir o rosto era sinal de luto. A destruição da coberta e do véu simboliza a vitória sobre a morte, não sendo mais necessário o luto. 

Seção 1

Salmos 42: 11 Por que estás abatida, ò minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

A palavra hebraica traduzida como auxílio, significa na realidade "salvação", que é algo muito mais vasto e completo do que um mero auxílio.

Salmos 36: 9 Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.

Manancial: que jorra, emana incessantemente.

Um comentarista bíblico ressalta que a luz que vem de Deus funciona tal como uma lanterna, ou seja, a luz de Deus ilumina e nos mostra exatamente aqui que precisamos.

Salmos 23

Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como o êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bênçãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida. 

Ciência e Saúde

428: 23 (...) A evidência da imortalidade do homem se tornará mais perceptível à medida que as crenças materiais forem abandonadas e os fatos imortais quanto ao existir forem admitidos.

Admitir: reconhecer, ter algo como incontestável.


Seção 2

1 Reis 3:5 Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.

Como ainda não havia sido construído o templo de Jerusalém, os israelitas adoravam a Deus e faziam os sacrifícios em diversos lugares altos. Gibeão era o mais alto dos lugares de adoração e Salomão foi lá orar e oferecer sacrifícios a Deus. Um comentarista faz notar que, se Salomão teve esse sonho, foi provavelmente porque era sobre isso que ele havia orado durante o dia, portanto sua escolha fora consciente e já havia sido feita antes de dormir. O sonho apenas confirmou para ele a resposta de Deus. 



Seção 3

João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

A expressão traduzida como que te conheçam a ti, no original grego, tem um sentido bastante amplo, e que significa: "saber", "reconhecer", "perseverar neste conhecimento". Por isso, podemos entender este versículo como "E a vida eterna é esta: que saibemos, reconhecemos a único Deus e verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Deus enviou. 


Seção 4

Lucas 24: 10 ...Maria Madelena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. 


Joana, que aqui é mencionada, já havia sido citada em Lucas 8:3, ela era mulher de Cuza, procurador de Herodes na Galileia. Ela e Maria Madalena são indicadas como tendo sido curadas por Jesus de "enfermidades e espíritos imundos"; elas e outras mulheres tornaram-se, após suas curas, seguidoras de Jesus, servindo a ele e aos discípulos. Sabe-se que as três mulheres aqui mencionadas, juntamente com tantas outras, estavam presentes, testemunharam a crucificação de Jesus e foram, no domingo seguinte, à tumba  com óleos e especiarias para embalsamarem o corpo de Jesus, porém ao chegarem lá encontraram a pedra removida e nenhum corpo dentro. O que as mulheres relataram foi amplamente desacreditado até que Jesus apareceu aos discípulos e provou que as mulheres estavam certas - naquela época, as mulheres, assim como os escravos e menores de idade não serviam para serem testemunhas de nada. A rapidez com que as mulheres compreenderam a ressurreição de Jesus é contrastante com a demora dos apóstolos em entenderem o que tinha acontecido.

Lucas 24:27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. 

Antes de ir para Emaús, Jesus comprovou seu messiado de duas maneiras: por meio de suas curas e por meio da sua ressurreição (e depois, sua ascensão). Porém, Jesus percebeu que seus seguidores precisavam compreender uma coisa a mais antes deles continuarem o trabalho da cura cristã: eles precisam entender o lugar de Jesus na profecia bíblica. Por isso, "começando por Moisés" Jesus revela aos dois discípulos no caminho a Emaús que ele fazia parte do plano de Deus. 



Seção 5

Coloss. 3:2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.

O original aqui traduzido como pensar tem um significado mais vasto, não se referindo exclusivamente à atividade do intelecto mas abrangendo também o sentimento, a vontade. refere-se portanto ao impulso de buscar, refere-se àquilo que se tem como motivação. Por isso, algumas versões dizem, em vez de "pensai": "Colocai vossos afetos" (inglês); "Ponde o alvo" (espanhol); "Tende o ânimo" (italiano).

Seção 6

Hebreus 12: 1, 2 ...desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo cado da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 

O termo traduzido como Autor pode ter diversos significados: "o que inicia"; "o que vai à frente, dando o exemplo"; "o que proporciona oportunidade". Diversos comentários ao explicarem a expressão Consumador da fé, dizem: "o que deu o exemplo máximo de fé"; "o que elevou a fé ao máximo da perfeição".

Ignomínia: grande desonra infligida por um julgamento público







Um comentário:

  1. Uma mudança importante que aparece na revisão da tradução de Ciência e Saúde, é a palavra delusão, que antes não aparecia, que está na segunda seção da lição, p. 328:
    Esses erros não são realmente destruídos dessa maneira, e portanto, ficam presos aos mortais, até estes alcançarem, aqui ou no além, a verdadeira compreensão de Deus na Ciência que destrói as delusões humanas ...
    O dicionário Houaiss assim define delusão:
    1 ilusão afetiva, sensitiva ou intelectual; engano, delírio
    perturbação sensitiva grave (p.ex., uma alucinação)
    2. delírio crônico, avesso à razão ou ao confronto com a realidade

    Diferente de ilusão, que é definido como erro de percepção ou de entendimento; engano dos sentidos ou da mente; interpretação errônea

    ResponderExcluir