domingo, 25 de outubro de 2015

Lição da Semana: 26 de outubro a 1º de novembro, 2015

Tema: O castigo eterno

Seção 1

Salmos 91: 2 de eternidade a eternidade, tu és Deus.

A palavra hebraica eternidade pode significar "há muito tempo", "muito tempo" ou "um tempo futuro"; por isso algumas traduções mais modernas escrevem "desde o começo até ao fim, tu és Deus".

Salmos 139: 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos,

O verbo provar tem o sentido de "examinar", "verificar".


Seção 2

Hebreus 12:12 Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos 

As expressões mãos descaídas e joelhos trôpegos não se referem a nenhuma condição física, mas sim a uma atitude mental. Ou seja, Paulo está alertando que o povo não estava fazendo seu trabalho, orando, como deveria. Paulo, aqui, os incita a ficarem alerta para curarem. 


Seção 3

Romanos 6:17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

Forma de doutrina no original grego, é, mais exatamente, "padrão de ensino" ou "modelo de ensino", ou seja, o ensinamento de Cristo Jesus estabeleceu um padrão de ensino.

João 1: 17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Os comentaristas bíblicos ressaltam a importante distinção que há entre os dois verbos aqui utilizados. O primeiro verbo usado,  dar, tem um sentido de "fornecer", "transmitir"; já o verbo vir, no original, significa "exisitir", "aparecer". Um comentarista escreve o seguinte  sobre esse versículo "A lei foi conhecida por meio de Moisés, porém a existência da graça e da verdade aparecem por meio do Cristo. 

João 8: 4, 5 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em adultério, e na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?

Sem dúvida, os escribas e fariseus trouzeram esse caso a Jesus não porque estavam em dúvida, mas sim para colocá-lo em embaraço e desacreditá-lo. Se não concordasse com o castigo, poderiam dizer que ele desrespeitava a lei de Moisés, o que era ofensa grave para um judeu. Se concordasse com o apedrejamento, teria problemas com os romanos, que não toleravam que as sentenças de morte fossem executadas sem a permissão do seu tribunal. 


Seção 4

Isaías 107: 1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.

A palavra hebraica muitas vezes traduzida como misericórdia é muito rica em significado. Os estudiosos dizem que ela qualifica o relacionamento especial de Deus com Seus filhos, um relacionamento caracterizado por um amor constante, imutável, fiel, cheio de ternura e cuidados. Tudo isso é que está incluído nessa palavra. 


Seção 5

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Este versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim, significa mais exatamente "futuro", "posteridade", "porvir".

Romanos 12: 1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 

A palavra sacrifício não tinha, originalmente, o sentido de sofrimento, que hoje tem. É, em realidade, a contração de duas palavras latinas, "sacro" (sagrado) e "ofício" (trabalho, serviço, função). Significava, portanto, "trabalho sagrado". Passou mais tarde a designar a "oferta feita a Deus". Além disso, a palavra traduzida como culto, no original significa "serviço prestrado". Por isso, um comentarista diz: "Paulo afirma que a melhor oferta, o melhor serviço que o homem pode prestrar a Deus, é viver inteligentemente, de acordo com a Sua vontade". 


Seção 6

Deuter. 33: 27 O Deus terno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos.

Aqui fica claro a proteção divina, o termo habitação mostra a estabilidade e a constância da presença de Deus.




segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lição da Semana: 19 a 25 de outubro, 2015

Tema: Período de experiência após a morte


Seção 1

Filipenses 2:12 ... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

No original grego, a palavra traduzida como temor significa "reverência", e tremor indica o estado mental de quem, humildemente, se esforça ao máximo para realizar uma tarefa. Em suas cartas, Paulo utiliza diversas vezes a expressão "com temor e tremor" para recomendar um estado mental de humildade e dedicação.

Filip. 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo sua boa vontade. 

A expressão quem efetua, no original grego, significa "uma ação que parte de um ponto e terminar em um ponto mais elevado".


Seção 2

Prov. 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

De acordo com um comentarista bíblico, este versículo mostra que o caminho que ao homem parece direito é aquele que não tem Deus como ponto de partida. 

1 Reis 19: 1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.

Os profetas que Elias matara eram os 450 sacerdotes do culto a Baal, não eram profetas de Jeová, Deus de Israel. O culto a Baal havia sido introduzido pela rainha estrangeira, Jezabel e fora praticamente imposto ao povo de Israel. 

