segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lição da Semana: 19 a 25 de outubro, 2015

Tema: Período de experiência após a morte


Seção 1

Filipenses 2:12 ... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

No original grego, a palavra traduzida como temor significa "reverência", e tremor indica o estado mental de quem, humildemente, se esforça ao máximo para realizar uma tarefa. Em suas cartas, Paulo utiliza diversas vezes a expressão "com temor e tremor" para recomendar um estado mental de humildade e dedicação.

Filip. 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo sua boa vontade. 

A expressão quem efetua, no original grego, significa "uma ação que parte de um ponto e terminar em um ponto mais elevado".


Seção 2

Prov. 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

De acordo com um comentarista bíblico, este versículo mostra que o caminho que ao homem parece direito é aquele que não tem Deus como ponto de partida. 

1 Reis 19: 1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.

Os profetas que Elias matara eram os 450 sacerdotes do culto a Baal, não eram profetas de Jeová, Deus de Israel. O culto a Baal havia sido introduzido pela rainha estrangeira, Jezabel e fora praticamente imposto ao povo de Israel. 

1 Reis 19:2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.

É interessante notar que a rainha mandou avisar Elias de suas intenções de matá-lo, em vez de simplesmente mandar guardas para prendê-lo. Podemos deduzir, então, que ela não tinha autoridade para tal, ou talvez temesse a reação do povo. 

1 Reis 19:8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

O monte Horebe é o mesmo que monte Sinai. Ficava a mais ou menos 300 quilômetros de onde o profeta Elias estava, portanto os quarenta dias e quarenta noites de caminhada são apenas simbólicos, indicando uma jornada espiritual, talvez em paralelo com a experiência de Moisés, que ficara quarenta dias no monte Sinai. 

Apoc. 21:7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. 

O vencedor é todo aquele que supera o senso material e, consequentemente, herdará as qualidades de Cristo e assim será reconhecido como filho de Deus. 


Seção 3

Salmos 23: 1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como no êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bençãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida.

Salmos 23: 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Os pastores de ovelhas usavam o bordão para se apoiar ao caminhar e para dar toques leves no lombo de alguma ovelha que por acaso estiver se desviando, de maneira, que ela perceba e volte ao caminho certo. Não é usado para castigar. 

Daniel 12:3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

Assim como o livro de Apocalipse, a segunda parte do livro de Daniel foi uma revelação, ou seja, um vislumbre divino que vem ao indivíduo no qual o mundo material é destruído pela revelação da realidade espiritual. 


Seção 4

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

O termo geralmente traduzido como justiça, na Bíblia, significa "conformidade com a vontade de Deus, em pensamentos, palavras e ações"; tem a implicação de ser aceito e aprovado por Deus. 

Mateus 5: 44 ... amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

Um comentarista dá a seguinte interpretação desse texto: "Fazei com que vossos inimigos tragam à tona o que há de melhor em vós, não o que há de pior. Quando alguém vos prejudicar, respondei com as energias da oração, pois aí vós estareis agindo de acordo com a vossa natureza verdadeira, a vossa natureza criada por Deus". 

Mateus 5: 48 Portanto,  sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

O qualificativo traduzido como perfeito, é uma palavra grega que tem, como raiz, o substantivo "propósito", "alvo". Portanto, o sentido de perfeito no Novo Testamento, seria: "aquele que está de acordo com a finalidade para a qual foi criado e a cumpre". 

1 Cor. 15:51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Em suas epístolas, Paulo se refere diversas vezes a mistérios, mas um comentarista bíblico explica que essa palavra se refere a verdades absolutas que parecem misteriosas simplesmente porque não poderiam ser descobertas pelo raciocínio humano nem por este compreendidas. 

1 Cor. 15: 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.

O trecho a palavra que está escrita se refere a Isaías 25:8 "Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor o disse".
Seção 5

Isaías 9: 2 O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.

Em teoria, o profeta estava prevendo um acontecimento no futuro, mas usa o tempo passado, como a indicar que a profecia há havia se cumprido. Esse mesmo estilo é usado com frequência nos escritos proféticos. 


Seção 6

Filipenses 1: 6 ... aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

O Dia de Cristo Jesus é uma referência à volta de Cristo, que seria o acontecimento final da história humana. Esse "dia" é mencionado praticamente em todas as epístolas, de várias maneiras, mas sempre como sendo um acontecimento muito próximos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário