domingo, 12 de julho de 2015

Lição da semana: 13 a 19 de julho. 2015

Tema: A Vida


Texto áureo 

Apocalipse 22: 17 - Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

Vários lugares onde os israelitas estavam eram áridos, ou seja, faltava água. Pastores e fazendeiros sentiam o peso do suprimento escasso. A água era algo a ser procurado, havia esforço em consegui-la, e, por isso, era muito apreciada. Com isso, a Bíblia usa a água como símbolo para riqueza e abundância, isso era bem claro tanto para o autor como para o leitor na época em que o livro Apocalipse foi escrito.

Além do mais, a água também era associada à benevolência, à vida e à cura que vêm de Deus. Este versículo aponta ainda para outro aspecto a respeito de Deus - que a Sua benevolência e amor estão disponíveis a todos livremente. O autor de Apocalipse aponta para isto já no versículo 21:6. E mesmo assim, muito tempo antes, o autor de Isaías já havia dito isto em Isaías 55:1. É por isso que muitos comentaristas bíblicos dizem que este versículo de Apocalipse foi escrito para relembrar seus leitores do trecho em Isaías, para isso lembrarem da abundância divina do bem através dos séculos.

Por toda a lição o tema abundância de água é muito abordado. No Monitor de 22 de junho há uma reportagem muito interessante sobre seca e água, bem apropriada à situação que alguns países, estão passando inclusive o Brasil. Para ler, em inglês, clique aqui.

Leitura alternada



Êxodo 15:22 - Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur, caminharam três dias no deserto e não acharam água.

Na lição da semana passada havia o trecho de 1 Coríntios 10:1-4, e agora, está explicado onde foi o mar e o deserto em que o povo israelita foi batizado.

Êxodo 15: 23-25 Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?  Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou,

A palavra Mara, em hebraico, significa amargo. Por isso, não puderam beber a água da região, já que eram amargas. 

Por seu original hebraico, a frase traduzida como "o Senhor lhe mostrou uma árvore" pode ser traduzida como o Senhor o ensinou a árvore. Ou seja, não é uma fórmula, mas sim uma maneira de como resolver a situação. Por isso, este texto, ao leitor hebraico, mostra que Deus ensina Suas leis, e mostra como Moisés as obedeceu sem exitar.

Salmos 36:8 Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber.

Lemos em um comentário bíblico que a primeira frase desse versículo faz referência à abundância de bênçãos decorrentes de nossa comunhão com Deus. A segunda parte faz alusão à afluência constante do bem que flui para nós como se fosse uma torrente, ou seja, como uma abundância, grande quantidade de coisa que jorra.


Seção 1

Jó 33: 4 O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

O original hebraico não diz sopro, diz "folego, respiração". Essa distinção é importante, porque sopro dá a ideia de uma ação em que alguém de um lado sopra a vida para outro ser separado dele, como na criação material do segundo capítulo do Gênesis. No entanto, o livro de Jó diz no original "folego ou respiração", indicando uma ação automática, natural, que nos atinge porque estamos unidos ao Ser que respira. Nós temos vida porque Ele respira.

Isaías 44: 3 Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;

A terra seca do Sinai, onde os filhos de Israel andaram por 40 anos, não tem chuva durante oito meses ao ano, e quando chove, cai cerca de 5 cm de chuva ao ano. A maior parte da água disponível vem de poços ou dos poucos oásis que existem. As sementes que desta região podem ficar dormentes por anos, algumas até por 50 anos. Quando há chuva suficiente, elas germinam.


Seção 2

Isaías 40:11 Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

Os hebreus eram um povo de pastores e, para se fazer entender, o profeta usa imagens bem conhecidas de quem lida com ovelhas. As fêmeas que tinham filhotes para amamentar não podiam seguir um ritmo apressado, pois deviam deter-se frequentemente para alimentar os pequenos, por isso o pastor tinha de guia-las mansamente. Caso fosse necessário andar mais depressa, ou se o terreno fosse particularmente difícil, o pastor carregava em seus braços os cordeirinhos menores.


Seção 3

2 Reis 5: 12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.

Os rios Abana e Farfar eram rios de águas límpidas, ao passo que o rio Jordão era lamacento. Além disso, na reação de Naamã está claro o orgulho nacional; afinal, nessa época, a Síria era mais poderosa do que Israel. Ele estava se sentindo humilhado, por ter Eliseu simplesmente mandado um mensageiro falar com ele, em vez de atende-lo pessoalmente. Para um homem de sua posição e importância política fora, sem dúvida, um desrespeito. 

Seção 4

João 4:9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

Nessa conversa com a mulher samaritana, fica claro que Jesus não era influenciado por preconceitos de raça, religião e sexo, mas valorizava um coração receptivo, onde quer que o encontrasse. 

João 4: 10  Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Água viva é uma forma de dizer "água fresca da fonte", em contraposição à água de poço ou de cisterna, que era água parada, menos límpida. Outra distinção era que a água de cisternas ou de poços muitas vezes se esgotavam, pela falta de chuvas, ao passo que as fontes têm um caráter perene, inesgotável. 

João 4: 28, 29 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!

Um comentarista bíblico faz notar que Jesus manteve com a mulher uma conversa de caráter profundamente teológico. Ao deixar o cântaro e ir à cidade e falar de Jesus aos homens, a mulher demonstrou que estava à altura de qualquer outro discípulo do Mestre, como André, Filipe e os demais. 


Seção 5

Mateus 18: 14 ... não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.

É interessante notar que o verbo traduzido como perecer possui, no seu original, o sentido de "perder-se" ou "abandonar", por isso um comentarista diz que, uma possível tradução para este versículo, pode ser: "não é da vontade de vosso Pai celeste que nenhum só de Seus filhos o abandone". Com isso, vemos que Deus está sempre nos amando e é nossa escolha a Ele servir. 

Seção 6

Jeremias 17: 7 Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.

A expressão Bendito o homem significa "aquele que vive em contínua obediência a Deus, e nEle confia inteiramente". 


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