1 Reis 19:2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.

É interessante notar que a rainha mandou avisar Elias de suas intenções de matá-lo, em vez de simplesmente mandar guardas para prendê-lo. Podemos deduzir, então, que ela não tinha autoridade para tal, ou talvez temesse a reação do povo. 

1 Reis 19:8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

O monte Horebe é o mesmo que monte Sinai. Ficava a mais ou menos 300 quilômetros de onde o profeta Elias estava, portanto os quarenta dias e quarenta noites de caminhada são apenas simbólicos, indicando uma jornada espiritual, talvez em paralelo com a experiência de Moisés, que ficara quarenta dias no monte Sinai. 

Apoc. 21:7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. 

O vencedor é todo aquele que supera o senso material e, consequentemente, herdará as qualidades de Cristo e assim será reconhecido como filho de Deus. 


Seção 3

Salmos 23: 1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como no êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bençãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida.

Salmos 23: 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Os pastores de ovelhas usavam o bordão para se apoiar ao caminhar e para dar toques leves no lombo de alguma ovelha que por acaso estiver se desviando, de maneira, que ela perceba e volte ao caminho certo. Não é usado para castigar. 

Daniel 12:3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

Assim como o livro de Apocalipse, a segunda parte do livro de Daniel foi uma revelação, ou seja, um vislumbre divino que vem ao indivíduo no qual o mundo material é destruído pela revelação da realidade espiritual. 


Seção 4

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

O termo geralmente traduzido como justiça, na Bíblia, significa "conformidade com a vontade de Deus, em pensamentos, palavras e ações"; tem a implicação de ser aceito e aprovado por Deus. 

Mateus 5: 44 ... amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

Um comentarista dá a seguinte interpretação desse texto: "Fazei com que vossos inimigos tragam à tona o que há de melhor em vós, não o que há de pior. Quando alguém vos prejudicar, respondei com as energias da oração, pois aí vós estareis agindo de acordo com a vossa natureza verdadeira, a vossa natureza criada por Deus". 

Mateus 5: 48 Portanto,  sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

O qualificativo traduzido como perfeito, é uma palavra grega que tem, como raiz, o substantivo "propósito", "alvo". Portanto, o sentido de perfeito no Novo Testamento, seria: "aquele que está de acordo com a finalidade para a qual foi criado e a cumpre". 

1 Cor. 15:51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Em suas epístolas, Paulo se refere diversas vezes a mistérios, mas um comentarista bíblico explica que essa palavra se refere a verdades absolutas que parecem misteriosas simplesmente porque não poderiam ser descobertas pelo raciocínio humano nem por este compreendidas. 

1 Cor. 15: 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.

O trecho a palavra que está escrita se refere a Isaías 25:8 "Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor o disse".
Seção 5

Isaías 9: 2 O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.

Em teoria, o profeta estava prevendo um acontecimento no futuro, mas usa o tempo passado, como a indicar que a profecia há havia se cumprido. Esse mesmo estilo é usado com frequência nos escritos proféticos. 


Seção 6

Filipenses 1: 6 ... aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

O Dia de Cristo Jesus é uma referência à volta de Cristo, que seria o acontecimento final da história humana. Esse "dia" é mencionado praticamente em todas as epístolas, de várias maneiras, mas sempre como sendo um acontecimento muito próximos. 




domingo, 11 de outubro de 2015

Lição da Semana: 12 a 18 de outubro, 2015

Tema: A doutrina da reconciliação

Texto áureo1 Cor. 8: 6 ... há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

É interessante notar que a frase para quem existimos, no original, significa "um, uno, completamente ligado", por isso podemos ler essa primeira parte do versículo como "há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e com quem somos um". 
Seção 1

Deuter. 32:2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.

Esses versículos fazem parte do "Cântico de Moisés", ou seja, suas palavras finais aos israelitas que se preparavam para entrar na terra prometida por Deus. As imagens do orvalho, chuvisco, relva e gotas de água contrastavam com a realidade do deserto no qual o povo havia permanecido por muitos anos. Moisés encoraja o povo a estar sempre alerta para o amor e o perdão divino. 
Também é interessante pensarmos na imagem do orvalho que é algo contínuo, acontece diariamente, ou seja, a promessa divina é algo que não falha nunca, basta sintonizarmos nosso ouvido com Ele para ouvirmos o que Deus tem preparado para nós.

Deuter. 32:3 Porque proclamarei o nome do Senhor. Engradecei o nosso Deus. 

Moisés diz aqui que irá proclamar o nome do Senhor, ou seja, Seu caráter, pois o nome expressava o caráter. O verbo engrandecer tem o sentido de "atribuir maior valor", ou seja, devemos atribuir a Deus mais valor do que ao restante. 

