domingo, 5 de julho de 2015

Lição da semana: 06 a 12 de julho, 2015

Tema: O Sacramento
 
Texto áureo

Romanos 14:7 - ... o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Aqui, Paulo escreve sobre as estritas regras de alimentação que os judeus seguiam. Paulo diz claramente que o reino de Deus independe dessas imposições, mas sim da maneira como pensamos e agimos.

Leitura alternada

Mateus 20: 22 Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber e ser batizado com o batismo com que sou batizado? Responderam-lhe: Podemos.

Antes de João Batista, o batismo era visto como um ritual de purificação. No livro de Levíticos é possível ler as regras para o batismo. O conceito de batismo que João trouxe é o de uma reforma moral. 

Seção 1

Salmos 96: 9 Adorai o Senhor na beleza da sua santidade.

A palavra traduzida como beleza, no seu original hebraico, tem um sentido de "aquilo que comprovamos no nosso viver", ou seja, para adorar, ou servir, a Deus corretamente, precisamos por começar a ver Sua presença no nosso dia-a-dia. 

1 Cor. 10-4 irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

É interessante notar que Paulo, ao escrever uma carta aos Coríntios, estava escrevendo para um povo que, na sua maioria, não era judeu. Porém, Paulo os inclui nas bençãos recebidas ao utilizar a expressão nossos pais
Neste trecho, também podemos ver como Paulo nos dá um significado espiritual sobre a saída do povo judeu, sob o comando de Moisés, do Egito; já que ele relaciona a nuvem que guiou os filhos de Israel (Êxodo 13:21) e a passagem pelo Mar Vermelho (Êxodo 14:21,22) a uma forma de batismo. O maná que o povo comia (Êxodo 16:11-14) e a água que vinha de uma rocha (Êxodo 17:5,6) eram seus alimentos e a bebida espiritual. Por fim, Paulo faz uma referência à pedra que os seguia como Cristo, trazendo, assim, a presença do Cristo como algo sempre presente e acessível a todos. 

1 Cor, 5: 6-8 Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.

É importante notar que a palavra traduzida como fermento, no seu original grego, possui dois significados amplamente utilizados em sua época, um sendo realmente fermento, utilizado pela culinária, e também, o de "influência", ou seja, "aquilo que nos leva a agir". Por isso, aqui, Paulo se utiliza de uma palavra com sentido duplo, na sua época, para dar nos dar uma lição. Se aquilo que está nos motivando é velho e não está dando fruto, precisamos trocar nosso motivos por mais elevados. E só assim, veremos os frutos. 
 
Ciência e Saúde
140: 21 "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade".

Este trecho foi retirado de João 4:23.

35: 21 (...) Nosso cálice é a cruz. (...)

É interessante notar que a palavra cálice, aqui utilizada, é uma referência bíblica; e na Bíblia era uada para dizer "a parte que me cabe" e não tinha uma conotação negativa ou positiva. É usada tanto para designar felicidade como sacrifício.

241: 19 (...) "Se me amais, guardareis os meus mandamentos". 

Este trecho é de João 14:15.
 
Seção 2

Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

O verbo traduzido como criar tem, no seu original hebraico, o sentido de "trazer à tona algo que já é meu". 
 
Ciência e Saúde
241:27-4 (...) É "mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulhar", do que entrarem crenças pecaminosa no reino dos céus, a harmonia eterna. (...)

A citação aqui presente aparece 3 vezes nos evangelhos, Mateus 19:24; Marcos 10:25 e Lucas 18:25.

Seção 3

João 6: 29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.

Para os judeus, as obras de Deus consistiam em ações beneméritas, visando a alcançar o favor divino. Jesus, no entanto, não lhes dá uma lista de coisas a fazer, mas antes lhes indica que devem buscar um estado mental, o de crer naquele que foi enviado por Deus. Logicamente, esse estado mental levará a ações que estão de acordo com a obra de Deus. 

Mateus 26: 17 No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?

As casa, em Jerusalém, não eram consideradas particulares e não havia pagamento de aluguéis. Os habitantes apenas tinham a posse e o uso da casa. Por ocasião das festas religiosas, como a Páscoa, quando muitos forasteiros vinham à cidade, as casas ficavam à disposição de quem necessitasse. Como, por tradição, era sacrificado um cordeiro para a celebração, a pele do animal era dada em recompensa ao morador da casa. 

Mateus 26:26, 27 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; 

Partir o pão, abençoá-lo, passar o cálice, etc. eram atos que faziam parte do ritual judaico da Páscoa. Jesus não introduziu aí nenhuma novidade. O valor desse trecho dos Evangelhos está nas palavras de Jesus e não no cerimonial.


Seção 4

Salmos 143: 10 Ensinam-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus.

É interessante notar que o verbo traduzido como ensinar, no seu original hebraico, possui muitos significados, entre eles o de "instruir" e também o de "exercitar em mim". 

Marcos 14: 26 Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

O hino que cantaram, de acordo com um comentarista bíblico,consistia dos Salmos 113 a 118.

Marcos 14: 36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.

Aba é a palavra em aramaico para pai.


Ciência e Saúde
33:31 (...) Por que então atribuir essa inspiração a um rito morto, em vez de mostrar, como expulsar o erro e tornar o corpo "santo e agradável a Deus", que a Verdade veio à compreensão?

O trecho aqui citado foi retirado de Romanos 12:1.


Seção 5

Atos 3: 26 Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades. 

A palavra traduzida como abençoar possui muitos significados, entre eles o de "os benefícios concedido por Deus a todos".

João 21: 6 Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, ão grande era a quantidade de peixes.

No site jsh.christianscience.com há vários artigos sobre como este versículo ajudou pessoas, vejam alguns aqui:

O desenvolvimento das ideias divinas

O suprimento brota dentro do pensamento

Não há inflação na Mente

Cura de relacionamento entre mãe e filho

Seção 6

Atos 1:1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.

O primeiro livro aqui mencionado é o Evangelho de Lucas, também escrito ao mesmo Teófilo (ver Lucas 1:3), pelo mesmo autor do livro de Atos.

Atos 5: 16 Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundo, e todos eram curados.

É interessante notar que a palavra espírito significa "vento", porém, especificamente neste caso possui também a acepção de "a maneira como alguém sente e pensa". E a palavra imundo aqui significa "misturado", por isso um comentarista bíblico diz que é possível entender esse versículo que os apóstolos curavam as pessoas ao ajudá-las a verem que a maneira como pensavam estava misturada com conceitos materiais; ou seja, eles purificavam o modo como as pessoas pensavam. 

Ciência e Saúde

31: 15-22 É o Cristo vivo, a Verdade posta em prática, que faz de Jesus "a ressurreição e a vida" para todos os que o seguem em seus atos.(...)

A citação feita aqui é de João 11:25


Nenhum comentário:

Postar um comentário