Êxodo 25: 2 Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. 
E
João 4: 23 vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 

É interessante notar a contraposição que existe entre esses dois versículos. A oferta mencionada em Êxodo era de fato algo físico, mas como ressaltada no próprio versículo tinha que ser feita espontaneamente, com o coração desejoso e fervoroso e não por obrigação. O versículo de João, nos mostra a evolução pela qual o povo passou, já não era mais necessário ter algum objeto para mostrar a devoção a Deus, mas isso era comprovado por meio de uma atitude mental que se refletia na maneira de agir de acordo com Deus. 

Êxodo 29: 37 Sete dias farás expiação pelo altar e o consagrarás; e o altar será santíssimo. 

O termo expiar significa "reconciliar-se", ou seja, nós nos colocarmos de acordo com Deus. E o fato dos sete dias mostra que é diariamente que devemos buscar agir de acordo com Deus em todos os momentos. 
Seção 2

João 7: 15 Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?

Por letras os judeus entendiam os estudos rabínicos dos livros sagrados e sem ter estudado significava "sem ser discípulo de um grande doutor de lei, conhecido por todos". 

Mateus 6: 6 ... quando orares, entra no teu quarto  e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A palavra quarto que foi utilizada aqui, significa na verdade, "dispensa", ou seja, o lugar onde encontramos o suprimento. O fato de fecharmos a porta é para não nos deixarmos ser influenciados pelo senso material. 
Seção 3

Marcos 1: 22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Os escribas haviam desenvolvido diversas interpretações das Escrituras com base na tradição, ensinada de professor a alunos por várias gerações. Eles só repetiam o que haviam ouvido. Jesus falava o que sabia por experiência espiritual própria. A diferença não estava apenas no estilo e na oratória, mas na experiência pessoal e nas demonstrações práticas daquilo que ensinava. 

Marcos 12: 28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?

O escriba levantou uma questão que era debatida entre as autoridades e justamente acabara de dar uma boa resposta aos saduceus. Jesus respondeu com base no que já estava escrito. Os dois grandes mandamentos já estavam no Antigo Testamento: Deuter. 6: 45 e Levítico 19:18.

Seção 4

Lucas 6: 7 Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.

Havia o Mandamento bíblico de santificar o dia do sábado e de não trabalhar nesse dia. Através dos tempos, porém, haviam se acumulado uma infinidade de regras específicas e detalhadas sobre o que se podia ou não fazer no sábado: não se podia acender o fogo, nem andar mais do que uma determinada distância, e não se podia cuidar de doentes, a não ser que fosse uma questão de vida ou morte. 

1 Tim. 2: 5 ...há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem

O mediador era uma figura que incluía a ideia de "quem assegura que os termos da aliança seriam cumpridos". Por isso, aqui é mencionado o nome de Jesus, homem, pois ele demonstrou mais completamente a natureza do Cristo, ou seja, essa natureza que é o nosso mediador.
  
Seção 5

2 Cor. 5: 18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

No original grego, a palavra ministério significa "serviço" no sentido de "servir, oferecer, ministrar, dar". Assim, sendo, ter o ministério da reconciliação implica em estar encarregado de oferecer, servir aos outros a reconciliação, que é a mensagem central do Evangelho. 
   
Seção 6

Gálatas 2: 19 ... Estou crucificado com Cristo;
O verbo aqui traduzido como crucificado, no original grego, tem um sentido de "separação com um desfecho divino", ou seja, é o ato de nos separarmos dos nossos conceitos humanos, errôneos e limitados e vermos a realidade divina que esta presente sempre. 

Efésios 4: 7 E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

A palavra traduzida como graça é, no original grego, caris que indica "aquilo que satisfaz nas maneiras e nos atos, especificamente a influência divina no coração e seu reflexo na vida", indica também dom, benefício, gratidão. Da mesma raiz, vem as palavras "caridade", "eucaristia", "carisma". 

Sugestão de Leitura: ao longo da lição lemos sobre a importância do nosso relacionamento com Deus, para ler um artigo sobre este tema e como a pessoa orou a esse respeito, clique aqui.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Lição da semana: a de outubro, 2015

Tema: São reais, o pecado, a doença e a morte?


Seção 1

Salmos 145: 9 O senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.

A expressão ternas misericórdias é a tradução de uma palavra derivada de "ventre" e indica o amor da mãe pelo fruto de seu ventre. 

Naum 1: 9 Que pensais vós contra o Senhor?


Na época em que Naum proferiu estas palavras, Judá estava sob o ataque da Assíria. Os habitantes de Nínive, capital da Assíria, desfrutaram da misericórdia divina depois que se arrependeram de seus pecados na época em que o profeta Jonas foi até eles, há mais ou menos 100 anos. Entretanto, o povo estava se esquecendo disso e voltando aos seus caminhos antigos, e Naum foi enviado para alertá-los. Com estas palavras: ”Que pensais vós contra o Senhor?”

o profeta está advertindo-os da futilidade de se pensar que é possível ir contra os planos de Deus.

Deut. 4: 39 Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.

É interessante notar que o verbo traduzido como refletir, no original, significa "colocar aquilo que compreendes, em prática".


Seção 2

Malaq. 3:11 repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

O devorador é o gafanhoto que, vindo aos milhares, devorava as plantações. 

Êxodo 1: 8-10, 15-20


Na Bíblia, o fato de ser atribuído um nome é algo muito importante, demonstra a natureza, o caráter da pessoa. No trecho que aqui lemos, há um novo rei, cujo nome não é mencionado e nem o título de faraó lhe é atribuído, entretanto somente o nome das parteiras é mencionado. Sifrá é uma palavra cuja origem é "justo ou beleza" e Puá, significa “esplendor". As parteiras obedeceram a Deus e não ao rei e Deus as recompensou pela lealdade.

É interessante notar que o papel das mulheres em assegurar a continuidade do povo de Israel continua nos capítulos seguintes do livro de Êxodo, quando 3 mulheres asseguraram o nascimento de Moisés - a mãe, a irmã de Moisés e a filha do faraó (Êxodo 2: 1-10).


Seção 3

1 Reis 17: 1 Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Tesbita significa "da aldeia de Tisbé". Acabe era o rei de Israel, que havia permitido, em larga escala, o culto a Baal, por influência de sua esposa, Jezabel. Esta lançou intensa perseguição aos profetas de Jeová.

1 Reis 17: 18 Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho?

A crença hebraica era de que todos os males eram um castigo direto de Deus. A mulher acha que a presença de Elias, profeta de Deus, na casa dela, havia chamado a atenção de Deus para ela e o havia lembrado de um pecado dela que ainda não fora castigado. 

Dica de leitura: o capítulo 17 de 1Reis contém 3 provas da supremacia de Deus: quando os corvos alimentaram Elias, quando ele multiplicou o óleo da viúva e, no momento relatado aqui na lição, a cura do filho da mulher de Sidom.

Seção 4

Mateus 3: 2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

O original grego do termo arrepender-se significa "mudar de ideia, de atitude ou de propósito". Indica a mudança de ponto de vista ou de disposição mental. Não é um mero sentimento de lástima, mas traz em si a ideia de mudança. 

Mateus 3: 3 Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparei o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Este trecho é de Isaías 40:3.


Seção 5

Lucas 4: 28-30

As pessoas da cidade natal de Jesus reagiram de agressivamente às palavras de Jesus por diversos motivos. Primeiro, ele se comparou a grandes profetas, Elias e Eliseu, entretanto perante os olhos da população ele era simplesmente o filho de José. Jesus também os comparou aos israelitas do tempo de Acabe e Jezabel, que adoravam a Baal ao invés de a Deus. E Jesus também afirmou que os gentios também eram dignos de receber a graça divina.

Entretanto, Jesus conseguiu escapar da ira do povo e a expressão passando por entre eles, retirou-se vem  que inclui o significado de "uma ação contínua", esta palavra é normalmente usada para simbolizar a marcha de um exército.


Seção 6

João 15: 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
As falas de Jesus que começam por Eu sou são características do quarto evangelho. Jesus faz muitas afirmações normalmente com imagens do outro testamento: "Eu sou o pão da vida" (6: 35, 41, 51), "Eu sou a luz do mundo" (8:12), "eu sou a porta" (10:7,9), "eu sou o bom pastor" (10: 11, 14), "eu sou o caminho, a verdade e a vida" (14:6).
A videira é um símbolo frequentemente usado no Antigo Testamento, principalmente em Salmos, Isaías, Jeremias e Ezequiel. O discurso de Jesus, relatado nos capítulos 15 e 16 do livro de João, é normalmente tido como proferido durante a última ceia. Jesus utiliza-se da imagem da videira para encorajar e motivar os discípulos. A videira transmite vitalidade e fertilidade por meio dos seus galhos, e era assim que Jesus via a todos como galhos frutíferos do Cristo.